Construa uma carreira tech e invista na carreira internacional

https://blog.revelo.com.br/25-empregos-de-tecnologia/

Conheça a seguir a trajetória do profissional de tecnologia Pedro Dousseau, que utilizou a plataforma da Revelo para conquistar uma oportunidade de trabalho no exterior. Confira!

Cada vez mais profissionais brasileiros estão sendo procurados por empresas estrangeiras que buscam contratar profissionais qualificados e reduzir os custos.

Diante desse cenário, a Revelo ampliou sua atuação para o mercado internacional e agora conecta candidatos do Brasil com empresas de diversos países.

As oportunidades são para trabalho remoto em empresas norte-americanas e europeias, e as carreiras mais requisitadas são tecnologia, design, produto e marketing.

Na área de TI, as vagas são para Desenvolvedor Back-end, Front-end, Full-stack, Desenvolvedor de Aplicativos, Engenheiro de Dados e Especialista em Cloud. Além de profissionais de gestão e liderança, como Devops, Tech Lead e Head de Engenharia.

Ficou interessado em investir na sua carreira internacional?

Conheça na entrevista a seguir a trajetória de Pedro Dousseau, Engenheiro Back-end Sênior da empresa americana GoCo Inc. Ele utilizou a plataforma da Revelo para conquistar a tão sonhada oportunidade de trabalho no exterior. Confira a seguir!

Pedro Dousseau, Engenheiro Back-end Sênior na GoCo Inc

1. Conte um pouco sobre a sua formação e experiência de trabalho?

Fiz curso técnico em mecatrônica no ensino médio e com 17 anos já comecei a atuar na área. Trabalhei em empresas de sensores e aviação em São José dos Campos, em seguida, fui aprovado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Enquanto cursava Ciência e Tecnologia na UNIFESP, trabalhei como pesquisador no INPE, onde desenvolvi um software para ajudar na calibração de um experimento com satélite.

Ainda no INPE, fui aprovado no programa Ciências sem Fronteiras, e tive a oportunidade de ir estudar nos EUA, Kansas State University. Onde tive meu primeiro contato com tecnologias web e cloud, quando decidi focar minha carreira nessa área.

Como parte do programa, era necessário voltar e viver no Brasil por um tempo. Quando voltei, recebi uma proposta da primeira empresa em que trabalhei, Sigma Sensors.

Durante quase 5 anos trabalhei nessa empresa no cargo de Head de Desenvolvimento de Software, para desenvolver um sistema em nuvem de processamento e análise de dados meteorológicos.

Com a pandemia e a popularização do trabalho remoto, vi a oportunidade do trabalho remoto em empresas do exterior e foi aí que a minha jornada com a Revelo se iniciou.

2. Qual foi sua motivação para buscar trabalho em uma empresa estrangeira através da Revelo?

Como eu já tive experiência profissional internacional, já conhecia os benefícios de trabalhar para empresas do exterior.

Por exemplo, a oportunidade de trabalhar com profissionais excepcionais, com experiências no vale do silício e formação nas melhores universidades do mundo. Além, da oportunidade de trabalhar com o que há de melhor em tecnologia.

Porém, a burocracia no Brasil dificulta muito o sucesso nos processos. Nesse ponto, a Revelo é sensacional, além de ter parceria com as empresas e apresentar oportunidades relevantes para o seu perfil, também cuida de toda a burocracia de contratação, tornando tudo isso possível.

3. Como foi realizado o processo de recrutamento? Quais foram os desafios para conquistar a vaga?

O primeiro passo foi se cadastrar na plataforma de recrutamento Revelo. Após o cadastro realizado, a Revelo entrou em contato comigo e apresentou oportunidades que se encaixavam em meu perfil.

Ao decidir participar do processo seletivo, começou o contato com pessoas estrangeiras, e a primeira dificuldade é o idioma. Pois, você entrará em contato com pessoas de diferentes partes do mundo, que falam inglês como segundo idioma.

Então, é importante que domine a língua estrangeira que você irá utilizar, geralmente o idioma inglês.

Após o primeiro contato, realize testes para validação técnica. Essa parte inclui tanto sessões de perguntas e respostas técnicas ao vivo, como desafios de programação com tempo limitado.

Após a validação técnica, fiz algumas entrevistas até receber a proposta de trabalho, confirmando o sucesso no processo seletivo.

4. Como foi o processo de contratação para trabalhar em uma empresa estrangeira?

O processo de contratação foi muito simples graças a Revelo, pois, resolveu toda a parte burocrática e forneceu o material necessário para trabalhar remotamente.

Fui contratado para trabalhar na empresa GoCo Inc, no cargo de Engenheiro Backend Sênior. O salário é fixo em dólar e muito superior ao oferecido por empresas nacionais.

Um diferencial bem legal é que mesmo sendo uma empresa estrangeira, por conta da Revelo, você recebe diversos benefícios com se estive trabalhando para uma empresa no Brasil. Por exemplo, plano de saúde, cartão de benefícios, academia, entre outros.

5. Como está sendo trabalhar remotamente para uma empresa de fora do país?

Muito aprendizado, troca de experiências e crescimento profissional. O fato de lidar com pessoas com experiências sensacionais, muitas vezes contando com experiências do Vale do Silício e de várias Big Techs, me enriquece muito profissionalmente e tento absorver o máximo possível.

Cada empresa é diferente, mas com certeza, estou em um ambiente de trabalho extremamente agradável, o horário é bastante tranquilo e a carga de trabalho não é pesada. Sem contar o conforto de trabalhar remotamente de casa e a economia de tempo e dinheiro com o deslocamento.

O trabalho remoto não interfere na produtividade, visto que ferramentas como Slack, Github, Jira, Zoom, tornam o trabalho muito produtivo, até mais produtivo do que estar pessoalmente no escritório.

Mesmo sendo um profissional estrangeiro e trabalhando remotamente, não sinto diferença nenhuma em relação aos outros profissionais da empresa.

6. Como foi realizado o processo de onboarding?

O processo de onboarding fez o máximo para me preparar antes do primeiro dia oficial na empresa, com cursos, materiais e algumas reuniões.

Já na GoCo Inc, participei do onboarding para conhecer a empresa, o produto, os diferentes setores e tecnologias usadas.

Além disso, tive tempo para me familiarizar com o trabalho e a cultura da empresa, e ainda, contei com um onboarding buddy, um colega de trabalho que me acompanhou para que todo o processo acontecesse da melhor forma possível.

7. Quais as principais vantagens em trabalhar para uma empresa estrangeira?

  • Oportunidade de crescimento profissional.
  • Oportunidade de trabalhar com o que há de melhor em tecnologia.
  • Oportunidade de networking com pessoas extremamente capacitadas e experientes.
  • Remuneração muito acima do mercado nacional.

8. Qual seu conselho para quem deseja investir na carreira internacional?

  • Busque fluência no inglês, o idioma será a maior barreira.
  • Busque estar atualizado com as tecnologias mais recentes.
  • Busque estar atualizado com metodologias de trabalhos modernas e ágeis.
  • Não tenha medo de se sentir deslocado.
  • Não tenha um sentimento de inferioridade, somos tão capazes quanto eles.
  • A Revelo cuida de toda a burocracia para você.

Revelo: sua plataforma de recrutamento internacional

Carreira internacional

Ficou interessado em investir na sua carreira internacional?

Cadastre-se na plataforma de recrutamento Revelo e encontre as melhores oportunidades de trabalho internacionais sem sair do Brasil.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital.

Como se candidatar para vagas internacionais na Revelo

Basta acessar a plataforma da Revelo ou baixar o aplicativopreencher o cadastro, fazer testes de habilidades e aguardar a validação para que os seus dados fiquem disponíveis. 

Ao ser aprovado na plataforma, você ficará online, o que significa que já faz parte do banco de talentos da Revelo e começará a receber convites de entrevistas.

Com duração média de 20 dias, o processo seletivo internacional é feito de forma totalmente remota, desde as entrevistas, até a assinatura do contrato.

Além disso, a Revelo cuida de todo o processo burocrático da contratação e, quando necessário, fornece os equipamentos para o profissional desempenhar sua função.

Comece agora mesmo sua carreira internacional com a ajuda da Revelo!

scroll to top