Não sabe como contratar um headhunter, mas está pensando em contar com o apoio desse profissional para encontrar uma vaga de emprego?
Pois saiba que esse tipo de serviço é excelente para ampliar o número de oportunidades.
O headhunter é um profissional especializado em recrutamento que conecta empresas a profissionais que têm alinhamento de perfil e as competências desejadas para uma vaga.
Em outras palavras, ele é um caçador de talentos, que atua principalmente com organizações com vagas complexas e de alta gestão.
E, da mesma forma, junto a profissionais com alta competência técnica.
Por isso, a contratação de um headhunter é uma opção válida para quem está em busca de uma vaga na sua área de atuação, mas ainda não encontrou a oportunidade certa.
Esse é o seu caso?
Então, siga com a leitura.
Ao longo do artigo, explicamos como contratar um headhunter e quais são as etapas essenciais para encontrar um profissional qualificado.
Contratar um headhunter vale a pena?
Se você está em dúvida se o headhunter é a melhor opção, é preciso entender bem o que esse profissional pode fazer por você.
Primeiro, saiba que ele geralmente é requisitado por empresas com cargos importantes e estratégicos que não conseguem profissionais qualificados e com alta competência técnica para ocupá-los.
Acredite: essa é uma dificuldade no mercado.
De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, 45% das organizações têm cargos não ocupados porque não encontram talentos.
E o headhunter fica responsável por levar profissionais até as empresas.
Então, da mesma forma, ele pode colocar você diretamente em contato com empregadores na sua área — o que já é uma razão para considerar a contratação.
Ao contar com a parceria de um headhunter, você poderá alinhar com ele todos os detalhes da busca por uma vaga: nicho do mercado, cargo, pontos fortes e competências técnicas e comportamentais que você apresenta.
Dessa forma, ele poderá indicar empresas que buscam justamente o que você tem a oferecer.
A partir desse mapeamento, o headhunter ajuda a adaptar o currículo conforme a vaga, dá dicas para a entrevista e até mesmo orienta sobre negociação salarial, mantendo a confidencialidade do processo.
“Mais importante, ele fornece um caminho claro para a caixa de entrada de um gerente de contratação”, destaca o headhunter Christopher Taylor, em um artigo para o site The Muse.
Sem contar que, com o apoio desse profissional, você concentrará seus esforços em encontrar vagas que estejam alinhadas, de fato, com o que está buscando.
Como contratar um headhunter
Se convenceu de que contratar um headhunter é uma boa estratégia?
Então, a próxima etapa é saber como fazer uma contratação assertiva.
Abaixo, confira o passo a passo com cinco dicas essenciais que você precisa colocar em prática.
1. Faça uma busca online
O primeiro passo é mapear headhunters fazendo buscas no Google e nas redes sociais.
Uma boa plataforma para isso é o LinkedIn, por ser uma rede focada em conexões profissionais.
Crie uma lista dos profissionais que encontrou, para depois selecionar aqueles com experiência e contatos no mercado em que você busca vaga.
2. Avalie referências e conhecimento de mercado
Antes de realizar a contratação, é imprescindível analisar a trajetória do recrutador.
O ideal é que ele conheça as dinâmicas do seu nicho de mercado e que já tenha recrutado outros profissionais da área.
Observe resultados obtidos pelo headhunter, ou seja, qual foi a taxa de sucesso das indicações que ele fez.
Também busque referências, seja em comentários de outras pessoas nas redes do headhunter, seja perguntando para alguém que você conhece que já o contratou.
Dessa forma, terá um termômetro da atuação dele.
3. Análise a capacidade de networking do headhunter
O trabalho de um headhunter exige que ele mantenha uma rede de relacionamento dinâmica e diversificada.
Se ele não faz networking, é pouco provável que consiga conectar empresas a profissionais.
Então, tente mapear quais são os contatos do profissional no mercado, de que forma ele constrói sua rede e quais recursos ele utiliza para recrutar.
4. Considere o tempo médio de contratação
Outro ponto importante a analisar é o tempo médio das contratações resultantes de indicações do headhunter.
Trata-se de um indicativo da performance do profissional e da sua capacidade de entregar resultados.
Afinal, se você está contratando o serviço dele, é porque deseja encontrar uma vaga o mais rápido possível.
Geralmente, até seis semanas é o período ideal de contratação.
Claro que pode variar, mas é sempre importante analisar uma média para embasar a sua decisão.
5. Faça uma entrevista
Depois de passar por todas as etapas acima, é hora de entrevistar o headhunter que você está pensando em contratar.
Essa conversa é essencial para que você tire dúvidas, entenda qual é o perfil do headhunter e de que maneira ele trabalha.
Em outras palavras, é hora de conferir se vocês apresentam ideias e dinâmicas compatíveis.
“Este é um relacionamento profissional importante, e você precisa ter certeza de que vai funcionar”, afirma a especialista em busca de emprego Alison Doyle, em artigo para a revista The Balance.
Headhunter x marketplace de talentos
Já deu para ver que contratar um headhunter é uma excelente opção para quem busca uma vaga.
Outra alternativa interessante é o marketplace de talentos, plataforma online que conecta as melhores empresas aos profissionais mais qualificados do mercado.
Então, por que não unir os dois recursos para potencializar ainda mais a sua jornada?
Afinal, se você tiver um perfil profissional em um marketplace, pode até mesmo ajudar o headhunter a fazer indicações mais assertivas.
No marketplace de talentos da Revelo, você se conecta diretamente com empresas inovadoras na sua área e que estejam buscando profissionais com o seu perfil.
Com isso, aumentam as chances de contratação, justamente pelo fit entre você e a organização.
Cadastre-se na plataforma, preencha seus dados e faça os testes requisitados.
E deixe que a Revelo faz o restante por você por meio de inteligência artificial e machine learning.
Com essas dicas em mente, agora você já pode contratar um headhunter qualificado e se conectar com empresas em um marketplace de talentos que vai encurtar a distância até as empresas mais inovadoras do mercado.