Desvendando o Manifesto Ágil: por que ele foi assinado e qual sua importância

imagem com o texto

Você já deve ter ouvido falar do manifesto ágil, um documento assinado por 17 especialistas em 2001 para tornar o desenvolvimento de software mais eficiente.

Sabemos que desenvolver um software não é uma tarefa fácil. E a interação com o cliente e os colegas de trabalho pode tornar esse processo ainda mais complicado, moroso e cheio de falhas. É por isso que aplicar metodologias ágeis é tão importante.

Toda essa discussão começou com a publicação do manifesto ágil. Vamos entender melhor o que ele é, como e quando foi assinado. Falaremos também da sua importância para o mercado Tech e outros segmentos corporativos. Boa leitura!

O que é o Manifesto Ágil?

O manifesto ágil foi uma declaração de valores e princípios para o desenvolvimento de software assinada por 17 desenvolvedores em 2001, nos Estados Unidos. Até hoje, o documento é reconhecido como um grande marco na área da tecnologia e no mundo corporativo.

Considerada a Bíblia do desenvolvimento ágil, o manifesto tem 4 valores e 12 princípios. Em resumo, o documento defende a funcionalidade do software e a dinamicidade do processo de criação, com melhorias contínuas. 

Vamos abordar detalhadamente cada um desses valores e princípios mais adiante no texto.

Onde, quando e como aconteceu? 

O manifesto foi redigido e assinado em uma reunião de 17 especialistas de software em Utah (estado do oeste dos Estados Unidos), entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2001. 

Em uma data anterior, os profissionais já tinham se reunido uma vez para discutir as dificuldades burocráticas do andamento de projetos. Contudo, a situação só foi resolvida em uma segunda reunião, marcada para fevereiro. 

Os desenvolvedores já utilizavam metodologias ágeis antes da edição do manifesto, mas estes eram chamados de “métodos leves”. 

Com o desejo de difundir suas ideias e impactar o desenvolvimento de projetos de tecnologia, os autores optaram pela palavra ágil, que transmitia melhor o sentido de facilidade e eficiência no trabalho.

E qual sua importância?     

O manifesto ágil serviu de base para a formulação das metodologias ágeis, como o Scrum, Kanban, Lean, XD, FDD e MSF. Esses métodos visam entregar resultados de forma mais rápida, organizada e eficiente e vêm marcando presença na rotina de trabalho de diversas empresas de vários segmentos.

Além disso, o manifesto desencadeou a fundação da organização Agile Alliance, também em 2001, para apoiar pessoas e empresas que utilizam metodologias ágeis. Vamos explicar melhor o que essa organização faz daqui a pouco.

Mas por que o manifesto ágil surgiu? Qual era a necessidade da época? Bom, para entender melhor a importância do manifesto, é preciso voltar um pouco na história da informática.

Contextualizando…

O primeiro software foi criado em 1948, na Inglaterra, pelo matemático húngaro John von Neumann. Os primeiros softwares comerciais foram vendidos nas décadas de 60 e 70 pela IBM. 

Desde então, o uso de computadores foi se popularizando e o desenvolvimento de software evoluiu para atender diversas demandas, de diferentes áreas e públicos-alvo, com a criação de programas, sistemas operacionais, aplicativos e jogos. 

Não demorou para as grandes empresas ganharem interesse nesse mercado e os desenvolvedores se tornaram profissionais extremamente requisitados. O fluxo de trabalho deles, porém, era muito lento, rígido e conturbado. 

Por isso, surgiu a necessidade de padronizar o desenvolvimento de software no mundo com o estabelecimento de alguns valores e princípios básicos. E é aí que entra em cena o manifesto ágil!

Uma revolução na condução de projetos

O manifesto foi o princípio da discussão de outras formas de implantação de projetos, uma vez que métodos tradicionais estavam se mostrando insuficientes. 

O tradicional método linear de produção, com requerimento, planejamento, implementação e manutenção seguindo uma ordem de sucessão estática, não funcionava mais. O desenvolvimento de softwares precisa ser flexível, dinâmico e centrado nas pessoas, com uma comunicação ativa entre os indivíduos.

Dessa forma, os desenvolvedores de software geram mais valor para seus clientes em períodos curtos de tempo. Os produtos e serviços sobem de nível de excelência continuamente, melhorando o design e o desempenho.

Os 4 valores do Manifesto Ágil e seus propósitos 

Os quatro valores do manifesto ágil são:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Primeiramente, o desenvolvimento de software é uma atividade realizada por pessoas, embora as ferramentas também possam auxiliar na visualização do todo e da automação de processos.

Por isso, devemos dar muito mais valor às pessoas do que ao fato de estarmos a ferramenta XPTO ou o processo XYZ.

  1. Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Não adianta fazer um longo planejamento cheio de funcionalidades e interface, se ainda não é possível saber que o software vai funcionar como o esperado. 

Esse valor trata de desenvolver softwares simples que funcionam primeiro, para depois aprimorá-lo aos poucos em atualizações contínuas. A documentação também é importante e indispensável, mas o foco deve ser a entrega.

  1. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Ao colocar o cliente como centro do negócio, a busca por recursos para facilitar a rotina com processos menos burocráticos deve ser a prioridade. Tudo deve ser feito para que o cliente tenha sempre uma ótima experiência.

Além disso, deve haver a colaboração entre o time de desenvolvimento e o cliente para que possam tomar decisões em conjunto e trabalhar em equipe em prol de um único objetivo.

  1. Responder a mudanças mais que seguir um plano

Há vários modelos prontos de desenvolvimento de software, mas cada cliente e cada produto demanda uma necessidade específica. Por isso, quando as coisas mudam de contexto é preciso se adaptar e refazer os planos conforme o novo cenário.

Na área de desenvolvimento, a rigidez não deve existir na metodologia ágil. É necessário se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e ao surgimento de novas necessidades. Ser flexível é melhor que seguir o plano à risca do início ao fim. 

Os autores do manifesto concordaram que o mais importante no desenvolvimento de software é a interação entre as pessoas, o funcionamento do software, a colaboração com o cliente e a adaptação às mudanças.

Conheça os 12 princípios do Manifesto Ágil

Os 12 princípios do manifesto ágil são uma extensão dos 4 valores. Eles reforçam a importância de colaboração entre equipes, comunicação, melhorias contínuas, funcionalidade, auto-organização, frequência e rapidez das entregas. 

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente, pois os processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente;
  3. Entregas frequentes de software funcionando, de preferência no menor tempo;
  4. Empresários e desenvolvedores devem trabalhar juntos ao longo do projeto;
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados, ofereça a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho;
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face à face;
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso;
  8. Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante;
  9. A atenção contínua à excelência técnica e ao bom design aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade, a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizadas;
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Saiba o que é a Agile Alliance

Como desdobramento do manifesto ágil, foi fundada a organização Agile Alliance, para dar continuidade às ideias de desenvolvimento ágil de softwares. Desde 2001, a instituição realiza conferências e presta informações sobre metodologias ágeis.

A Agile Alliance possui uma associação global de mais de 72 mil pessoas e também tem uma filial no Brasil. Todos os anos, a organização faz uma conferência nacional voltada para desenvolvedores de software. 

Mais de 20 anos depois, em que o Manifesto ágil mudou?

O documento nunca sofreu alterações e continua relevante e atual. Até hoje os valores e princípios do manifesto ágil são utilizados e exaltados em equipes de tecnologia em todo o mundo, e até em outros mercados.

Um levantamento da American Psychological Association mostrou que 42% das organizações brasileiras que utilizam método ágil e foram entrevistadas perceberam aumento de produtividade. 

Além disso, 52% adquiriram maior habilidade para gerenciar mudanças de prioridades e  41% reduziram o tempo de entrega e tiveram clientes mais satisfeitos.

Embora vários outros manifestos tenham surgido nos últimos anos como Agile Marketing Manifesto, Agile HR Manifesto, Agile 2, Heart of Agile e Modern Agile, essas ramificações não substituem o manifesto ágil original.

Afinal, o documento não aborda apenas processos, títulos ou ferramentas, mas fala, principalmente, de trabalhar em equipe, com agilidade, confiança e respeito, para desenvolver softwares de qualidade.

Autores do Manifesto Ágil   

Todos os autores eram especialistas em software. Alguns deles foram os criadores dos métodos ágeis Scrum, XP, ASD e Crystal, que ganharam força após a publicação do manifesto ágil. 

Outros foram escritores de livros de programação, desenvolvedores de companhias famosas e criadores de conceitos da computação. 

Confira o nome e a atribuição de cada um dos 17 autores do manifesto:

  • Robert C. Martin

Conhecido como “Uncle Bob”, é engenheiro de software, professor, consultor internacional e autor de vários livros. 

  • Ken Schwaber

Co-criador do método Scrum, Ken Schwaber é um desenvolvedor de software, product manager e consultor industrial. Ele é fundador do Scrum.org, uma organização que oferece cursos e certificados na área de Scrum.

  • Jeff Sutherland

Co-criador do método Scrum, Jeff Sutherland é presidente da Scrum Inc, que oferece treinamentos para implantação da metodologia. 

  • Kent Back

Co-criador da metodologia eXtreme Programming (XP), é engenheiro de software e cientista da computação. Ele já trabalhou no Facebook.

  • Ron Jeffries

Co-criador da eXtreme Programming (XP) e autor do segundo livro publicado sobre o tema.

  • Mike Beedle

Autor do livro Desenvolvimento Ágil de Software com Scrum é físico teórico e engenheiro de software.

  • Arie van Bennekum

É profissional de T.I e líder da  Wemanity Group e do IFAAI (Institute for Agility & Innovation), duas instituições focadas no treinamento de empresas em metodologias ágeis. 

  • Alistair Cockburn

Criador da metodologia ágil Crystal, é cientista da computação e criador da instituição Heart of Agile.

  • Ward Cunningham

Criador do conceito wiki, Ward Cunningham é programador, consultor de software e fundador da Cunningham & Cunningham Inc.

  • Martin Fowler

Desenvolvedor parceiro da Thoughtworks, é desenvolvedor de software, palestrante e autor de diversos livros.

  • James Grenning

É desenvolvedor de software e fundador do Wingman Software, onde atua como consultor e instrutor. Ele também é autor do livro Test-Driven Development for Embedded C.

  • Jim Highsmith

Criador do método Adaptive Software Development (ASD), é engenheiro de software e autor de livros sobre desenvolvimento ágil.

  • Andrew Hunt

É autor e co-autor de vários livros, incluindo O Programador Pragmático.

  • Jon Kern

É consultor de metodologias ágeis na Adaptavist. Começou sua carreira como engenheiro aeronáutico e trabalhou com softwares para resolver problemas desta área.

  • Brian Marick

Cientista da computação, gestor de projetos e testes, pesquisador e autor de vários livros sobre programação.

  • Steve Mellor

Cientista da computação e um dos idealizadores do método Análise Orientada a Objetos e da linguagem Executable UML.

  • Dave Thomas

Programador, co-autor de The Pragmatic Programmer e presidente da editora Pragmatic Bookshelf.

Conclusão 

Agora você já conhece o documento precursor das metodologias ágeis. O manifesto ágil foi um divisor de águas na padronização dos processos de desenvolvimento de softwares. 

Seus 4 valores e 12 princípios também influenciaram outros segmentos corporativos que lidam com entregas, prazos e trabalho em equipe. Para treinar esse pessoal, várias instituições surgiram no mundo, sendo a Agile Alliance a principal delas.

Coloque esses valores e princípios em prática na sua rotina de trabalho para continuar crescendo na carreira. 

Saiba também quais são as gerações mais presentes no setor de tecnologia e como elas se comportam no mercado neste conteúdo aqui.

scroll to top