Tudo o que você precisa saber sobre cultura organizacional 

A cultura organizacional é o que irá garantir que uma empresa tenha a personalidade necessária para alcançar os seus objetivos. Ela baseia-se na forma como seus funcionários vão trabalhar e o que deverá ser priorizado no ambiente empresarial.

A cultura organizacional é o que irá garantir que uma empresa tenha a personalidade necessária para alcançar os seus objetivos. Ela baseia-se na forma como seus funcionários vão trabalhar e o que deverá ser priorizado no ambiente empresarial. 

Neste texto, você vai entender o conceito, suas formas de aplicação, importância e como melhorar a cultura da sua empresa. Boa leitura!

O que é cultura organizacional

A cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de características que formam a “personalidade” de uma empresa. É ela que vai dissipar os valores da companhia e orientar a performance de todos os seus colaboradores. 

Quando uma empresa precisa traçar seus objetivos e formas de agir para alcançá-los, a cultura organizacional está lá para orientação. Ou seja, é preciso que ela seja baseada tanto em ideias quanto ações. 

Importância da cultura organizacional 

A cultura organizacional é o que vai guiar as decisões da empresa para que ela cresça e atinja todas as camadas e departamentos de uma companhia. Sua importância é enorme, uma vez que ela alinha a ética e moral da corporação com as expectativas dos gestores e seus colaboradores. Tudo isso levando em conta as características individuais de todos os funcionários e um clima organizacional saudável. 

Características da cultura organizacional

As características da cultura organizacional rementem a forma como a empresa irá se manter e crescer dentro do mercado. Ela é também um dos aspectos mais importantes para avaliar a corporação, por isso, é preciso que ela não deixe de ser um benefício e passe a virar desvantagem (algo que pode ocorrer com uma cultura baseada em alta competitividade ou microgerenciamento, por exemplo). 

Benefícios da cultura organizacional

O primeiro grande benefício de uma empresa que cria e implementa uma boa cultura organizacional é o diferencial no mercado, é ela que irá tornar a companhia única. 

Além disso, a cultura da empresa vai facilitar processos como alinhamento de objetivos e também as formas de motivar os funcionários para que eles sejam atingidos. Por exemplo, se dentro da cultura estão aspectos como inovação e confiança a empresa terá, respectivamente, o incentivo ao pensamento criativo e um ambiente que preze pelo respeito e colaboração mútua.

Outro exemplo é, se na cultura da empresa o aspecto segurança psicológica estiver presente, será primordial o fornecimento de feedbacks honestos e também uma liderança que seja capaz de criar um ambiente seguro. Ao saber que isso faz parte da identidade da companhia, as etapas de contratação e desenvolvimento de todos os funcionários serão muito mais eficientes. 

Cultura organizacional X Clima organizacional: qual a diferença? 

Pelo fato da cultura organizacional ter influência sobre o clima da empresa, é comum que ambas sejam confundidas. Para entender em quais aspectos elas são diferentes, é preciso pensar que enquanto a cultura tem o poder de transformar o ambiente da empresa de forma estrutural, o clima é criado pelas atitudes da gestão e colaboradores. 

A cultura organizacional molda a forma de pensar a agir de uma empresa, envolvendo hábitos, valores e ética e direcionando o time da melhor forma possível para que os objetivos corporativos sejam alcançados. Já o clima organizacional refere-se aos sentimentos que os funcionários têm sobre a empresa, seja positivo ou negativo, e pode variar bastante entre eles, pois envolve relação com os pares, plano de carreira, etc.

Conheça os tipos de cultura organizacional

Os tipos de cultura organizacional variam de acordo com pontos de vista de diferentes autores, como Charles Handy CBE, filósofo irlandês especializado em comportamento e gestão organizacional, Mary Ann Von Glinow, diretora do Centro de Educação e Pesquisa em Negócios Internacionais, Fons Trompenaars, teórico organizacional e consultor de gestão e outros.

A seguir, separamos os principais:

  • Cultura de papéis;
  • Cultura das pessoas;
  • Cultura do poder;
  • Cultura de tarefas.

Cultura de papéis

De acordo com Charles Handy, a cultura de papéis é baseada na definição do papel ou do trabalho a ser feito, não em personalidades. Ela é importante para definir qual é o papel exato de cada colaborador dentro da empresa.

Cultura das pessoas

Nesse tipo de cultura, o foco são os indivíduos da empresa, seus talentos. Por isso, a corporação tem planos e ações de valorização e desenvolvimento desses colaboradores para que possam trabalhar e ajudar no crescimento corporativo. 

Cultura do poder

A cultura do poder é aquela onde uma pessoa centraliza as atividades e, depois, faz a distribuição baseada nas funções e setores.

Cultura de tarefas

Nessa cultura organizacional a performance do time é julgada com base em resultados e também soluções de problemas. Nela, a empresa detecta e define o problema e, depois transfere os recursos e pessoal para sua resolução.

Saiba identificar seu tipo de cultura organizacional

Para que a cultura organizacional realmente seja um pilar que direcione e apoie a empresa é importante identificar o melhor tipo. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional frequentes. Dessa forma, as respostas a longo prazo vão ajudar na escolha do melhor tipo de cultura.

Os 3 níveis de cultura organizacional

Existem alguns componentes que separam a cultura organizacional em níveis diferentes. Conhecê-los é importante para compreender melhor o conceito e, assim, implementar e manter a cultura na empresa fica mais fácil. 

Artefatos

O nível artefatos é considerado o primeiro. Ele envolve tudo o que vemos na empresa, ou seja, a linguagem utilizada, logotipos, estrutura do escritório, etc. São elementos que ajudam a empresa a ser definida em um primeiro momento. 

Valores compartilhados

Valores e crenças compartilhados já são um pouco mais aprofundados do que nível artefatos. Trata-se da camada que define os valores, filosofia e conduta de todos os colaboradores da empresa. É a partir deles que manuais para os funcionários serão criados, por exemplo. 

Pressupostos

A terceira e última camada é a da cultura de fato. Por estar em uma base mais profunda, a cultura faz parte até do inconsciente da empresa e, se precisa ser alterada, pode ser um desafio porque já está enraizada. 

É importante destacar que nem sempre todas as camadas da cultura organizacional estarão alinhadas. Isso quer dizer que valores e artefatos possam transmitir uma personalidade enquanto que os pressupostos básicos transmitem outra.  Se esse for o caso, é preciso trabalhar para corrigir essa falta de harmonia.

Qual é o papel do RH na cultura organizacional?

O papel do Recursos Humanos em uma cultura organizacional é a própria criação das estratégias e, junto com a gestão, disseminar entre os funcionários. É por meio do RH que funcionários saberão o que é esperado deles e como eles devem agir dentro da empresa. 

É através do processo de recrutamento e seleção que o RH saberá quais candidatos estão mais alinhados a sua cultura organizacional, facilitando o processo e diminuindo o turnover, por exemplo. 

Outro exemplo de como o RH trabalha em conjunto com a cultura organizacional é a comunicação interna. Afinal, é por ela que todos os pilares, como os valores, serão transmitidos de forma efetiva. 

Qual é o  papel dos funcionários na cultura organizacional?

Da mesma forma que o RH tem um papel essencial em uma cultura organizacional, os funcionários também fazem parte disso. Na prática isso significa que eles participarão de rituais da empresa e se comunicarão da forma esperada pela corporação.

Os colaboradores de uma companhia são os representantes da empresa, por isso, acabam sendo um reflexo e fortalecimento da cultura organizacional. É justamente por esse motivo que a cultura da empresa vai depender, na prática, da contratação desses profissionais, que precisam estar alinhados e se identificarem com a corporação. 

Quais os problemas da falta de cultura em uma empresa?

Quando uma empresa não possui uma cultura organizacional bem definida e dissipada, ela pode encontrar alguns problemas como os abaixo:

Problemas na seleção de profissionais

Se a empresa não compreende muito bem sua personalidade e nem o que esperar de um profissional, o processo de recrutamento frequentemente será falho, já que a empresa pode contratar alguém que não irá se adaptar na instituição. 

Problemas quanto ao alinhamento

Pode acontecer também dos funcionários não estarem totalmente alinhados com os objetivos da empresa e, assim, dedicarem tempo de trabalho com atividades que não estão focadas no que a empresa almeja alcançar. 

Desmotivação 

Quando o funcionário não tem claro para si a visão do negócio, quais são as estratégias que a empresa usa e de que forma suas metas afetam o todo, pode acabar desmotivado com suas atividades diárias. Afinal de contas, ele encontrará dificuldades em enxergar sua utilidade e, consequentemente, terá problemas em alcançar as metas. 

Problemas na comunicação

A comunicação interna é bastante afetada pela falta de uma cultura organizacional. Sem ela, os funcionários ficam desorientados e acabam agindo de formas diferentes, ou seja, departamentos agindo de modo independente e gestores desalinhados com suas equipes. 

Como construir uma cultura organizacional?

Construir e implementar uma cultura organizacional envolve alguns passos importantes. Veja a seguir.

Definição de missão e valores

É preciso pensar a maneira com que a empresa deseja ser vista internamente e também externamente. A partir daí, os valores e missão precisam ser propagados. 

Crie regras e uma identidade

As regras são importantes para manter a ordem na empresa. Pode, por exemplo, envolver o fato de não haver determinação de horário ou a escolha de um dresscode.  

É preciso ter em mente que tentar incluir todo mundo na definição de regras pode ser uma pegadinha, já que isso pode fazer a empresa perder o foco.  

Atente-se a imagem dos líderes

Se gestores e CEO’s não estão seguindo a cultura, as chances de suas equipes fazerem o mesmo são grandes. Por isso, é importante certificar-se que a chefia está dando exemplo.

Documente tudo

Ter um documento com toda a cultura organizacional vai facilitar bastante no onboarding de novos funcionários. Nele, é possível incluir códigos de ética, missão e valores etc. 

Faça rituais de fortalecimento da cultura

Se a cultura da empresa preza bastante feedbacks, por exemplo, é preciso não deixar esse ritual importante desaparecer. Por isso, estabeleça um período para que esse e outros rituais aconteçam, sejam eles eventos, festas corporativas, etc.

5 dicas para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa

1. Alinhe o processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é a entrada de novos profissionais na empresa. Quando são atraídos talentos que não estão dentro dos valores determinados pela cultura, cria-se um problema: o desalinhamento no fit cultural.

As habilidades técnicas não definem o candidato, além delas, o processo seletivo precisa conseguir analisar as características socioemocionais. Quando o processo de recrutamento e seleção está alinhado desde a atração de novos talentos aos ideais culturais da empresa, fica mais fácil conseguir fazer uma contratação que não se reverterá em um turnover.

Quando leva-se em conta apenas as qualidades técnicas de uma pessoa, o RH pode estar desconsiderando a falta de alinhamento com o que foi determinado como valor cultural pela empresa. Dessa forma, a adaptação da nova contratação no cotidiano empresarial fica dificultoso, pois não há um entendimento e engajamento entre os valores individuais e os organizacionais.

Para retê-lo, o RH terá que investir em treinamentos que consigam desenvolver os critérios culturais, gerando custos que poderiam ser eliminados se o processo seletivo fosse devidamente alinhado desde o princípio. Outra possibilidade é que o profissional se desligue da empresa em pouco tempo.

2. Entenda o clima organizacional

A compreensão do clima organizacional também auxilia em tomadas de decisões. Quando a energia de um time está baixa, remodelá-lo pode ser uma alternativa para dar novos ânimos. Essa alteração pode ser realizada por meio de uma nova contratação ou estruturação de cargos dos profissionais, o clima ajuda na compreensão do que fazer.

O clima organizacional é um termômetro para saber o quanto os colaboradores estão engajados e estimulados pela cultura. É possível questioná-los sobre os valores, tentando abordar como cada um percebe os ideais estipulados pela empresa e os vivencia no dia a dia dentro da empresa.

3. Tenha uma comunicação interna forte

Cultura é um elemento vivo dentro das empresas e, para crescer e fortalecer ela precisa da colaboração de todas as pessoas. Para conseguir ouvir todos os gestores e os funcionários, a empresa precisa investir em uma comunicação interna forte e frequente.

Além de feedbacks constantes, é preciso que os gestores e colaboradores criem o hábito de trocarem informações. Ter canais de comunicação oficiais ajuda no fluxo entre todos as pessoas da empresa, estimulando que elas conversem sobre os assuntos da empresa e também conheçam uns aos outros.

É importante entender que a comunicação é a palavra-chave. Quando todos se sentem confortáveis para dar feedbacks uns aos outros, os colaboradores tornam-se em verdadeiros promotores e defensores dos valores culturais. Ou seja, eles fiscalizam as posturas — inclusive dos gestores — que não são coerentes com os ideais da empresa.

4. Deixe todos na mesma página

Fundadores, CEO, gestores, colaboradores… Todas as pessoas envolvidas na empresa precisam estar na mesma página no que se trata sobre cultura organizacional. Se um gestor não “compra” os valores vivenciados pela empresa, desestimulará seus subalternos a seguirem tais ideais.

Por isso, o papel do RH na cultura é garantir que ela seja vivenciada e exercida por todos dentro da organização, independente do cargo que ocupa. Caso haja alguma conduta indevida ou desalinhada com a cultura organizacional, a pessoa precisa ser comunicada e orientada.

Além disso, é possível estabelecer pequenas “punições” para as pessoas que não seguem os valores. Isso dependerá dos processos que a empresa estipulará internamente, mas é importante mostrar que caso o profissional não siga os valores indicados pela empresa, ele será responsabilizado pela postura incoerente.

Para não ser punitivo, o caminho pode ser valorizar ações positivas. Valorizar os profissionais que se destacam sobre os pilares culturais estipulados pela empresa é uma maneira de mostrar que ao segui-los todos serão contemplados de alguma forma.

5. Conheça o perfil comportamental dos colaboradores 

Para conseguir fortalecer a cultura organizacional da empresa, nada melhor do que conhecer profundamente os colaboradores. O perfil comportamental impacta o clima e, consequentemente, a cultura de uma instituição ao proporcionar aos gestores entender melhor as características socioemocionais.

Mapear todos os colaboradores da empresa ajuda a equilibrar e elaborar processos seletivos mais eficazes. Dessa forma, ao captar novos talentos, fica mais fácil compreender não apenas as demandas técnicas, mas também as necessidades comportamentais que a equipe precisa.

A cultura organizacional em grandes empresas

Conheça alguns pontos principais na cultura organizacional de grandes corporações a seguir!

Coca-cola

A Coca-Cola tem em sua cultura organizacional valores como orientação global e inovação. Na empresa, crenças e valores vão além do discurso e a empresa faz questão de colocar em prática no dia a dia.

Apple

A empresa é um exemplo de cultura organizacional. Nela o currículo do funcionário não conta muito mas sim o que ele, de fato entrega e sua personalidade. 

Facebook

O Facebook tem uma cultura que valoriza coragem, ousadia e inovação. Nela, o funcionário tem horários flexíveis e a expectativa da empresa sobre ele não está baseada nas experiências prévias do candidato, mas sim na capacidade dele levar novas perspectivas. 

Netflix 

A Netflix foca nos valores e nas habilidades de cada um dos seus colaboradores. Ao contrário de muitas empresas, ela não foca na quantidade de horas trabalhadas, sua cultura está voltada para a produtividade e quais foram exatamente as contribuições que os funcionários proporcionaram em determinado período. 

Twitter

A cultura organizacional do Twitter é baseada na descontração e motivação dos colaboradores. Além disso, a empresa preza a boa relação entre todos e um ambiente harmônico e colaborativo.

Conclusão

Fortalecer a cultura organizacional é fundamental para garantir que a empresa não apenas seja dinâmica e bem estabelecida em sua estrutura interna, mas também consiga atrair novos talentos por meio de uma imagem positiva como employer branding.

Para garantir que a sua empresa tenha uma cultura bem estabelecida, é fundamental saber tudo sobre gestão de talentos também. Continue aprendendo e confira nosso Guia Gestão de talentos: Como implementar!

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