Todo mundo junto mesmo separado: dicas de como unir o seu time 100% remoto

Olá, me chamo Josiana Farah e sou product marketing manager aqui na Revelo, e quero dividir com vocês como foi liderar minha equipe no meio dessa pandemia. 

Na maioria dos lugares que trabalhei, boa parte do time sempre sonhou em trabalhar na modalidade home office. Eu fazia parte da minoria que só de imaginar passar o dia inteiro sozinha sem conversar ficava deprimida.

Sou daquelas que adora almoçar cada dia com uma pessoa diferente. Percebo quando alguém não está muito bem e convido para um café, e simplesmente adoro happy hours! Então, de repente a quarentena chegou. De um dia para o outro fomos obrigados a trabalhar 100% remotos  e nos proteger dentro de nossas casas e aquela imagem de home office que eu tinha voou para o espaço.

Aqui na Revelo lidamos com a quarentena colocando a saúde em primeiro lugar. Tudo o que for necessário para manter os colaboradores saudáveis e com o bem-estar lá em cima é feito.

Pra esse discurso se tornar realidade, disponibilizaram um app para nos exercitarmos diariamente. Uma das funcionárias é professora de yoga e se prontificou a dar aulas por conference. (fiz hoje e amei! Meu filho até me acompanhou nessa).

Dito tudo isso, resolvi dividir aqui algumas boas práticas da Revelo que experimentei durante essas quase duas semanas, que podem ajudar outras pessoas a manter o time unido nesse período:

Almo Meeting

No time de marketing, cada  pessoa do time pediu um hambúrguer do seu lugar favorito. Todos na mesma hora. As refeições foram chegando em cada casa e ligamos nosso Google Meeting. A regra era não falar de trabalho. Comemos todos juntos e foi uma delícia! 

Aniversariantes 100% remotos

Se está difícil para todos nós, imagina comemorar o aniversário sozinho? Pensando nisso, enviamos um bolo para a casa de um dos nossos colaboradores. Depois nos reunimos para cantar parabéns via conference call! Foi um momento muito especial e inesquecível.

Saúde Emocional na Quarentena

Um dos nossos parceiros é o Zenklub, (uma startup que oferece profissionais de saúde mental e bem-estar por um plataforma de acesso remoto) e neste período conturbado foi disponibilizado várias sessões com profissionais psicólogos, terapeutas e coachings . Então, a dica aqui é simples: a saúde emocional do seu time é fundamental. Em um momento delicado como este a ansiedade aumenta demais e é uma alívio poder contar com isso.

AMA – Ask Me Anything Online

O A.M.A é uma dinâmica semanal, onde o time Revelo se reúne na área comum e pode perguntar qualquer coisa para qualquer pessoa.

Para se adaptar ao momento, agora os colaboradores mandam as suas perguntas por meio de um formulário e os fundadores, líderes e colaboradores respondem as perguntas por vídeo. E para para manter a transparência e proximidade, a dinâmica não é mais semanal e sim, diária.  

Os colaboradores mandam qualquer tipo de dúvida em um formulário e os fundadores e demais líderes gravam vídeos respondendo as perguntas todos os dias. Isso gera um sentimento de proximidade e transparência incrível.

Mas sem dúvida a melhor experiência que essa fase tem proporcionado, é aprender também com nossos erros:

Evitar calls seguidos 

Diferente de uma empresa onde a pessoa pode andar de um lugar ao outro para ir em reuniões e ainda pausar para um café, em home-office se não tivermos alguns minutos entre um call e outro não temos tempo para nada, e daí pinta um sentimento de esgotamento.

Trabalhar sem pausas

Combinar com os líderes de dar algumas pausas, isso salva sua postura e seu cerébro. Eu, por exemplo, paro uns 20 minutos de manhã e uns 20 minutos de tarde para brincar com meu filho. E isso é muito bom.

Lembre-se da janta

Se programe caso precise  cozinhar ou pedir comida. Às vezes não dá tempo de fazer tudo em um curto espaço de tempo.

Sem dúvida aprendi muito com essa fase, porém o ensinamento mais importante é ter empatia e ser solidário. Entender que é um momento delicado, que mexe com a gente mas lembrar sempre: é uma fase e vai passar. Logo, logo o home acaba e fica só o office.

scroll to top