Como evitar a procrastinação no trabalho e todo o estresse que esse hábito causa?
Se você já passou horas enrolando e acabou atrasando suas tarefas mais importantes, saiba que muitos profissionais têm o mesmo problema.
Quanto mais complicada, tediosa ou desafiadora é a tarefa, maior é nossa tendência a adiá-la indefinidamente — e procurar uma fuga ou distração.
Felizmente, esse comportamento pode ser superado com algumas técnicas simples.
Então, leia agora mesmo nossas dicas e aprenda a se livrar da procrastinação (não vale salvar o artigo para depois, hein?).
Impactos da procrastinação no trabalho
Antes de aprender como evitar a procrastinação do trabalho, vamos entender melhor os impactos desse hábito para profissionais e empresas.
De acordo com o autor do livro Take the Stairs: 7 Steps to Achieving True Success (Perigee Book, 2012), Rory Vaden, a procrastinação custa muito mais caro do que as empresas imaginam.
Ele cita um estudo de 2011, feito com 10 mil profissionais norte-americanos, que revela o número de horas de trabalho perdidas com o adiamento indefinido de tarefas: 2,09 horas ao dia.
Ou seja, durante mais de um quarto do expediente, as pessoas tendem a se distrair com tarefas inúteis enquanto os prazos apertam e o trabalho se torna mais urgente.
Esse desperdício de tempo representa uma perda significativa de produtividade, que tem impactos negativos para a empresa e para o profissional.
Além de reduzir seu desempenho, o procrastinador sofre com o sentimento de culpa e estresse das tarefas se acumulando, e muitas vezes sente que não tem controle sobre a situação.
Outra pesquisa realizada por cientistas suecos em 2015, analisando populações de vários países, chega à conclusão de que ao menos 20% dos adultos são procrastinadores crônicos.
Para não chegar a esse ponto, você precisa retomar as rédeas do seu comportamento o mais rápido possível.
É possível evitar procrastinação no trabalho?
Sim, é perfeitamente possível aprender como evitar a procrastinação no trabalho.
Mas, para muita gente, trata-se de um desafio enorme.
Essencialmente, a procrastinação é uma combinação entre problemas de controle emocional e gestão do tempo.
De acordo com o professor de psicologia Tim Pychyl, do Procrastination Research Group, as pessoas procrastinam porque se sentem ansiosas, inseguras, frustradas e entediadas com uma tarefa, objetivo, ou compromisso.
Em entrevista ao New York Times de 2019, ele explica que esse comportamento vem da “necessidade imediata de gerenciar suas emoções negativas, buscando qualquer alívio para fugir da obrigação”.
Outro ponto importante é que nem sempre nós adiamos a tarefa somente por que é chata ou complicada.
Muitas vezes, há sentimentos mais profundos por trás dessa atitude, como receio de não ser bom o suficiente e falta de autoconfiança para cumprir as exigências.
Mas, felizmente, com algumas técnicas simples, é possível superar esses sentimentos e parar de postergar no trabalho.
Como evitar procrastinação no trabalho
Vamos ao que interessa: um guia de como evitar a procrastinação no trabalho e elevar sua performance.
Siga o passo a passo e vença o hábito de deixar para depois.
1. Pratique a autoconsciência
O primeiro passo para evitar a procrastinação é prestar atenção aos seus sentimentos, identificando o momento exato em que surgem as emoções negativas em relação a uma tarefa.
Ao desenvolver sua autoconsciência, você vai perceber rapidamente quando começa a fugir das obrigações, impedindo o ciclo de procrastinação a tempo.
Por exemplo, quando se deparar com aquela tarefa frustrante e tediosa, respire fundo e afaste os sentimentos sabotadores.
2. Livre-se das distrações
No ambiente de trabalho atual, o que não faltam são distrações que podem comprometer sua gestão do tempo.
Quando você percebe, já está imerso nas notificações do celular ou navegando pelas redes sociais durante o expediente.
Para evitar esse problema, é melhor se livrar de vez das tentações, deixando seu celular em um local afastado, desinstalando apps de redes sociais ou desabilitando notificações, por exemplo.
3. Divida seu trabalho em pequenas tarefas
Se uma tarefa parece muito longa e complexa, é quase certo que você vai acabar procrastinando.
Por isso, lembre-se de dividir seu trabalho em tarefas menores, cumprindo pequenas metas com intervalos ao invés de tentar concluir tudo de uma vez.
Assim, você se sente menos pressionado e não cede ao adiamento involuntário.
4. Fuja das multitarefas
O hábito de executar várias tarefas ao mesmo tempo também aumenta o risco de procrastinação.
Por mais que às vezes seja inevitável, você precisa se esforçar para fugir das multitarefas e assumir apenas uma função por vez.
Isso porque pular de uma tarefa para a outra é a receita para cansar seu cérebro e acabar postergando entregas prioritárias.
5. Use um método de produtividade
Os métodos de produtividade não resolvem, sozinhos, o problema da procrastinação, mas são ótimos aliados para a sua gestão do tempo.
A técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir seu trabalho em períodos de 25 minutos, separados por pequenos intervalos para aumentar sua agilidade mental.
Para utilizar esse método, você vai precisar de um cronômetro e uma boa dose de disciplina — dois antídotos contra a procrastinação.
Outra dica é utilizar um software de gestão do tempo como o Rescue Time, que mostra exatamente quanto tempo você gastou em cada atividade ao longo do dia.
6. Recompense a si mesmo
Se as listas de tarefas e pensamento positivo não estão adiantando, que tal recompensar seus pequenos sucessos?
Por exemplo, assim que terminar uma tarefa difícil, você pode premiar a si mesmo com aquele capuccino caprichado, uma leitura agradável ou mesmo um momento de descanso.
Assim, você treina seu cérebro para buscar os estímulos positivos e começa a se engajar mais nas tarefas.
7. Foque nos seus objetivos
Se está difícil começar uma tarefa, tente tomar distância da situação e pensar no que ela representa para os seus objetivos profissionais.
Isso porque, quando você se agarra a um objetivo maior na carreira, consegue motivação para seguir em frente e vencer a procrastinação no dia a dia.
Ou seja: cada tarefa cumprida é um passo adiante na rota do sucesso que você traçou.
Agora sim, você tem condições de evitar a procrastinação no trabalho.
Quando bater aquela ansiedade, lembre-se dessas dicas e continue focado na sua tarefa.
Como você pretende implementá-las no seu dia a dia?
Deixe um comentário e, depois, mãos à obra.