Trabalho autônomo e remoto estarão em alta em 2021

Trabalho autônomo e remoto

Entenda por que o trabalho autônomo e remoto estarão em alta em 2021 e encontre a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo. Confira!

As modalidades de trabalho autônomo e remoto devem seguir como uma forte tendência em 2021. Afinal, diante de um cenário econômico incerto, muitas empresas preferem contratar profissionais autônomos com contrato PJ para trabalhar à distância. 

Nesse cenário, é cada vez mais comum encontrar ofertas de trabalho nessas modalidades, sendo uma alternativa para quem busca uma oportunidade de se reinserir no mercado e, claro, obter uma renda.

Segundo dados da Revelo, em 2020 o número de candidatos que aceitam contratação PJ aumentou em 40%, principalmente nas áreas de tecnologia, design e marketing digital.

Além disso, o aumento do trabalho remoto nas empresas fez o número de contratações fora do eixo Rio e São Paulo crescer 20% em 2020.

No entanto, para alguns profissionais a liberdade que vêm com o trabalho autônomo pode ser estimulante, mas para outros, pode causar ansiedade e insegurança.

Por isso, selecionamos alguns pontos positivos sobre essas modalidades de trabalho, além de dicas sobre como encontrar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Vantagens do trabalho autônomo

Se você está tendo dificuldade para encontrar um emprego fixo, o trabalho autônomo pode ser uma solução viável de curto prazo. Além disso, pode ser uma ótima maneira de preencher uma lacuna em seu currículo ou de desenvolver novas habilidades. 

Para quem deseja mudar de carreira, o trabalho autônomo é uma das formas de ampliar o currículo, pois é possível entrar em contato com diferentes setores do mercado.

2. Seja realista sobre sua preferência

Alguns candidatos podem aceitar o trabalho autônomo como uma solução de longo prazo. Enquanto outros podem encará-lo como uma experiência de curto prazo, ou usá-lo como uma forma de complementar sua renda, até que algo mais estável apareça. 

De qualquer forma, é fundamental fazer um balanço de suas finanças para determinar o que pode funcionar para você.

3. Comunique suas intenções

Cada vez mais, as empresas estão adotando contratos de trabalho autônomo (PJ), pois o momento atual do país está um pouco incerto. 

Entretanto, essa situação tende a mudar, afinal as empresas também precisam voltar a investir nas contratações regulares com regime CLT.

Neste caso, os profissionais autônomos são ótimas opções para as empresas, pois eles possuem conhecimentos especializados e já estão inseridos na cultura da empresa. 

Por isso, se o seu objetivo é entrar de vez para a equipe, comunique seu gestor do seu interesse em continuar na empresa com contrato fixo.

4. Trabalho remoto veio para ficar

De fato, a pandemia alterou a maneira como muitos empregadores pensam sobre o trabalho remoto. Por isso, é improvável que o número de pessoas que trabalhavam nos escritórios volte aos níveis anteriores a 2020. 

Muito provavelmente, algumas empresas vão adotar o trabalho remoto. Já outras podem precisar que seus colaboradores voltem ao local de trabalho e, ainda, outras buscarão modelos híbridos e flexíveis. 

Enquanto isso, muitas organizações também continuarão conduzindo seus processos de contratação remotamente, independentemente da postura que adotem no trabalho remoto a longo prazo.

Saiba como se adaptar para conquistar uma oportunidade em 2021!

1. Amplie sua busca de emprego

Sem dúvida, a tendência do trabalho remoto abriu muitas possibilidades para profissionais em todo o país. 

Isso significa que você pode se inscrever para os empregos de seu interesse na sua região. Bem como, pode se candidatar a empregos que possam estar baseados em outra região ou mesmo em outro país.

2. Treine suas habilidades de entrevista online

Com tantas empresas continuando a trabalhar na modalidade de trabalho remoto, provavelmente, as entrevistas também continuarão a ser online. 

Até mesmo as empresas que esperam que os colaboradores voltem a trabalhar presencialmente, podem estar contratando remotamente até que uma vacina seja mais difundida e, consequentemente, seja mais seguro retomar as entrevistas pessoais. 

Portanto, esteja pronto para responder às perguntas comuns da entrevista e siga as dicas da Revelo de entrevista online.

3. Mostre suas melhores habilidades

Existem características específicas (como as habilidades de organização e comunicação) que tornam alguns profissionais mais capazes para o trabalho remoto.

Portanto, é recomendado estar preparado para responder perguntas sobre habilidades de trabalhar em casa durante as entrevistas online. Principalmente, se você está sendo entrevistado para uma posição que é permanentemente remota ou temporariamente remota.

4. Reflita sobre como você deseja trabalhar

A tendência do home office é uma ótima notícia para quem adora trabalhar em casa. No entanto, outras pessoas podem sentir falta de ir para o escritório para trabalhar ao lado dos colegas de equipe. 

Independentemente de qual modalidade de trabalho você prefere, é preciso ser estratégico sobre:

  • Avaliar para quais vagas está se candidatando;
  • Quais perguntas sobre a configuração atual da empresa poderá fazer na entrevista;
  • Procurar entender sobre os planos e objetivos da empresa a longo prazo.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Está em busca de uma oportunidade profissional em 2021?

Na Revelo, você encontra oportunidades de trabalho em diversas áreas, nas modalidades de trabalho fixo, temporário, autônomo e remoto.

Diferentemente dos sites de vagas, em que você precisa se candidatar para demonstrar interesse, na Revelo são as empresas que procuram você.

Basta se cadastrar na plataforma, e ficar disponível para os convites de entrevistas.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você pode participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top