Saiba como contratar desenvolvedor SQL qualificado

0
Share

Está precisando contratar desenvolvedor SQL qualificado? Siga as dicas da Revelo e contrate o talento ideal para sua empresa. Confira!

O banco de dados é uma peça fundamental para as empresas realizarem desde a gestão de dados e informações, até a gestão de conteúdos do site. Para isso, a linguagem SQL é a preferida dos desenvolvedores, pois ela interage com a maioria dos sistemas.

Para realizar essas tarefas com eficiência, o ideal é contar com as habilidades de um desenvolvedor SQL. No entanto, por conta da alta demanda do mercado, o recrutamento do desenvolvedor SQL pode ser desafiador.

Por isso, se você quer contratar desenvolvedor SQL qualificado, é essencial entender sobre o universo dessa linguagem, bem como, sobre as habilidades técnicas desse profissional.

Para te ajudar, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a linguagem SQL. Além de dicas sobre como realizar um recrutamento mais ágil, inteligente e eficiente.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos:

  1. O que é a linguagem SQL?
  2. Habilidades do desenvolvedor SQL;
  3. 5 tipos de sistemas SQL mais populares;
  4. 6 responsabilidades do desenvolvedor SQL;
  5. Encontre o talento ideal na Revelo.

O que é a linguagem SQL?

O SQL começou a ser desenvolvido em 1974 nos laboratórios da IBM, em San José, Califórnia. Na época, o projeto com nome de Sistema R, tinha como objetivo provar a viabilidade da implementação do modelo relacional, proposto pelo matemático E. F. Codd. 

Seu foco principal sempre foi a manipulação de dados relacionais em SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados), usados principalmente em e-commerce, sistemas internos, softwares e portais de conteúdo.

A sigla SQL, em inglês, significa Structured Query Language, em português, Linguagem Estruturada de Dados. Em resumo, o SQL é considerado muito importante na área de TI, pois é a linguagem universal para manipular bancos de dados relacionais. 

Para exemplificar, os bancos de dados SQL são fontes de registro de dados e informações. Na área de desenvolvimento são chamados de banco de dados relacionais, ou seja, registros colocados em colunas e linhas.

Habilidades do desenvolvedor SQL

De acordo com a pesquisa Stack overflow Developer 2020, a linguagem SQL está entre as mais populares entre desenvolvedores.

Em geral, a principal habilidade do desenvolvedor SQL é o desenvolvimento do bancos de dados para uma ampla variedade de aplicações e usos comerciais. 

Por exemplo, o desenvolvimento de dados de back-end para aplicativos web, armazenamento de dados para grandes empresas e criação de bancos de dados relacionais para instituições educacionais ou bibliotecas. 

Para isso, a maioria dos sistemas de banco de dados relacionais usam o SQL como a linguagem de banco de dados padrão. Tornando o trabalho desses desenvolvedores ainda mais específicos e fundamentais nas empresas.

Além disso, a tendência é que o desenvolvedor SQL se torne ainda mais indispensável no futuro. Afinal, as aplicações dessa linguagem são muito versáteis e, frequentemente usadas nas empresas que estão passando pela transformação digital.

5 tipos de sistemas SQL mais populares:

Esses são alguns dos sistemas SQL mais importantes que você deve conhecer ao realizar uma entrevista para vaga de desenvolvedor SQL:

  1. Oracle: esse é o sistema de banco de dados SQL líder mundial usado em uma ampla variedade de empresas, em geral, é muito utilizado para armazenamento de dados e processamento de transações online.

  2. MySQL: é um sistema de banco de dados de código aberto gratuito muito popular entre pequenas empresas e startups, pois não há taxa de licença. É usado em muitos softwares, sites e aplicativos conhecidos do mercado.

  3. Microsoft SQL Server: esse é o sistema de gerenciamento de banco de dados SQL personalizado da Microsoft e que pode ser executado nas principais versões dos sistemas operacionais Windows.

  4. PostgreSQL: esse sistema é um grande concorrente do MySQL, pois também é de código aberto gratuito e amplamente utilizado nas pequenas empresas. Além disso, suporta os principais sistemas operacionais: MacOS, Windows e Linux.

  5. T-SQL (Transact-SQL): é um conjunto de extensões de programação da Sybase e da Microsoft para adicionar vários recursos ao SQL, incluindo controle de transações, tratamento de exceções e erros, processamento de linhas e variáveis ​​declaradas.

Confira algumas das funcionalidades do SQL:

  1. Execução de consultas, que são “perguntas” feitas ao banco de dados;
  2. Recuperação dados;
  3. Edição de dados: inserir, atualizar, excluir ou criar novos registros;
  4. Criação de visualizações;
  5. Configuração de permissões;
  6. Criação de novos bancos de dados.

Confira algumas das aplicações do SQL:

  • Análise de Dados;
  • Segurança de dados;
  • Inteligência Empresarial;
  • Inovações no desenvolvimento de novos aplicativos.

6 responsabilidades do desenvolvedor SQL

1. Criar bancos de dados SQL

As tarefas podem incluir o desenvolvimento de dados de back-end, armazenamento de dados e criação de bancos de dados relacionais.

O desenvolvedor de SQL usa toda sua experiência com arquitetura e gerenciamento de dados para desenvolver e dimensionar bancos de dados SQL de acordo com as necessidades.

2. Escrever consultas SQL

O desenvolvedor SQL é responsável por escrever consultas SQL para armazenar, classificar e recuperar dados. Porém, podem variar de comandos básicos como ler, gravar, criar e atualizar, até a comandos complexos que buscam e gerenciam dados. 

3. Solucionar problemas do banco de dados

A solução de problemas em bancos de dados é uma tarefa muito importante. Às vezes, pode ser um processo demorado, envolvendo validação de dados e testes extensivos para garantir que os sistemas de banco de dados atendam aos requisitos do projeto. 

4. Manutenção do servidor

Envolve a solução de problemas e operações do banco de dados. Por exemplo, gerenciar dados e arquivos e garantir que sejam armazenados separadamente. Além de eliminar qualquer fragmentação de arquivo e, verificar a corrupção de dados no servidor. 

5. Reunir os requisitos dos usuários

Reunir requisitos e especificações dos usuários finais é essencial para ajudar a entender como o banco de dados e suas informações serão usadas. Além de contribuir para a forma como a estrutura de dados concede acesso aos usuários. 

6. Aprimorar sistemas

O desenvolvedor SQL precisa buscar constantemente métodos para aumentar a eficiência do sistema.

Por exemplo, tentar escrever consultas mais complexas e otimizadas, mudar a maneira como os dados são armazenados e estruturados, ou trazer os dados para um novo servidor que atenda melhor às necessidades da empresa. 

Os desenvolvedores de SQL podem propor e desenvolver novas metodologias e instituir práticas recomendadas para aprimorar o desempenho do banco de dados.

Encontre o talento ideal na Revelo

A pesquisa da Revelo sobre as habilidades de tecnologia mais buscadas em 2020 indica que o mercado de TI continua aquecido e a carreira de desenvolvedor SQL está entre as mais buscadas pelas empresas.

Por isso, se você quer contratar desenvolvedor SQL qualificado, no marketplace de talentos Revelo você encontra o profissional ideal. Além disso, com o Revelo Remoto, sua empresa pode realizar a seleção de forma totalmente digital.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts