Descubra como fazer o onboarding de desenvolvedores remotos de forma efetiva na sua empresa e contrate os melhores talentos na Revelo!
Onboarding é o conjunto de processos usados para receber um novo profissional na empresa. O objetivo é integrar e capacitar o novo colaborador aos processos internos da organização, aos colegas de trabalho e à cultura da empresa.
Com certeza, um processo de onboarding bem estruturado auxilia na integração mais rápida e efetiva do colaborador. Além de contribuir para que o novo profissional esteja feliz e satisfeito no seu novo trabalho.
No entanto, com a popularização do home office, as empresas precisaram se adaptar para realizar um onboarding eficaz mesmo à distância no ambiente online.
Afinal, nas carreiras digitais, o trabalho remoto chegou para ficar, segundo a pesquisa da Revelo realizada em setembro, a maioria dos colaboradores prefere o home office.
Na pesquisa, cerca de 69% dos respondentes foram desenvolvedores. Desse total, 78% consideram trocar de emprego caso não possam continuar trabalhando de casa.
Por isso, se você está contratando desenvolvedores para trabalhar à distância, confira a seguir 4 etapas para o onboarding de desenvolvedores remotos de forma eficaz.
Confira o conteúdo que preparamos sobre onboarding de desenvolvedores remotos!
Etapa 1: Inicie o onboarding ainda no recrutamento
Você não precisa esperar até o primeiro dia de trabalho para começar o processo de onboarding de desenvolvedores remotos. É possível começar ainda nas últimas etapas do processo seletivo essa integração, confira a seguir:
- Nas últimas etapas do processo seletivo, você pode dar uma ideia ao candidato sobre as ferramentas e plataformas que eles precisam conhecer. Dessa forma, ele terá a chance de instalar essas ferramentas e familiarizá-las com antecedência.
- Informe os candidatos sobre os desafios da empresa e os projetos que ele estará envolvido. Certifique-se que eles entenderam os objetivos de curto e longo prazo e as tarefas que precisam priorizar assim que começarem.
- Prepare sua equipe para receber o novo colaborador antes do primeiro dia. Você também pode designar um colega mentor que pode orientar o desenvolvedor em seu processo de integração.
Etapa 2: Configuração do local de trabalho
Essa é a parte da integração que a maioria das empresas acerta, mas no caso do trabalho remoto existem alguns detalhes extras para providenciar.
Nessa etapa, é uma boa ideia ter um check-list para certificar-se de que o colaborador recebeu em casa tudo que precisa para começar a trabalhar.
Confira os principais itens de configuração do trabalho remoto:
- Enviar para a casa do desenvolvedor um computador com as configurações necessárias;
- Criar o acesso ao chat corporativo, se o sistema de bate-papo oferecer suporte a grupos e salas privadas inclua o novo funcionário a todos grupos que irá utilizar.
- Criar o acesso ao sistema de gerenciamento de projetos, neste caso certifique-se de que ele tenha privilégios para editar as tarefas.
- Compartilhar as senhas de acesso ao ambiente de teste e às chaves API;
- Enviar a documentação, orientações e manuais internos da empresa;
- Incluir o desenvolvedor nas principais reuniões de equipe para ele se familiarizar;
- Criar o acesso a serviços internos, como DeskHelp, suporte de TI e outras ferramentas úteis;
- Apresentar os serviços internos da empresa, como suporte de TI e HelpDesk.
Etapa 3: Fornecer a documentação técnica
Em seguida, você precisa fornecer as informações detalhadas sobre o projeto que o desenvolvedor irá trabalhar para ele começar a se integrar no fluxo de trabalho do projeto.
Confira outro check-list que ajudará você a garantir que está fornecendo todos os documentos técnicos necessários para o desenvolvedor remoto:
- Código fonte;
- Banco de dados e seu guia de configuração;
- Dependências para o projeto específico;
- Chaves e credenciais de API;
- Dados de amostra;
- Suítes de teste;
- Credenciais de implantação;
- Notas de desenvolvimento para fornecer ao novo contratado informações sobre erros anteriores.
Etapa 4 – Perguntas para melhorar seu programa de onboarding
Independente de quanto você planeje estrategicamente o onboarding de desenvolvedores remotos, sempre há espaço para melhorias. Confira seis perguntas para avaliar a eficácia dessa integração na empresa:
- É a empresa acolhedora mesmo no ambiente online?
- Os colaboradores estão satisfeitos por trabalhar com a empresa?
- Os funcionários entendem a visão e os objetivos da empresa?
- Os colaboradores sabem que a empresa os valoriza?
- O processo de onboarding online é envolvente?
- O onboarding recebe feedback? A empresa considera esse feedback?
Onboarding estruturado ajuda a reter desenvolvedores
Após contratar desenvolvedores, você não deve esperar que eles sejam super produtivos imediatamente, só por que o processo de onboarding está bem estruturado.
Cada colaborador tem o seu próprio tempo de adaptação para se estabelecerem em suas funções, ainda mais no home office, onde a integração é feita à distância.
Além disso, com um onboarding de desenvolvedores remotos bem planejado, você reduzirá a taxa de rotatividade na empresa e poderá contar por mais tempo com os contratados.
Afinal, no trabalho remoto, é ainda mais fácil do desenvolvedor receber propostas de outras empresas e mudar de trabalho caso não esteja satisfeito na empresa.
Revelo: seu marketplace de talentos em tecnologia
No marketplace de talentos Revelo você encontra desenvolvedores de acordo com as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.
Sem dúvida, ao utilizar nossa plataforma de recrutamento online, sobrará mais tempo para focar no processo de onboarding do novo colaborador.
Além disso, após contratar os talentos ideais para a sua empresa, a integração dos novos colaboradores será muito mais simples e com resultados satisfatórios. Experimente!
Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!
Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.
Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos.
Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!
Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa?
Conte com o marketplace de talentos Revelo!
Aqui você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.
Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa