Contratar desenvolvedor JavaScript: saiba recrutar o talento ideal

0
Share

Está planejando contratar desenvolvedor JavaScript, mas está em dúvidas por onde começar? Confira as dicas da Revelo e encontre o talento ideal para sua empresa.

Em um cenário de disputas por talentos de TI, o recrutamento do desenvolvedor JavaScript pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, o uso dessa linguagem cresceu nos últimos anos, tornando-se fundamental para variados projetos digitais.

Por isso, se você quer contratar o desenvolvedor JavaScript ideal, é essencial entender sobre o universo dessa linguagem. Bem como, sobre como os desenvolvedores JavaScript são diferenciados de acordo com suas habilidades técnicas.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos:

Conheça a linguagem JavaScript

A linguagem JavaScript é de programação leve, dinâmica e interpretada, que permite ao desenvolvedor JavaScript utilizar tanto a programação imperativa quanto a procedural, ou mesmo a orientada a objetos.

Foi lançada em 1996 como uma linguagem para programação de aplicações Web, com o objetivo principal de trazer mais dinamismo às páginas no lado cliente.

Atualmente, é considerada a linguagem mais utilizada para essa finalidade, além de ser suportada pelos principais navegadores: Firefox, Chrome, Edge e Safari.

Segundo o índice TIOBE de novembro de 2020, o JavaScript está em 7º lugar no ranking das linguagens mais populares do mundo.

Devido a sua extensa funcionalidade, em geral os desenvolvedores JavaScript são divididos em funções de acordo com suas habilidades. Entenda a seguir sobre cada uma delas!

Desenvolvedor JavaScript Front-end

O trabalho do desenvolvedor JavaScript de front-end é criar uma interface amigável para sites ou aplicativos. Suas principais ferramentas são HTML, CSS e Java. Além disso, criam o layout básico e a semântica de IU usando HTML5, CSS3 e a biblioteca JQuery. 

Para complementar a base de conhecimento, esses desenvolvedores devem conhecer os frameworks Angular, Ember.js, React, Vue.js. 

Assim como, as ferramentas Web pack (gerenciador de módulos JavaScript) e o Git (ferramenta para versionar projetos).

Responsabilidades gerais:

  • Desenvolvimento de design UX amigável;
  • Criação de soluções otimizadas;
  • Execução de testes de unidade em diferentes partes do código;
  • Documentar código JavaScript, HTML e CSS;
  • Trabalhar em equipe com desenvolvedores de back-end;

Desenvolvedor JavaScript Back-end

O desenvolvedor JavaScript de back-end trabalha na parte do projeto do lado do servidor. Suas responsabilidades são relacionadas ao servidor e banco de dados.

Uma das vantagens do JavaScript, é fornecer aos desenvolvedores o Node.js, uma poderosa plataforma para o desenvolvimento back-end.

Sendo ideal para ser utilizado com os frameworks Express.js ou Koa.js, o Node.js. é um ambiente de execução muito eficiente que permite criar aplicações JS sem depender de um browser. 

Para lidar com bancos de dados, os desenvolvedores JavaScript também precisam ter experiência com SQL ou MongoDB. Quanto à construção de API, as linguagens GraphQL ou REST são boas soluções.

Portanto, o candidato a vaga de desenvolvedor JavaScript de back-end deve estar familiarizado com pelo menos uma dessas tecnologias.

Responsabilidades gerais:

  • Otimizar o código do lado do servidor;
  • Integrar com o servidor seções voltadas para o usuário;
  • Realizar testes de serviços baseados em Node.js;
  • Trabalhar em equipe com desenvolvedores de front-end;
  • Monitorar o funcionamento do servidor e do banco de dados.

Desenvolvedor JavaScript Full-stack

O desenvolvedor JavaScript Full-stack é o profissional com habilidades versáteis, ideal para desenvolver com agilidade um projeto digital em JS e criar modelos de prototipagem para sites e aplicativos. 

Além disso, esse desenvolvedor possui conhecimentos de Meteor.js ou de outras linguagens que usam Node.js em conjunto com outras estruturas. O mais comum é a pilha de JavaScript conhecida como MEAN: MongoDB, Express.js, Angular.js, Node.js.

No entanto, não seria recomendado contratar um desenvolvedor full-stack generalista para criar uma arquitetura de banco de dados pura ou designs muito detalhados. Neste caso, é melhor contar com uma equipe completa de desenvolvedores JavaScript.

Responsabilidades gerais:

  • Trabalhar com front-end e back-end simultaneamente;
  • Projetar protótipos de softwares, sites e apps;
  • Criar arquiteturas para todas as etapas do projeto.

4 habilidades essenciais do desenvolvedor JavaScript

  1. Resolução de problemas: é essencial avaliar no candidato a capacidade de lidar com problemas críticos e manter o equilíbrio para buscar as soluções necessárias.

  2. Criatividade: avaliar quando o candidato é capaz de propor soluções criativas para os projetos, desta forma, poderá ser um colaborador relevante para a equipe.

  3. Trabalho em equipe: entender se o desenvolvedor possui uma boa comunicação falada e escrita, habilidades de trabalho em equipe e de relacionamento com o cliente.

  4. Seguir as tendências: avaliar se o candidato segue as novas tecnologias e procura se atualizar com as estruturas de programação mais utilizadas no mercado.

4 perguntas para avaliar as soft skills do candidato

Confira a seguir alguns exemplos de perguntas para fazer na entrevista:

  1. Pergunte sobre uma meta importante em sua vida profissional e quais esforços fez para alcançá-la.

  2. Peça para contar sobre alguma situação em que precisou resolver problemas críticos durante o desenvolvimento de um projeto.

  3. Pergunte se já passou por algum conflito em sua equipe? Como se sentiu?

  4. Peça para contar sobre quais são seus hobbies e passatempos favoritos.

Promova um recrutamento eficiente com a Revelo

A pesquisa da Revelo sobre as 10 habilidades de tecnologia mais buscadas em 2020 mostra que o mercado continua aquecido e a procura por desenvolvedor JavaScript segue em alta pelas empresas.

Por isso, um ponto importante é a qualidade do processo de seleção, que deve ser o mais ágil, inteligente e eficiente possível.

Aqui no marketplace Revelo, você encontra desenvolvedor JavaScript de acordo as habilidades e experiências desejadas para a vaga, de forma ágil e humanizada.

Além disso, você pode contratar o Revelo Prime, uma consultoria exclusiva realizada por nossos recrutadores e em até 10 dias indicamos os candidatos ideais. Experimente!

Related Posts