Saiba como ter sucesso ao contratar desenvolvedor Full-Stack

Está precisando contratar desenvolvedor Full-Stack? Confira as principais habilidades desse profissional, e como definir o perfil do candidato para buscar o talento ideal para sua empresa.

Desenvolvedor Full-Stack é uma carreira que ganhou relevância no mercado de tecnologia, principalmente pelo perfil multidisciplinar. Afinal, ele domina todas as áreas do desenvolvimento, facilitando a comunicação e supervisão dos processos.

A empresa em busca do desenvolvedor Full-Stack procura um profissional versátil e com capacidade de buscar soluções inovadoras. Entretanto, o mercado para esse profissional é muito competitivo, inclusive com a concorrência de empresas no exterior.

Para ajudar você a contratar desenvolvedor Full-Stack ideal, a Revelo selecionou as principais habilidades desse profissional, além de dicas para definir o perfil do candidato. Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

Principais habilidades do desenvolvedor Full-Stack

Para ilustrar, a stack de desenvolvimento é o conjunto geral de tecnologias de uma aplicação. Por exemplo, é comum que o front-end seja desenvolvido com HTML, CSS e JavaScript, enquanto o back-end pode ser criado com PHP e o banco de dados MySQL.

Nesse sentido, o desenvolvedor Full-Stack deve ser capacitado para trabalhar com front-end e back-end. No entanto, este profissional não precisa ser um especialista em todas as linguagens.

Em geral, o desenvolvedor Full-Stack possui especialização em uma das tecnologias chamadas de “origem”, como PHP, e apresenta um conhecimento satisfatório do restante da stack de desenvolvimento. 

contratar desenvolvedor full-stack

Desenvolvedor Full-Stack participa de todas as fases do projeto

As habilidades e os conhecimentos desse profissional são importantes em todas as etapas do desenvolvimento do projeto. Desde o planejamento, gerenciamento de bancos de dados, controle do servidor, até a criação de interfaces de usuário.

Além do conhecimento técnico amplo, esse profissional precisa ser capaz de manter uma comunicação eficiente com os desenvolvedores envolvidos no projeto.

Modelo de Job Description para contratar desenvolvedor Full-Stack

Veja como criar uma descrição de vaga completa para atrair desenvolvedores Full-Stack qualificados para sua empresa. Confira!

Hard skills do desenvolvedor Full-Stack

  • Experiência de trabalho como desenvolvedor Full-Stack;
  • Experiência no desenvolvimento de aplicativos desktop e móveis;
  • Conhecimento de linguagens de front-end e bibliotecas (HTML/CSS, JavaScript, XML, jQuery)
  • Conhecimento de linguagens back-end (C#, Java, Python) e estruturas JavaScript (Angular, React, Node.js)
  • Familiaridade com os conjuntos de tecnologia da empresa (à definir);
  • Bancos de dados relacionais (MySQL, PostgreSQL);
  • Bancos de dados NoSQL (MongoDB, Redis);
  • Conhecimento de servidores de internet (Apache, Nginx);
  • Experiência do Usuário (UX) e Interface do usuário (UI);
  • Familiaridade com boas práticas de desenvolvimento (arquitetura, revisão de código, testes automatizados e controle de versão)
  • Colaborar com outros membros da equipe, Engenheiros, PO, QA, Designers e Tech Leader para resolver os desafios existentes.

Soft skills do desenvolvedor Full-Stack

  • Multitarefa e facilidade de gerenciamento de tempo;
  • Ótimas habilidades de comunicação;
  • Raciocínio lógico;
  • Flexibilidade e fácil adaptação a mudanças;
  • Proatividade para resolver problemas;
  • Colaborativo e com facilidade para trabalhar em equipe;
  • Ter ótima visão analítica e para negócios.

Responsabilidades e tarefas

  • Trabalhar com desenvolvedores e designers para idealizar soluções de software;
  • Criar arquiteturas para front-end e back-end;
  • Criar aplicativos com design atraente e fácil usabilidade;
  • Escrever APIs eficazes;
  • Desenvolver e gerenciar bancos de dados;
  • Testar softwares para garantir o funcionamento e eficiência;
  • Oferecer suporte técnico aos clientes internos e externos;

Soft skills essenciais ao contratar desenvolvedor Full-stack

Apesar da imagem altamente técnica dos profissionais de TI, ao contratar desenvolvedor Full-Stack é essencial avaliar as soft skills (competências comportamentais).

Principalmente, esse profissional precisa ter boa habilidade em comunicação e relacionamentos interpessoais. Além disso, precisam ter boa organização, visão para negócios e manter um bom relacionamento com o cliente.

Outro ponto essencial é a adequação à cultura da empresa, ou fit cultural, que determina se o candidato irá se adaptar ao modo de trabalho, valores e princípios da empresa.

Contrate o desenvolvedor ideal na Revelo

No marketplace Revelo, você encontra desenvolvedor(a) Full-Stack de acordo as habilidades e experiências desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa


scroll to top