Burnout em desenvolvedores: causas, sintomas e como evitar?

É importante ser capaz de reconhecer os sintomas de esgotamento do desenvolvedor e identificar quando o trabalho se torna muito estressante.

É importante ser capaz de reconhecer os sintomas de esgotamento do desenvolvedor e identificar quando o trabalho se torna muito estressante.

O desgaste do engenheiro de software está aumentando à medida que muitas empresas continuam com locais de trabalho parcialmente remotos ou totalmente remotos.

Embora haja muitos benefícios no trabalho remoto, ele também apresenta maiores oportunidades para o desgaste dos funcionários.

Burnout é um problema significativo que tanto os funcionários quanto os empregadores precisam estar cientes.

Os colaboradores devem conhecer as causas e os sintomas do esgotamento do desenvolvedor de software para que possam identificar quando precisam de ajuda.

Os líderes devem criar proativamente um ambiente que evite o esgotamento do programador e apoie os funcionários quando eles mais precisam.

O que é Burnout?

A Organização Mundial da Saúde define o burnout como uma síndrome ou “fenômeno ocupacional” decorrente do estresse no local de trabalho.

Não é tecnicamente uma condição médica, mas sim uma coleção de sintomas que levam a sentimentos negativos sobre o trabalho.

Sintomas de esgotamento do funcionário

Burnout pode assumir muitas formas diferentes e impactar as pessoas de maneiras diferentes.

Suas principais características incluem:

  • Sentimentos de exaustão e fadiga
  • Períodos de baixa motivação e produtividade
  • Emoções negativas ou cínicas sobre o trabalho
  • Para engenheiros de software remotos, esses sentimentos geralmente giram em torno do trabalho de codificação e programação.

O burnout pode ter um impacto significativo na capacidade dos funcionários de realizar o trabalho.

Você pode ver alguns dos seguintes sinais de um funcionário que sofre de burnout:

  • Uma distância mental aumentada do trabalho
  • Perda de foco
  • Procrastinação
  • Uma diminuição no desempenho de trabalho típico
  • Problemas para cumprir prazos
  • Dificuldade em começar de manhã ou em novas tarefas
  • E os efeitos não param no local de trabalho.

O esgotamento dos funcionários também pode causar:

  • Raiva, irritabilidade ou explosões
  • Exaustão emocional
  • Problemas para dormir
  • Sintomas físicos como dores de cabeça ou dores de estômago
  • Pouca motivação para participar de atividades e hobbies fora do trabalho
  • Diminuição de realizações pessoais ou orgulho

Estatísticas de esgotamento

Em 2015, a Deloitte informou que 77% dos funcionários sofreram burnout em seu trabalho atual. 91% dos entrevistados disseram que o estresse e a frustração “impactaram muito” a qualidade de seu trabalho. E impressionantes 83% também viram um impacto negativo em suas vidas pessoais.

De acordo com a mesma pesquisa, 70% dos profissionais não acham que suas empresas fizeram o suficiente para evitar o desgaste dos funcionários.

Avance para maio de 2020: uma pesquisa da Monster relata que mais de 50% dos funcionários que trabalham em casa estavam com sintomas de esgotamento. Apenas dois meses depois, esse número saltou para 69%.

Outro estudo concluído durante a pandemia, este da FlexJobs, descobriu que os trabalhadores têm 3x mais chances de relatar problemas de saúde mental agora em comparação com antes da pandemia.

Além disso, 56% pedem mais flexibilidade durante a jornada de trabalho, enquanto 46% acreditam que dias de saúde mental e mais folgas seriam a melhor maneira de evitar o esgotamento dos funcionários.

Embora a taxa de burnout do engenheiro de software não seja conhecida, a Software Developer Burnout Survey, realizada em 2020, revela sintomas comuns de burnout do engenheiro de software.

80% dos entrevistados identificaram “falta de energia necessária para realizar seu trabalho ou outros projetos de codificação” como um sintoma que experimentaram.

43% relataram sentir-se críticos em relação à ideia de escrever código. A mesma porcentagem indicou que eles sentem uma compulsão por excesso de trabalho devido à sensação de que estão ficando para trás.

Outros sintomas de esgotamento do programador relatados na pesquisa incluíram desinteresse por computadores, falta de interesse em novos projetos e aprendizado e não seguir as práticas recomendadas do desenvolvedor (por exemplo, usar atalhos como não testar corretamente o código).

Curiosamente, 58% dos entrevistados disseram que o esgotamento do desenvolvedor web não é inevitável na indústria de software, o que significa que pode ser evitado.

Para causas, eles apontam para fatores externos, como gestão e cultura do local de trabalho, bem como fatores internos, como falta de apoio e crenças sobre não ser bom o suficiente.

Por que o trabalho remoto pode causar burnout?

Trabalhadores remotos podem ser particularmente suscetíveis ao esgotamento. Muitas das razões por trás disso envolvem pessoas e processos:

Expectativas pouco claras. Os trabalhadores remotos não têm tantas oportunidades de fazer perguntas ou entender o contexto de uma situação. A incerteza sobre as tarefas ou o desempenho pode deixar os funcionários estressados ​​e ansiosos.

Borrão entre trabalho e casa. Funcionários em casa não podem se afastar do escritório quando as coisas ficam sobrecarregadas. Muitos trabalhadores remotos sentem a necessidade de estar “sempre ligados” e acessíveis, o que leva a longas horas.

Não há comunicação suficiente. Os funcionários precisam de comunicação formal e informal para se sentirem confortáveis ​​e felizes em seu trabalho.

Se eles não têm reuniões regulares 1:1 com seus gerentes ou não têm tempo para conversar com colegas de trabalho, podem se sentir isolados ou sem conexão com a empresa.

Fadiga de decisão. De muitas maneiras, os funcionários remotos precisam agir como seus próprios chefes. Eles são responsáveis ​​por motivar a si mesmos e muitas vezes precisam tomar muitas decisões por conta própria. Isso pode fazer com que eles se sintam sobrecarregados ou apáticos, especialmente se ainda não estiverem confiantes em seu papel.

Microgerenciamento. Às vezes, os trabalhadores remotos precisam lidar com o oposto da fadiga de decisão: microgerenciamento. Os empregadores, especialmente os novos no trabalho remoto, podem tentar exercer muito controle sobre a agenda e as tarefas de um funcionário remoto.

Projetos monótonos. A fadiga do desenvolvedor ocorre quando os engenheiros de software se cansam de programar. A codificação é um trabalho árduo e o cérebro só pode lidar com isso por algumas horas de cada vez.

Se os gerentes não tiverem o cuidado de atribuir uma variedade de trabalhos interessantes a seus funcionários remotos, eles poderão criar um ambiente que cause esgotamento.

Outras causas de Burnout

Burnout pode afetar qualquer funcionário. Alguns fatores, como os listados abaixo, podem causar burnout em trabalhadores presenciais e remotos.

Pressão de prazos. Se um ambiente de trabalho for muito acelerado e estressante, nenhum funcionário poderá trabalhar por muito tempo sem sofrer desgaste.

Local de trabalho desorganizado e caótico. Os funcionários ficam confusos sobre em qual tarefa devem trabalhar? Eles sabem a quem recorrer para tirar dúvidas? Burnout é incrivelmente comum em um ambiente de trabalho que deixa os funcionários se sentindo inseguros.

Valores desalinhados. Se um funcionário não se identifica com seu trabalho ou com a empresa para a qual trabalha, é improvável que ache seu trabalho significativo o suficiente para evitar o esgotamento.

Não tirar férias. Todo mundo precisa de uma pausa. Os funcionários que se sentem pressionados a estar no escritório todos os dias ficarão esgotados se não descansarem o que precisam.

Gestores não técnicos. Um engenheiro de software esgotado geralmente é causado por um gerente que não entende todas as implicações técnicas do trabalho. Se as expectativas não forem realistas, um funcionário entregará um trabalho de baixa qualidade, perderá prazos ou trabalhará mais horas – tudo isso levará ao estresse e ao esgotamento.
Cultura da empresa ou indústria. Algumas organizações promovem e celebram longas jornadas de trabalho e sempre com 110%. A indústria de software não é exceção, o que pode ter um impacto negativo nos indivíduos.

Como lidar com o esgotamento ao trabalhar em casa

Você está lidando com o esgotamento do desenvolvedor ou a exaustão da programação?

Experimente estas estratégias que podem prevenir o esgotamento ou te ajudar a lidar:

Estabeleça limites, tanto físicos quanto mentais. Estabeleça um espaço de trabalho distinto e use-o de fato. Ter horários de trabalho dedicados e cumpri-los, exceto nas situações mais extremas. Não tenha medo de dizer não a um projeto extra ou explicar ao seu chefe por que um projeto pode demorar um pouco mais do que o previsto originalmente.

Desligue isso. No final do seu dia de trabalho, desligue todos os seus equipamentos de trabalho, suas notificações e seus e-mails. Não ceda à tentação de verificar rapidamente algo ou enviar uma mensagem: isso ajudará você a se afastar do trabalho e reduzir seu estresse.

Foco. Limite suas tarefas pessoais durante o horário de trabalho o máximo possível para que você termine cada dia de trabalho se sentindo realizado.

Priorize o autocuidado. Quando estiver de folga, reserve um tempo para uma alimentação saudável, atividade física e descanso. Esforce-se para se envolver em hobbies e construa a socialização em seu calendário, se necessário.

Faça pausas. Não se envolva em uma tarefa e fique olhando para a tela por horas a fio. Certifique-se de se levantar e se movimentar regularmente, e use as férias ou o tempo pessoal concedido a você para dar um descanso adequado à sua mente.

Peça por ajuda. Lutando para cumprir um prazo ou se sentindo sobrecarregado em casa? Faça alguma coisa sobre isso. Entre em contato com um colega de trabalho ou gerente, seja para ajudar a mudar suas prioridades, abordar uma questão difícil ou apenas para uma simples palavra de encorajamento.

Seja realista. Você sabe que não será capaz de codificar tão bem se não cuidar de si mesmo. Lembre-se de que produtividade e criatividade exigem descanso e seja gentil consigo mesmo sobre o trabalho que está realizando.
Altere seu ambiente de codificação. Se você sente que está fazendo o mesmo trabalho há muito tempo, mude alguma coisa! Mude para um sistema operacional diferente, use um novo editor de texto ou faça alguma outra alteração para forçá-lo a aprender algo novo e reacender alguma paixão.

Como lidar com o Burnout como um líder de desenvolvedor remoto

Você está vendo sinais de esgotamento do desenvolvedor em sua equipe? É essencial intervir e ver como você pode apoiá-los.

A prevenção do Burnout pode ocorrer aplicando:

Permitindo flexibilidade. Cada funcionário remoto está lidando com uma situação diferente. Dê a eles flexibilidade em suas horas de trabalho, horários e gerenciamento de tarefas, desde que o trabalho esteja sendo feito.

Arranjando tempo para a comunicação. Lembre-se de que os funcionários remotos podem facilmente se sentir solitários ou fora do circuito. Verifique com eles regularmente para ver como eles estão se saindo, especialmente se você notou uma mudança em seu desempenho no trabalho. Mostre empatia e use métodos criativos para incentivar conversas informais e casuais entre os funcionários.

Peça feedback. Não há mal nenhum em perguntar aos seus funcionários se eles estão se sentindo esgotados. Comece uma discussão produtiva e descubra o que você pode fazer diferente para apoiá-los e evitar o esgotamento no futuro.

Criando sistemas melhores. Evite que o burnout ocorra criando uma organização organizada e eficiente. Explore ferramentas e processos que permitirão gerenciar melhor tarefas, prazos e comunicação para facilitar a vida de seus funcionários remotos.

Incentivando o tempo de folga. Deixe claro que você espera que todos os funcionários tirem e aproveitem suas férias. Incentive-os a fazer pausas ao longo do dia e não espere respostas instantâneas deles o tempo todo. Se você perceber que um determinado funcionário está realmente lutando, dê a ele um ou dois dias para descansar.

Construindo-o em sua cultura. As organizações remotas mais produtivas são aquelas que possuem uma cultura verdadeiramente remota. Eduque sua equipe sobre os sintomas, causas e métodos de lidar com o esgotamento.

Outras atividades que promovem a saúde mental, como sessões educativas ou meditação em grupo, também são ótimas maneiras de reduzir o burnout.

Pare o Burnout em seu negócio

Evitar o esgotamento do desenvolvedor web é difícil, especialmente para trabalhadores remotos que são ambiciosos e querem apenas provar que são capazes.

É por isso que é tão importante ser capaz de reconhecer os sintomas de esgotamento do desenvolvedor e identificar quando a engenharia de software se torna muito estressante.

Ao definir a cultura certa no local de trabalho, incentivar a comunicação e enfatizar todas as estratégias que os trabalhadores remotos podem usar para evitar o esgotamento, os líderes remotos podem criar um ambiente de trabalho melhor e levar suas equipes ao sucesso.
Precisa de ajuda para acompanhar a saúde da sua equipe de tecnologia no dia a dia? Clique aqui e aproveite nossa Ferramenta gratuita de Saúde do Time Tech.

scroll to top