Saiba como avaliar o fit cultural para acertar na contratação

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Selecionamos 7 critérios para ajudar a avaliar quais profissionais possuem o fit cultural em sintonia com a organização. Confira!

Segundo dados recentes da Revelo que reuniu 6 mil ofertas de emprego feitas por meio da plataforma, uma constatação chamou a atenção: 83% das propostas aceitas não foram aquelas de maior salário.

Esses dados indicam que a remuneração não é necessariamente o fator mais importante para os candidatos. Hoje em dia, a cultura da empresa também conta muito na hora de aceitar uma proposta de trabalho.

Já muito reconhecido nas empresas, o fit cultural é um conceito de Recursos Humanos que representa a probabilidade de um profissional se adaptar aos valores, princípios e padrões de comportamentos que compõemuma empresa.

Por isso, ao selecionar candidatos, é essencial que os gestores e recrutadores compreendam profundamente a cultura da empresa para avaliar quais profissionais possuem o fit cultural em sintonia com a organização.

Para te ajudar, selecionamos 7 critérios para avaliar o fit cultural do candidato durante o processo seletivo e acertar na contratação do profissional ideal.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

1. Identificação com os valores

A missão, visão e valores é mais que uma declaração institucional, pois determina quais são os princípios que regem a empresa e todos os seus membros.

Logo, é fundamental que os candidatos se identifiquem com os propósitos da organização e reconheçam seus próprios valores no ambiente de trabalho. 

Os candidatos com comportamentos e valores em sintonia com a organização chegarão naturalmente ao topo da seleção.

2. Integração com a equipe

O fit cultural também avalia se o candidato tem o perfil para se integrar à equipe, de acordo com sua personalidade e forma de se relacionar no trabalho.

Dependendo da empresa, as relações podem ser mais próximas ou mais objetivas, com diferentes níveis de interdependência e modos de trabalhar em equipe. 

3. Adaptação às práticas de trabalho

A adaptação às práticas de trabalho da empresa também é um critério fundamental para garantir o fit cultural do candidato.

Isso inclui a familiaridade com as tecnologias, experiência nas metodologias e facilidade em lidar com os processos da empresa.

Quanto mais próximo for o universo da empresa das vivências do candidato, melhor será a combinação, e maiores as chances de sucesso para ambos.

4. Ritmo de trabalho 

No mercado existem empresas mais estruturadas, com processos padronizados e uma área de atuação mais estável, mas também há empresas que mudam suas práticas de trabalho com mais frequência, onde a dinâmica é muito mais intensa

No momento de escolher um candidato, esse é um dos pontos importantes que o fit cultural é capaz de avaliar, garantindo que o profissional tenha o ritmo certo para acompanhar a equipe.

5. Afinidade com a liderança

Um dos principais critérios do fit cultural é a afinidade com a liderança, tanto do superior imediato, quanto da empresa em geral.

Afinal, existem vários estilos de liderança, com diferentes abordagens em relação à autonomia para tomar decisões, métodos de trabalho e avaliação da equipe. 

Dificilmente um profissional acostumado aos líderes mais modernos se adaptaria a uma liderança mais tradicional e hierárquica, por exemplo. 

6. Situações reais

Ao fazer perguntas baseadas em situações práticas, será possível entender como o candidato se comporta em situações reais. Por outro lado, ao fazer perguntas muito objetivas e diretas, o candidato poderá apresentar uma resposta limitada.

Por exemplo, ao invés de perguntar: Você se considera uma pessoa criativa? Neste caso, você poderia perguntar de outra forma, por exemplo, “Qual foi a última vez que você teve que sair da sua zona de conforto e como foi isso para você?”.

Ao abordar exemplos práticos, será possível avaliar o perfil do candidato com mais informações e até mesmo perceber seu sentimento em relação a determinado assunto.

7. Bate-papo com outros colaboradores

Por fim, outro critério para avaliar o fit cultural dos candidatos é perceber como ele se relaciona com outros colaboradores. Para isso, você poderá pedir para outro colaborador ter um bate-papo rápido com o candidato.

Atualmente, algumas empresas já tem alguns funcionários embaixadores da cultura responsáveis por essa etapa do processo seletivo.

Confira 7 perguntas para avaliar o fit cultural na entrevista

  • Em qual tipo de cultura organizacional você gosta de trabalhar? 
  • Quais são os valores que você valoriza em uma empresa?
  • Qual é o seu ambiente de trabalho ideal?
  • Porque você deseja trabalhar nessa empresa?
  • Quais as melhores práticas de trabalho que você traria de outra empresa? 
  • Você acredita ser capaz de implementar essas práticas em nosso ambiente?
  • Conte-me sobre alguma experiência de trabalho em que sentiu que não se encaixava perfeitamente na cultura da empresa? 

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