Você acredita que a tecnologia no RH pode substituir o trabalho humano em um futuro próximo?
De fato, muitas tarefas estão sendo automatizadas, mas isso não significa — nem de longe — que o seu emprego está ameaçado.
Na verdade, quanto mais a tecnologia avança, melhores são as oportunidades para alavancar sua carreira.
A explicação é simples: as máquinas fazem o trabalho repetitivo enquanto você se dedica às questões que realmente importam e fortalece seu papel estratégico na empresa.
Assim, você tem sistemas poderosos trabalhando para você 24 horas por dia, fazendo suas 8 horas renderem muito mais.
Quer saber como aproveitar ao máximo essas soluções?
Siga para os próximos tópicos e prepare-se para o RH 3.0.
Tecnologia no RH: ameaça ou oportunidade?
Será que a tecnologia no RH representa uma ameaça aos empregos da área ou uma oportunidade de avançar na carreira?
Vamos ver o que as pesquisas mais recentes têm a dizer sobre essa questão.
De acordo com o estudo The Future of HR 2019: In the Know or in the No, realizado pela KPMG, dois terços dos 1.200 executivos globais de RH pesquisados concordam que o setor está passando por uma revolução digital.
Desses, 40% afirmam possuir um plano para adequar o RH à nova realidade, enquanto 37% se sentem confiantes para impulsionar seu trabalho com tecnologias como a inteligência artificial e people analytics.
Estas são outras estatísticas que chamam atenção no estudo:
- 35% veem a cultura da empresa como uma barreira à inovação no RH
- 49% investiram em softwares de gestão do capital humano
- 32% investiram em soluções em nuvem
- 60% pretendem investir em ferramentas de análise preditiva
- 52% querem ampliar a automação no setor
- 47% querem focar sua estratégia na inteligência artificial.
Uma das principais tendências apontadas pelo relatório é a integração das novas tecnologias com o trabalho humano — a grande preocupação dos profissionais da área.
Felizmente, as notícias são boas: o profissional de RH não está, de forma alguma, ameaçado pelas inovações digitais.
Muito pelo contrário: a expectativa é de que as máquinas impulsionem ainda mais as competências humanas.
Isso porque a automação de tarefas repetitivas e inteligência de dados liberam os colaboradores das funções manuais e permitem que eles se foquem em assuntos estratégicos.
Assim, ao invés de preencher formulários e enviar e-mails, os profissionais de RH podem se concentrar na criação de valor, aumento do desempenho e melhora da competitividade.
Nas palavras da Head de Pessoas da KPMG, Susan Ferrier, “temos que nos focar na construção de ambientes de trabalho que potencializam a capacidade humana por meio da tecnologia”.
Na mesma linha, a pesquisa 2019 Global Human Capital Trends da Deloitte aponta que o futuro reserva “superempregos” para o RH.
De acordo com a previsão da consultoria, as vagas de Recursos Humanos vão combinar a multifuncionalidade com um conjunto complexo de habilidades que só a tecnologia pode viabilizar.
Ou seja: é melhor dominar conceitos como inteligência artificial, Big Data e automação para garantir seu lugar no mercado em um futuro próximo.
Como a tecnologia no RH pode facilitar o seu trabalho
A tecnologia no RH é sua aliada em várias rotinas e tarefas do dia a dia, desde um simples controle de ponto até a contratação de novos talentos.
Veja como os softwares podem ajudar você a produzir mais e melhor.
Automação das rotinas burocráticas
Se as rotinas burocráticas estão tomando tempo demais, está na hora de delegar essas tarefas para as máquinas.
Hoje, existem softwares no mercado que automatizam todos os processos do RH e departamento pessoal.
Assim, tarefas como registro de banco de horas, cálculo de horas extras, folha de pagamento e admissão/demissão deixam de ocupar seu dia e são realizadas em segundos pelos computadores.
Agilidade na análise de currículos
Outra tarefa que toma horas preciosas é a triagem e análise de currículos.
Por isso, vale a pena usar a tecnologia no RH para automatizar esse processo e agilizar seu recrutamento e seleção.
Isso é possível graças aos softwares que cruzam os dados dos candidatos com os requisitos da vaga e identificam quais as melhores combinações.
Mais praticidade nas pesquisas
Se a pesquisa de clima organizacional é um desafio para você, a tecnologia no RH pode resolver facilmente essa questão.
Com a ferramenta certa, você pode aplicar as pesquisas online a partir de modelos prontos de questionários, programar os períodos e ainda analisar automaticamente os resultados.
Eficiência no treinamento e desenvolvimento
Outra área que ganha com a tecnologia é o treinamento e desenvolvimento (T&D).
Há softwares específicos para criar programas de avaliação de desempenho e capacitação profissional, que possuem recursos para levantar as necessidades dos colaboradores e mensurar os resultados.
Além disso, as soluções digitais permitem criar treinamentos gamificados, que são muito mais engajantes do que os modelos tradicionais (mesmo no e-learning).
Tecnologia de RH para o recrutamento
O recrutamento e seleção é um terreno fértil para a tecnologia no RH, com várias opções de softwares e ferramentas de gestão exclusivas para a área.
As soluções cobrem o processo seletivo de ponta a ponta: desde a abertura da vaga até a contratação do novo colaborador.
Assim, você ganha tempo em todas as etapas e também respeita o tempo dos candidatos.
E vale lembrar: em um mercado de talentos altamente disputados, a agilidade no processo seletivo é um grande diferencial.
Então, se você quer garantir os melhores profissionais na sua equipe, é melhor optar por soluções como o marketplace de talentos da Revelo.
Na plataforma, você vai encontrar talentos de alto nível prontos para preencher suas vagas, e poderá conduzir rodadas de entrevistas online com seus escolhidos.
E a grande vantagem: só os melhores profissionais são aprovados, graças aos testes técnicos e análises rigorosas da Revelo.
Esse é um ótimo exemplo de como agilizar suas contratações com o poder dos dados e algoritmos — e ainda elevar os critérios de seleção.
Viu como a tecnologia no RH pode mudar seu trabalho para melhor?
Agora é só buscar as soluções certas e deixar as máquinas trabalharem para você.