Check de saúde do time tech: template gratuito para sua empresa

Também conhecido como modelo de maturidade, um Check de Saúde é uma ferramenta ágil para avaliar e rastrear a satisfação e a felicidade da equipe ao longo do tempo.

Também conhecido como modelo de maturidade, um Check de Saúde é uma ferramenta ágil para avaliar e rastrear a satisfação e a felicidade da equipe ao longo do tempo.

Gerentes e líderes devem prestar muita atenção à saúde e felicidade da equipe ao longo do tempo ao liderar equipes de tecnologia Agile. Caso contrário, o moral e a satisfação dos funcionários cairão, levando a uma menor qualidade do produto e à diminuição da satisfação do cliente.

As verificações de saúde da equipe são uma das melhores maneiras de medir e acompanhar a saúde e a felicidade da equipe. Continue lendo para saber mais sobre eles e por que você deve conduzi-los. Também fornecemos um modelo de perguntas da lista de verificação de integridade da equipe.

O que é um Check de Saúde do Time Tech?

Também conhecido como modelo de maturidade, um Check de Saúde do Time Tech é uma ferramenta ágil para avaliar e rastrear a satisfação e a felicidade da equipe ao longo do tempo. Os gerentes usam regularmente verificações de integridade da equipe para impulsionar a melhoria contínua.

Como a maioria das ferramentas e processos ágeis, as verificações de integridade da equipe são autodirigidas – os membros da equipe podem usar respostas de emoticons simples para falar honestamente sobre seus sentimentos. Gerentes e líderes de equipe podem usar esses resultados visuais para facilitar discussões, criar estratégias de crescimento e solucionar bloqueios. Eles também podem acompanhar as mudanças ao longo do tempo para identificar novas áreas de melhoria.

Por que você deve fazer checks de saúde da equipe?

Os Checks de Saúde da equipe podem fazer ou quebrar sua equipe e seus resultados. Se você não realizar verificações regulares de saúde da equipe, sua equipe pode ficar insatisfeita, desmotivada e ineficiente. Eles também podem perder a confiança um no outro, levando a desentendimentos e outras barreiras ao sucesso.

Outras razões para realizar verificações regulares de saúde da equipe incluem:

  • Criando uma cultura de feedback construtivo e críticas: os membros da equipe não podem melhorar se não souberem onde erraram.
  • Aumentar a segurança psicológica: equipes psicologicamente seguras podem assumir riscos sem se sentirem constrangidas ou inseguras. Especificamente, eles podem cometer erros, levantar preocupações e inovar sem medo.
  • Identificando e corrigindo problemas rapidamente: uma equipe saudável também deve ser capaz de identificar e corrigir problemas antes que eles se transformem em crises.
  • Promovendo melhores relacionamentos entre os membros da equipe: Os membros da equipe devem ser capazes de compartilhar seus sentimentos com frequência e facilidade, sem se sentirem constrangidos.

Como fazer um Check de Saúde do Time Tech?

Há muitas maneiras de executar verificações de integridade da equipe. Dependendo do seu orçamento, preferências e necessidades, você pode usar calendários Niko-Niko, Pesquisa de Engajamento de Funcionários Gallup Q12, Monitor de Saúde da Equipe Atlassian, Check de Saúde da Squad do Spotify, TeamMood ou Agilidade Comparativa para executar checksde saúde.

Calendário Niko-Niko

https://www.agilealliance.org/glossary/nikoniko/

Um calendário Niko-Niko é um calendário para acompanhar o humor da equipe.

Possui colunas com dias úteis e linhas com os nomes dos membros da equipe. No final de cada dia, todos se reúnem em frente ao calendário e usam emojis ou adesivos coloridos para indicar seus sentimentos.

Os calendários Niko-Niko podem ser offline ou digitais. Os calendários digitais Niko-Niko geralmente fornecem painéis e análises para entender a relação entre o humor da equipe e a produtividade.

A Pesquisa de Engajamento de Funcionários Gallup Q12

A Pesquisa de Engajamento de Funcionários Gallup Q12 é uma plataforma de pesquisa para avaliar o engajamento dos funcionários. Todos os itens do Gallup Q12 foram exaustivamente testados e validados como uma medida precisa do envolvimento dos funcionários.

Esta ferramenta é composta por 12 questões centrais. Eles perguntam se um funcionário:

  1. Sabe o que se espera deles no trabalho
  2. Tem os equipamentos e materiais necessários para fazer o seu trabalho
  3. Tem a oportunidade de fazer o que fazem de melhor todos os dias
  4. Recebeu elogios ou reconhecimento nos últimos sete dias
  5. Sente-se valorizado e cuidado pelos colegas de equipe e supervisores
  6. Sente que há alguém no trabalho que incentiva seu desenvolvimento
  7. Sente que suas opiniões contam
  8. Sente que o propósito ou missão de sua empresa os faz sentir que seu trabalho é importante
  9. Seus colegas de trabalho ou associados estão comprometidos em fazer um trabalho de qualidade
  10. Tem um melhor amigo no trabalho
  11. Lembra-se de alguém no trabalho conversando com ele sobre seu progresso nos últimos seis meses
  12. Teve oportunidades de aprender e crescer no ano passado
  13. A pesquisa também contém 150 perguntas validadas e testadas que complementam as 12 perguntas principais. Você pode acessá-los obtendo uma assinatura contínua do Gallup Access. As 150 perguntas complementares abrangem vários tópicos, incluindo experiência do funcionário, liderança, inclusão, cultura e trabalho remoto.

Siga estas etapas para usar a Pesquisa de engajamento de funcionários do Gallup Q12:

  1. Obtenha a plataforma GallupQ12.
  2. Administre a pesquisa por meio da plataforma online da Gallup, Gallup Access. Lembre-se de enviar a pesquisa no momento em que a maioria das pessoas pode completá-la.
  3. Use a experiência e a pesquisa da Gallup para descobrir insights sobre o envolvimento dos funcionários. O Gallup Access fornecerá comparações de benchmark que ajudarão você a entender suas pontuações. Também mostrará como você se compara aos concorrentes.

Monitor de Saúde da Equipe Atlassian

O Monitor de Saúde da Equipe Atlassian é uma ferramenta de navegador para avaliar a saúde de três tipos de equipes:

Equipes de projeto: essas equipes entregam resultados, como projetos para empresas e novos recursos de produtos.

Equipes de liderança: essas equipes consistem em executivos C-suite e outros líderes.

Equipes de serviço: as equipes de serviço têm cotas regulares, trabalho baseado em filas e buscam respostas de qualidade e alto volume.

Para usar o Monitor de Saúde da Equipe Atlassian, basta enviar aos membros da equipe um link para o teste. Depois de escolher um tipo de equipe, os funcionários serão solicitados a avaliar oito atributos, incluindo equipe equilibrada, coesão da equipe e compreensão compartilhada. Eles podem usar os seguintes ícones para indicar classificações:

  • Ícone verde de polegar para cima — Somos fortes
  • Ícone de polegar para cima invertido amarelo – Estamos bem, mas um pouco instáveis
  • Ícone de polegar para baixo vermelho — Estamos com dificuldades

Check de Saúde da Squad do Spotify

Outra ótima maneira de verificar a saúde da sua equipe é o Check de Saúde da Squad do Spotify. Envolve 11 áreas de pesquisa e três classificações de cores.

O Check de Saúde da Squad do Spotify é mais adequado para coletar dados de várias equipes de uma empresa ou departamento. Aqui está um exemplo de uma saída de verificação de integridade:

Como no Monitor de Saúde da Equipe Atlassian, verde é bom, amarelo indica alguns problemas e vermelho indica muitos problemas. As setas indicam se uma tendência está melhorando ou piorando.

Como você pode ver, cada equipe avalia sua situação de forma diferente. O Squad 4 parece estar indo excepcionalmente bem, enquanto o Squad 2 parece estar lutando um pouco. Além de comparar as equipes, você também pode analisar o quadro geral para ver se as equipes estão melhorando como um todo.

Veja como realizar o Check de Saúde da Squad do Spotify:

  • Realize workshops com as equipes para avaliar sua situação atual. Pergunte a eles sobre suas opiniões sobre diferentes indicadores, como diversão, qualidade, valor de entrega e velocidade.
  • Crie um resumo visual dos resultados. Resuma suas descobertas em um gráfico como acima.
  • Use os dados para ajudar a equipe a melhorar. Concentre-se em indicadores que são regularmente avaliados negativamente e crie um plano de jogo para melhoria.

TeamMood

TeamMood é um software de verificação de integridade de equipe fácil de usar. Ele usa Slack, Microsoft Teams, WebEx e prompts de e-mail para obter o humor diário dos funcionários em menos de dois minutos. Você pode então rastrear os sentimentos de sua equipe e resolver problemas antes que eles se tornem crises.

Outros recursos incluem:

  • Feedback por escrito opcional: escrever algumas frases diariamente pode ser cansativo e chato para o seu pessoal. Com o TeamMood, eles podem usar apenas um emoji para responder às solicitações. Eles ainda podem escrever comentários se quiserem, no entanto.
  • Concentre-se no anonimato: é difícil obter feedback honesto sem anonimato. Felizmente, o feedback do TeamMood é 100% anônimo, então você pode ter certeza de que as respostas são honestas.
  • Análise simplificada: o TeamMood fornece análises poderosas para entender as necessidades de sua equipe, como:
  • Histórico de comentários: esse recurso oferece uma visão geral do humor de sua equipe. Ele ainda tem uma visão especial baseada em práticas retrospectivas Agile e um calendário Niko-Niko. Use essas ferramentas para rastrear o humor e ver como o bem-estar muda ao longo do tempo.
  • Um painel de relatórios: este painel exibe vários insights importantes, incluindo:
    • Melhor e pior dia
    • Variação média de humor
    • Uma nuvem de palavras com as palavras mais usadas pelos colegas de equipe
    • Uso
  • A capacidade de gerenciar várias equipes: você pode criar quantas equipes forem necessárias e acompanhar seus comentários e humor facilmente.
  • Guias de liderança: O TeamMood também fornece dicas e guias de liderança.
  • Integrações: como a maioria das ferramentas modernas, o TeamMood se integra perfeitamente ao restante da sua pilha, incluindo Microsoft Teams, Slack e muito mais.

Agilidade Comparativa

A Agilidade Comparativa é a maior plataforma de avaliação de agilidade e melhoria contínua do mundo. Ele fornece uma imagem clara de como seu pessoal está se saindo e o que você pode fazer para melhorar o bem-estar.

Veja como funciona a agilidade comparativa:

  • Colete dados: primeiro, use a plataforma para coletar dados de funcionários nos níveis de aprendizado, organizacional e de programa.
  • Encontre a narrativa: Em seguida, analise os dados. Quem está tendo sucesso? Quem está lutando? Quais são as tendências gerais? Que barreiras as pessoas estão enfrentando?
  • Entenda o contexto: Em seguida, conduza sessões com grupos para entender os contextos de seus sucessos e fracassos. Certifique-se de fazer as seguintes perguntas:
    • Que impedimentos ou barreiras vemos?
    • Qual é o impacto dessas barreiras?
    • O que podemos fazer para superar essas barreiras?
  • Conduza entrevistas individuais: Para obter mais informações, realize entrevistas individuais com membros selecionados do grupo em um ambiente confidencial. Concentre-se em fazer perguntas abertas e ouvir para obter uma melhor compreensão de questões não ditas.
  • Escolha métricas objetivas: depois de ter uma compreensão sólida do bem-estar de sua equipe, reúna métricas objetivas e específicas do contexto para complementar sua análise. Essas métricas devem se concentrar nas tendências ao longo do tempo. Exemplos incluem defeitos na produção e lead time médio para recuperação.
  • Agir: depois de usar a agilidade comparativa para obter insights, identifique os principais itens que você pode abordar. Em seguida, diga à equipe o que você fará. Repita o processo a cada três a seis meses para impulsionar a melhoria e ganhar credibilidade.

A Agilidade Comparativa possui vários recursos de última geração para equipes ágeis, incluindo:

  • Comparative Agile: Comparative Agility oferece acesso ao maior banco de dados de avaliação Agile do mundo. Use-o para implementar de forma confiável e rápida uma cultura de melhoria contínua (CI) orientada por dados. Você também pode comparar seus esforços com sua própria empresa, seu setor e o Índice Mundial Comparative Agile (CA).
  • Comparativo DevOps: Este programa também oferece Comparative DevOps, uma ferramenta avançada de avaliação de DevOps que ajuda você a entender os recursos em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) e identificar rapidamente oportunidades de melhoria.
  • Kanban Comparativo: Se você usa Kanban, use Kanban Comparativo para identificar onde você pode melhorar e ampliar seus fluxos de trabalho. Ele se concentra nos aspectos que tornam o Kanban bem-sucedido: implementar ciclos de feedback, fazer políticas explícitas, reduzir o trabalho em andamento e gerenciar ativamente o fluxo.
  • Segurança Psicológica: Esta ferramenta oferece aos líderes de mudança os insights necessários para criar um ambiente para os trabalhadores do conhecimento.
  • Equipes Inspiradas Comparativas: Essa estrutura combina princípios de desenvolvimento Agile com 20 anos de pesquisa em Inteligência Emocional de Equipe (TEI). Use-o para construir uma cultura de alto desempenho, inovar e colaborar de forma eficaz.

Modelo de lista de verificação para equipes e gerentes

Líderes e gerentes ágeis usam vários indicadores para identificar a saúde atual da equipe. Aqui está uma lista de verificação de amostra de indicadores de verificação de integridade da equipe. Sinta-se à vontade para usar essas amostras ou criar as suas próprias.

Impacto

Podemos definir e medir nosso impacto nos negócios e nos usuários.

Processo

Nossos processos são eficazes e alinhados. Temos métricas confiáveis para medir nossos objetivos.

Produtividade

Usamos nosso tempo com sabedoria todos os dias, semanas e meses.

Métricas e valor

Entendemos nossa proposta de valor única. Definimos o sucesso e identificamos indicadores-chave de desempenho e métricas relevantes.

Funções da equipe

Nosso conjunto de habilidades é apropriado para o projeto. Há responsabilidades e deveres claros para cada membro da equipe.

Tomando uma decisão

As decisões são tomadas pelas pessoas certas com o grau apropriado de urgência. As decisões são comunicadas efetivamente de antemão.

Comunicação

Os membros da equipe se comunicam claramente para compartilhar conhecimento, insights e aprendizado para diminuir a complexidade, o risco, o esforço, os recursos e outras barreiras.

Aprendendo

Temos amplas oportunidades para refinar e expandir nosso conjunto de habilidades. Aprendemos e implementamos lições durante cada iteração.

Autonomia

Podemos gerenciar nossa própria carga de trabalho e fluxo de trabalho. Podemos expressar opiniões e sugestões sem sermos criticados.

Propriedade

Cada membro da equipe demonstra propriedade clara e é responsável por suas ações. A equipe tem um proprietário de produto dedicado que é responsável pelos resultados da equipe e incentiva a equipe a criar soluções inovadoras para os problemas.

Alinhamento

Todos apoiam o projeto, entendem suas atribuições e acreditam que podem agregar valor.

Diversão

Adoramos nosso trabalho e trabalhar em uma equipe ágil. Nosso trabalho nos impulsiona a melhorar e aprender novas habilidades.

Considerações finais

Liderar equipes de tecnologia Agile fortes pode ser um desafio. Além de realizar reuniões e treinar os membros da equipe, os líderes e gerentes devem realizar checks regulares da saúde do time para avaliar o bem-estar e o humor dos membros da equipe. Sem uma compreensão clara dos sentimentos dos membros da equipe, os líderes terão dificuldade em seguir em frente. As equipes também enfrentarão desafios de comunicação e colaboração, levando a produtos medíocres, menor satisfação do cliente e receitas mais baixas.
Precisa de ajuda para acompanhar a saúde da sua equipe de tecnologia no dia a dia? Clique aqui e aproveite nossa Ferramenta gratuita de Saúde do Time Tech.

scroll to top