Desenvolvedor de sistemas: guia completo da profissão

Confira neste artigo mais detalhes sobre a área de desenvolvimento de sistemas, bem como quanto ganha um desenvolvedor de sistemas.

O mercado tecnológico continua crescendo e, como resultado, a profissão de desenvolvedor de sistemas está em alta demanda atualmente. Isso porque esse profissional é o principal responsável por realizar as atividades e operações ligadas a softwares e outros temas relacionados com a parte de TI de uma empresa.

Com o mercado crescendo, muitas pessoas têm buscado mais informações sobre a área de atuação, o que faz, quanto pode chegar a ganhar e como é o mercado para esses profissionais. Portanto, se você deseja saber mais sobre tudo o que está relacionado com um desenvolvedor de sistemas, é só continuar lendo este artigo.

O que faz um desenvolvedor de sistemas? 

O desenvolvedor de sistemas, que também pode ser chamado por analista de sistemas, pode atuar em algumas áreas específicas. Por isso, a primeira coisa que deve fazer ao entrar em uma empresa é saber em qual campo ele está inserido e quais são os objetivos do cliente. 

Nesse sentido, ele poderá apresentar soluções para os problemas internos, através do desenvolvimento de sistemas. Sendo assim, o desenvolvedor de sistemas pode trabalhar em quatro áreas específicas, sendo elas: suporte, desenvolvimento de software, administração de redes e administração de banco de dados. Veja mais sobre cada uma a seguir.

Desenvolvimento de software

Um desenvolvedor de software é um profissional responsável por planejar, escrever, desenvolver e testar um aplicativo da Web. Isso pode ser tanto em um software, como em um aplicativo, um site ou um sistema operacional, entre outros.

Dessa forma, o primeiro passo de um desenvolvedor de software é fazer um mapeamento dos requisitos da empresa. Esse levantamento é importante para o profissional entender qual é a orientação que o cliente deseja. Portanto, nessa etapa o cliente poderá dizer de forma clara o que ele pretende que os seus futuros usuários usufruam do sistema que será criado.

Depois dessa coleta de informações e alinhamento de expectativas, o desenvolvedor de software faz uma análise minuciosa para conseguir elaborar estratégias que possam atender as demandas a fim de definir o tipo de atividade que o programa irá utilizar. Após essas etapas, o profissional terá uma ideia consolidada sobre como o software funcionará, bem como a interface e a linguagem de programação que será utilizada.

Por fim, o sistema é codificado e o profissional pode fazer uma análise sobre o funcionamento de todos os itens. Caso tudo esteja correto e em completo funcionamento, o desenvolvedor de software irá implementar o sistema na rede de computadores da empresa. Nessa etapa, ele também irá fazer o processo de migração dos dados que estavam no software antigo para o novo.

Administração de banco de dados

Outra função que o desenvolvedor de sistemas pode desempenhar é em relação à administração do banco de dados, de acordo com os requisitos de uma empresa. Nesse sentido é importante conhecer quais são os tipos de dados que o cliente trabalha e de que forma ele pode garantir a segurança das informações daquele negócio.

Portanto, é preciso fazer a instalação e configuração do banco de dados a fim de que ele consiga funcionar em conjunto com o novo software. Ao final disso, o profissional precisa fazer o gerenciamento das informações no software, ao mesmo tempo em que ele o monitora e atualiza o banco de dados quando necessário.

Administração de redes

Quando falamos sobre a administração de redes, estamos nos referindo ao espaço em que se gerencia toda a rede de computadores de uma empresa. Portanto, o desenvolvedor de sistemas pode ser o responsável por fazer a instalação, desenvolvimento ou configuração e manutenção dos sistemas operacionais da infraestrutura de TI.

Além disso, o profissional dessa área também é responsável por garantir a segurança da rede. Dessa forma, ele irá precisar instalar e gerenciar todos os programas que estejam relacionados com a proteção de dados, bem como fazer o backup dos dados que forem sendo inseridos com o passar do tempo.

Suporte

Por fim, a última área de atuação em que os desenvolvedores de sistema podem se especializar é em relação ao oferecimento de suporte aos usuários. Nesse caso, sua principal responsabilidade é oferecer atualização constante dos softwares e auxiliar nas dúvidas e necessidades que possam surgir. Além disso, ele também pode ser responsável por escrever manuais técnicos e realizar treinamentos específicos sobre como usar os softwares que foram desenvolvidos.

Qual o salário de um desenvolvedor de sistemas? 

Embora exista um projeto de lei (PL 5487/2013) em tramitação, a profissão do desenvolvedor de sistemas ainda não é regulamentada. Portanto, muitas pessoas atuam na área sem ter um diploma na área de TI ou certificados de nível técnico. Esse é um dos grandes motivos pelo qual também não haja exatamente um salário-mínimo definido para esse profissional.

De forma geral, podemos dizer que um desenvolvedor de sistema que tenha acabado de ingressar no mercado possa ganhar, no mínimo, R $2.221,00 mensais. Assim, à medida em que ele vai progredindo dentro da profissão há um relativo aumento da propensão salarial. Esta normalmente é de R $4.754,00, no entanto, existe a possibilidade de conseguir até mais que R $6.000,00.

Vale ressaltar que o salário de um desenvolvedor de sistemas pode variar bastante de acordo com a área de atuação, o tamanho da empresa, além da qualificação e experiência do profissional. Além disso, é importante informar que existem casos em que o desenvolvedor é bastante experiente e conhecido, e, portanto, pode acabar ocupando cargos importantes na empresa, como gerente e até mesmo diretor, e seu salário pode chegar a triplicar do valor médio. 

Como é o mercado de trabalho para desenvolvedor de sistemas? 

Outro tema que é muito importante conhecer, para quem está pensando em ingressar na área de desenvolvedor de sistemas, é em relação ao mercado de trabalho. Nesse sentido, vale ressaltar que, como foi dito anteriormente, pelo fato de não haver uma regulamentação, não existe também uma especificação quanto a formação acadêmica do profissional. Embora seja verdade dizer que aquelas pessoas que têm formação superior ou técnico na área, encontram mais facilidade para encontrar emprego.

Cursos técnicos para desenvolvedores de sistemas

Dessa forma, se você se interessa por esse mercado, pode ser interessante conhecer os cursos técnicos, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, relacionados ao campo de Informação e Comunicação de sistemas, sendo eles:

  • Técnico em computação gráfica;
  • Técnico em informática;
  • Técnico em desenvolvimento de sistemas;
  • Técnico em telecomunicações;
  • Técnico em informática para internet;
  • Técnico em sistemas de transmissão;
  • Técnico para manutenção e suporte em informática;
  • Técnico em sistemas de computação;
  • Técnico em programação de jogos digitais;
  • Técnico em redes de computadores.

Cursos de nível superior para desenvolvedores de sistemas

Se você quiser conhecer de forma mais aprofundada sobre a área, pode ser interessante ingressar em um curso de nível superior. Dessa forma, os mais comuns para o profissional são os de: Sistema de Informações; Ciência da Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Complementação extra

No entanto, ainda existe uma terceira opção para quem deseja ter algum tipo de conhecimento na área, que é a certificação profissional. Assim, você pode buscar diversos cursos mais rápidos sobre temas específicos oferecidos por empresas de tecnologia. Existem alguns casos em que os cursos são gratuitos, outros em que é preciso pagar, e ainda tem casos em que o material é disponibilizado gratuitamente, no entanto, para obter o certificado é preciso pagar uma taxa.

Vale ainda ressaltar que independente de qual caminho você deseje seguir, é fundamental ter uma proficiência em inglês. Além de garantir mais oportunidades de emprego, você também poderá ter acesso a mais informações, visto que conseguirá entender artigos e programações com a língua inglesa, sendo isso fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

Quais são as perspectivas profissionais para a área?

As perspectivas profissionais na área de desenvolvimento de sistemas são extremamente positivas. Isso porque o mercado de tecnologia da informação não para de crescer e novos softwares, hardwares e aplicativos são lançados a cada dia.

De acordo com o relatório da Associação Brasileira das Empresas Software (ABES), o mercado brasileiro de tecnologia da informação (TI) melhorou em todos os segmentos em 2018, com os melhores resultados no clima econômico do país.

 Ao longo do ano anterior, o setor cresceu 9,8 % no país. Com esse impulso, o Brasil subiu para o nono lugar na lista global, respondendo por 2,1% do mercado global de TI e 42,8% de todas as vendas de TI na América Latina.

Dessa forma, com o desenvolvimento de tecnologias como a computação em nuvem e a Internet das coisas, espera-se que essa tendência continue nos próximos anos. A popularização da conectividade 5G também deve impulsionar a indústria, tendo em mente que tecnologias mais avançadas podem ser desenvolvidas no futuro.

Sites com vagas para desenvolvedor de sistemas? 

Existem algumas formas de você acelerar o processo de encontrar um emprego na área de desenvolvimento de sistemas, através de sites de vagas na área. Dessa forma, é possível listar alguns, veja a seguir.

1. Revelo 

Considerado um dos melhores sites de recrutamento de novos talentos na área de tecnologia, essa plataforma foi desenvolvida no intuito de facilitar os processos seletivos e de ser realmente um “headhunter”. Com a Revelo, os usuários realizam testes e comprovam suas habilidades, capacidades e formações. 

Assim, após o cadastro, a inteligência artificial armazena os dados e sempre que uma vaga é aberta, o software direciona os usuários com as características desejadas e que se adequam ao desejo do empregador. O sistema oferecido pelo site facilita a comunicação entre empresas e talentos interessados em colaborar com o negócio, já que o candidato não precisa se inscrever nas vagas. Ele receberá convites para processos seletivos conforme o seu perfil.  

O nível de acerto na recomendação de um candidato para determinada vaga é tão grande que apenas 5% deles recusam uma proposta. 

Por ser tão completo e ter o diferencial de contar com a inteligência artificial – o que garante uma alta taxa de assertividade no encontro de profissionais e empresas – essa plataforma destaca-se diante das outras opções da lista.

2. Profissionais TI

O site Profissionais TI é também uma opção para procurar vagas abertas na área de tecnologia da informação. Além de oportunidades profissionais, o site oferece conteúdos interessantes sobre tecnologia, como orientação profissional, notícias, novos recursos e muito mais.

Ao criar uma conta no site, é possível seu curriculum vitae, marcar os seus interesses em relação às vagas que procura e candidatar-se diretamente às que lhe interessam. O site também permite filtrar pesquisas de emprego por empregos temporários, empregos seniores, empregos freelancer, estágios e muito mais.

2. Trampos TI

Se você tem alguma experiência na área de TI, provavelmente já ouviu falar do site Trampos. Apesar de haver oportunidades em outras áreas, como comunicação, a maioria das vagas anunciadas no site são para o setor de tecnologia. O site tem uma sensação mais casual, permitindo que empregadores e candidatos a emprego publiquem vagas e currículos.

O site também oferece um plano PRIME que destaca o currículo do assinante, entre outros benefícios, como: saber se o recrutador visualizou o seu interesse, ter melhor rankeamento nos resultados de busca, entre outros.  

3. APInfo

O site APInfo possui um grande banco de dados de vagas em diversas áreas da tecnologia da informação, como desenvolvimento de sistemas, informática, programação e assim por diante.

O procedimento de submissão de curriculum vitae no site é gratuito e permanece acessível na plataforma por tempo indeterminado. Novos empregos são adicionados ao APInfo todos os dias, e você pode filtrar suas pesquisas por palavras-chave, curriculum vitae ou código de trabalho.

4. LinkedIn e LinkedIn Jobs

Embora o LinkedIn não seja um site de emprego de TI especificamente, quando há uma boa rede profissional estabelecida, o LinkedIn oferece uma plataforma robusta de busca de emprego para profissionais de tecnologia.

Além disso, é uma das plataformas de rede mais eficientes. A maioria dos gerentes de contratação usa o LinkedIn para encontrar candidatos de alto potencial. Portanto, garanta que seu perfil do LinkedIn esteja otimizado com as palavras-chave adequadas para que você apareça quando os recrutadores buscam por termos relacionados ao setor de tecnologia.

Você também pode utilizar o LinkedIn Jobs, a plataforma do site para localizar oportunidades próximas de empresas cadastradas na plataforma, para manter uma busca mais ativa por um emprego.

5. Geek Hunter

Se você é um desenvolvedor em busca de trabalho, nas áreas de Front-end, Back-end, Full Stack, Júnior, Pleno ou Sênior, este site é ideal para você. O Geek Hunter também permite que as empresas publiquem vagas de emprego no site para encontrar profissionais mais rapidamente.

O cadastro de currículos é gratuito, e o algoritmo do site faz uma “correspondência” e mostra as vagas disponíveis que melhor se adequam ao seu perfil. 

Conclusão

A área de TI, principalmente de desenvolvimento de sistemas tem ganhado cada vez mais notoriedade e é importante no mercado. Embora seja um mercado em expansão, é preciso que o profissional esteja sempre buscando aprimorar a sua habilidade, principalmente tendo em vista que esse é um campo que está sempre sendo atualizado com novas ferramentas.

Atrelado a isso, se o profissional tiver uma plataforma ativa e assertiva como o serviço oferecido pela Revelo, as chances de um desenvolvedor de sistemas conseguir uma vaga adequada às suas qualificações torna-se muito maior!

A Revelo é a maior empresa de tecnologia no setor de recursos humanos na América Latina e tem uma plataforma de recrutamento que conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. 

Aproveitamos todos os atributos dos candidatos e os levamos até as empresas que precisam de um desenvolvedor como ele, por exemplo! Por isso, não deixe de conferir o nosso site e se inscrever para encontrar a vaga certa!

scroll to top