Saiba responder perguntas mais comuns na entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Confira 8 perguntas mais comuns feitas durante uma entrevista de emprego e saiba a melhor forma de responder cada uma delas para conquistar a oportunidade ideal.

Não seria ótimo se você soubesse quais perguntas o recrutador poderia fazer em sua próxima entrevista de emprego?

Em geral, as perguntas feitas em uma primeira entrevista de emprego abordam noções básicas sobre o que os recrutadores desejam saber do candidato: quem você é, por que é adequado para a função e em quais habilidades se destaca. 

Por isso, uma boa dica é estudar as possíveis perguntas e treinar as respostas, até sentir-se confortável com o que pode ser solicitado pelo recrutador.

Enfim, se você tiver em mente as respostas para as perguntas mais comuns feitas em entrevistas. Com certeza, estará preparado para qualquer conversa com o recrutador em busca da oportunidade ideal.

Confira a seguir 8 perguntas mais comuns de entrevistas de emprego:

1. Fale sobre você

Essa pergunta parece simples, mas muitas pessoas não conseguem se preparar para ela. Neste caso, é importante não fornecer de imediato seu histórico profissional ou pessoal completo. 

Em vez disso, utilize um argumento que seja conciso e atraente, e que mostre exatamente por que você é a pessoa certa para o trabalho. 

Além disso, fale um pouco sobre suas principais habilidades e uma grande conquista profissional. Em seguida, fale sobre como você chegou onde está na carreira, e conte um pouco da sua experiência profissional mais relevante. 

2. Como você soube dessa posição?

Essa é outra pergunta aparentemente inofensiva, que na verdade é a oportunidade perfeita para se destacar e mostrar sua conexão com a empresa. 

Por exemplo, se você soube do trabalho por um amigo ou contato profissional, diga o nome dessa pessoa e conte por que você estava tão entusiasmado. 

Se você descobriu a empresa através de um evento ou artigo, compartilhe isso. Ou ainda, se você encontrou a vaga em uma plataforma de recrutamento online, compartilhe o que chamou mais sua atenção naquela oportunidade.

3. Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Cuidado com as respostas genéricas! Se o que você diz pode se aplicar a uma série de outras empresas, ou se sua resposta faz você repercutir como qualquer outro candidato.

Por isso, recomendamos algumas estratégias para a melhor resposta:

  1. Faça uma pesquisa e aponte para algo que torne a empresa única
  2. Concentre-se nas oportunidades de crescimento da organização e em como você pode contribuir para isso.

4. Porque devemos contratá-lo?

Essa é uma pergunta de entrevista de emprego que pode parecer intimidante. No entanto, se essa pergunta for feita, você está com sorte: não há melhor oportunidade para demonstrar suas habilidades

Seu trabalho aqui é elaborar uma resposta sobre três coisas:

  1. Que você é capaz de fazer o trabalho para entregar ótimos resultados; 
  2. Que você realmente se encaixa na equipe e na cultura da empresa

5. Quais são seus pontos fortes?

Esta pergunta é uma oportunidade para falar sobre algo que torna você uma ótima opção para esta função. Por isso, ao responder esta pergunta, pense em qualidade, não em quantidade. 

Em outras palavras, não recite uma lista de adjetivos. Em vez disso, escolha algumas qualidades específicas que sejam relevantes para a função e ilustre-as com exemplos. 

6. Quais são suas fraquezas?

O que o recrutador está realmente tentando fazer com essa pergunta, é avaliar sua autoconsciência e honestidade. Neste caso, você pode citar algo contra o qual você luta, mas que está trabalhando para melhorar.

Por exemplo, talvez você nunca tenha sido forte em falar em público, mas recentemente se ofereceu para organizar e apresentar reuniões para ajudá-lo a ficar mais confortável ao falar em público.

7. O que você gosta de fazer fora do trabalho?

Os entrevistadores costumam perguntar sobre seus hobbies ou interesses fora do trabalho, de modo a conhecer o candidato um pouco melhor e descobrir pelo que é motivado a dedicar seu tempo livre. 

Seja honesto, mas mantenha o profissionalismo. Além disso, fique atento às respostas que podem fazer parecer que você vai gastar todo o seu tempo livre em algo totalmente diferente do trabalho para o qual está se candidatando.

8. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Para responder essa pergunta, seja honesto e específico sobre os objetivos de carreira, lembrando em responder algo relacionado sobre o que o recrutador deseja saber.

A ideia aqui é refletir sobre seu futuro profissional:

  1. Avalie se você definiu expectativas realistas para sua carreira;
  2. Analise se a posição está alinhada com seus objetivos e crescimento. 

Neste caso, sua melhor opção é pensar de forma realista sobre onde essa posição pode levá-lo e responder de acordo com essas condições. 

Por outro lado, se o cargo não for necessariamente um bilhete de ida para suas aspirações. É comum dizer que você não tem certeza ainda do que o futuro reserva, mas que enxerga essa como um papel importante em ajudá-lo a tomar essa decisão.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Agora que você já sabe como responder as perguntas mais comuns de entrevista de emprego, basta começar a procurar o trabalho ideal.

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Comece agora mesmo sua busca por uma oportunidade de trabalho com a ajuda da Revelo!







scroll to top