Core skills: 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação

0
Share

Confira a seguir o que são core skills, quais são as mais valorizadas e a importância delas para atingir os objetivos profissionais e da empresa.

Com a transformação digital, muitas mudanças aconteceram no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Com isso, surgiram novas habilidades importantes para o desenvolvimento e integração dos campos pessoal e profissional.

Estamos falando das core skills, as habilidades conectadas as emoções, e que também se conectam a elementos cognitivos, relacionados à capacidade de aprendizado e de comportamento de cada pessoa.

Com essas habilidades, é possível alcançar ganhos de desempenho, resiliência, inovação, melhores relacionamentos, felicidade e realização.

Como destaca o livro Core skills: Nem soft, nem hard. 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação), essas habilidades são consideradas essenciais para o desenvolvimento de outras habilidades importantes.

Por exemplo, no caso desenvolvedores, apesar do trabalho altamente técnico, as core skills são muito relevantes. Afinal, as habilidades emocionais são essenciais para lidar com projetos, prazos, pessoas e, consequentemente, desenvolver-se na carreira.

Quer saber quais são essas habilidades conectadas as emoções citadas no livro? Confira a seguir!

Descubra 10 core skills mais valorizadas e sua importância

  1. Aprendizagem: é evidenciar o conhecimento adquirido fazendo algo melhor do que se fazia antes. Aprender ao longo de toda a vida requer ser capaz de construir as próprias estratégias de aprendizagem.

  2. Autenticidade: ser autêntico significa expressar nossa criatividade singular no mundo com discernimento, filtrando as influências externas relevantes e descartando as que não o são.

  3. Comunidade: significa não somente a habilidade de navegar nas redes e interagir com pessoas próximas e distantes (capital social), como também se disponibilizar para o outro e para um coletivo em torno de causas compartilhadas.

  4. Confiança: confiar é sustentar a liberdade do outro. A habilidade da confiança desdobra-se em três dimensões: aprender a confiar, ser confiável e ter autoconfiança.

  5. Coragem: agir de maneira corajosa é compreender que o medo existe, mas escolher seguir apesar dele. Pode se dividir em quatro tipos: coragem de tentar, confiar, falar e de se conectar.

  6. Criatividade: está relacionada à capacidade de pensar fora da caixa e enxergar o invisível por meio das conexões e, a partir disso, produzir algo novo.

  7. Curiosidade: é o desejo genuíno de aprender e descobrir novos pontos de vista. O curioso alimenta a vontade de buscar experiências para construir e reconstruir continuamente sua visão de mundo.

  8. Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Sobretudo, tentar olhar o mundo com o olhar do outro e aprender a abrir mão temporariamente de nossa própria forma de enxergar o mundo.

  9. Equilíbrio: estar equilibrado é cultivar serenidade mesmo em tempos adversos. É balancear as muitas esferas da vida e saber intercalar momentos de aceleração e pausa, cultivando presença em todos os momentos.

  10. Influência: é a capacidade de mudar as ações dos outros intencionalmente e com um objetivo definido, sem cair em estruturas de poder e manipulação.

Saiba como identificar as core skills na entrevista

entrevista é o momento ideal para identificar nos candidatos quais são as core skills mais desenvolvidas. Para isso, é recomendado questionar sobre alguns momentos de sua trajetória profissional.

Confira algumas sugestões de perguntas:

  1. Como você lida com situações de conflitos no ambiente de trabalho?
  2. Fale sobre uma situação onde precisou ter empatia no trabalho?
  3. Você costuma pedir ou oferecer ajuda para os colegas de equipe?
  4. Como você lida com os desafios e problemas do dia-a-dia?
  5. Como você fez para lidar com um problema pessoal durante o trabalho?

Revelo: sua plataforma de recrutamento em tecnologia

Agora que você já sabe a importância de avaliar as core skills nos candidatos. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar o profissional ideal.

No marketplace de talentos Revelo, você contrata desenvolvedores de acordo as habilidades desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Outra opção para realizar o recrutamento de ótimos desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Você contará com a consultoria exclusiva de um recrutador para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Experimente!

Related Posts