Gestão humanizada: o que é, pilares e benefícios

imagem com o texto: o que é gestão humanizada

Quando nos sentimos ouvidos e somos respeitados na empresa, a vontade é continuar lá, não é mesmo? A melhor forma de fazer com que seus colaboradores sejam mais produtivos e felizes na empresa é através da gestão humanizada.

Adotar a gestão humanizada transforma seu local de trabalho e contribui para a retenção de talentos, assim como melhora o engajamento e a produtividade.

Esse modelo de liderança é centrado na manutenção de boas condições de trabalho e no bem-estar do funcionário. Independente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, a gestão humanizada pode ser aplicada e mudar o dia a dia do escritório.

Neste artigo vamos te explicar melhor o que significa aplicar um modelo de gestão humanizada e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa. Confira!

O que é gestão humanizada?

Mesmo com as milhares de novas tecnologias que são inventadas diariamente, a empresa ainda funciona a base do trabalho humano. Isso significa que se as pessoas estão desmotivadas ou infelizes no local de trabalho, a produtividade sofrerá o impacto.

Tendo isso em mente, o modelo de gestão humanizada foi idealizado com o objetivo de cultivar um ambiente de trabalho que valorize as particularidades dos colaboradores e humanizar os processos administrativos.

A gestão humanizada é uma forma de administração que se constrói ao redor das dificuldades e expectativas dos colaboradores, de forma a compensar as pressões e deadlines do dia de trabalho.

Parte da gestão humanizada é reformular a organização de trabalho para incluir e antecipar possíveis problemas, além de incluir diversidade, empatia e respeito com a maneira de viver dos funcionários.

O líder da equipe também tem um papel muito importante, pois ele é a figura física da empresa. É essencial que ele se coloque como um ombro amigo, ou seja, esteja disponível para dar atenção às questões dos colaboradores e dar o suporte necessário.

O modelo segue pela lógica que uma equipe satisfeita produz mais, portanto gastar tempo e dinheiro em detalhes como os citados é um investimento nos talentos da empresa que será recompensado com melhores resultados.

Surgimento

O modelo tradicional de gestão mantém uma hierarquia muito forte e vertical entre as lideranças e a equipe. Essa estrutura causa um distanciamento que produz nos funcionários a sensação que eles estão sendo diminuídos frente aos que estão acima.

O relacionamento vertical resultante da gestão tradicional apaga os sentimentos dos funcionários que passam a se sentir desamparados e imponentes. 

O ambiente de trabalho se torna um local pesado onde todos são silenciados para lidar sozinhos com seus problemas e ao mesmo tempo enfrentar a pressão de prazos e tarefas difíceis.

Uma equipe submetida a condições de trabalho como essas tende a se sentir desmotivada e ser menos engajada nas conquistas da empresa. Equipe infeliz resulta em baixa produtividade e, consequentemente, resultados negativos para a empresa.

Pensando em como sair desta realidade, a gestão humanizada surgiu. A proposta era alterar essa relação de distanciamento entre liderança e equipe, melhorar o astral do escritório e, logo, aumentar a produtividade.

Importância para as empresas de tech

No setor de tecnologias, é senso comum que os profissionais têm uma tendência a se isolar, visto que o trabalho é muito independente, focalizado no computador.

Um estudo realizado pelo Dr. Larry Rosen da universidade da Califórnia mostrou que jovens que fazem uso excessivo da internet podem desenvolver características narcisistas e ter comportamentos antissociais.

Por isso, quando tratamos de equipes em escritórios de tecnologia, a gestão humanizada torna-se ainda mais relevante. 

Como os funcionários já tendem ao isolamento, o trabalho da liderança de impulsionar o engajamento e a integração deve ser mais assertivo, em prol de conseguir quebrar a barreira emocional criada e ajudar na resolução de problemas.

Benefícios

A gestão humanizada traz diversos benefícios para a empresa, mas principalmente leva a uma equipe feliz, segura e satisfeita com o local de trabalho. Dentre as vantagens da gestão humanizada temos:

No caso das empresas de tecnologia, a retenção de talentos e a melhora no work-life balance são benefícios de grande importância para a equipe. 

Trabalhadores de tecnologia e TIs são conhecidos por serem isolados e workaholics. O trabalho em frente a tela de um computador pode se tornar um vício e faz com que a pessoa se feche para outras interações, como mostrou o estudo citado acima.

Essa barreira criada pelos funcionários, além de prejudicar a vida pessoal, também dificulta a formação de ligações profundas e significativas uns com os outros e com a empresa.

Por causa desse distanciamento com a empresa, o profissional tem mais tendência a deixar o cargo sem pensar duas vezes caso surja uma nova oportunidade com benefícios ou salário melhor. 

Como a retenção de talentos nas empresas de tecnologia já é mais difícil que em outros setores, qualquer estratégia que ajuda a integrar a equipe e manter os funcionários felizes deve ser levada em consideração.

Por isso, a gestão humanizada é olhada com outros olhos na área de tecnologia, já que seus benefícios são mais importantes, mesmo que eles sejam mais complicados de conseguir.

Qual o papel do RH na gestão humanizada?

O RH é o departamento responsável por dar apoio a equipe e a liderança no processo de implementação e manutenção da gestão humanizada. O trabalho do RH é separar o pessoal e a produção de forma a enfatizar o capital humano.

Muitas vezes, profissionais que se formaram e trabalham a muito tempo em um formato vertical de trabalho, a transformação para a gestão humanizada pode ser difícil. 

O papel do RH é gerir essa transformação e dar apoio à gerência e aos funcionários para que seja possível aprender com os erros.

Pilares da gestão humanizada

A gestão humanizada é construída a partir de 4 pilares centrais que orientam as mudanças no local de trabalho. São eles:

  1. Observação das necessidades dos colaboradores e da empresa;
  2. Comunicação não-violenta entre líderes e liderados;
  3. Integração entre as equipes;
  4. Adequação dos processos às necessidades constatadas após a observação.

Para colocar em prática esse modelo, os quatro pilares citados acima devem sustentar todas as mudanças que venham a ocorrer.

Existe gestão humanizada no recrutamento e seleção?

A gestão humanizada também pode ser utilizada no processo de recrutamento de novos funcionários. 

Dentre as técnicas conhecidas está o recrutamento candidate first que ajuda a montar um processo seletivo mais humanizado e focado na experiência do candidato.

O recrutamento candidate first é alinhado com técnicas de customer centric marketing, no qual as estratégias são focadas na experiência do consumidor, desde o primeiro contato até a fidelização.

O recrutamento humanizado também facilita o onboarding e contribui para uma integração mais fácil do candidato ao sistema organizacional da empresa caso ele seja contratado. 

Caso você esteja procurando novidades sobre como conduzir o recrutamento em sua empresa e precise de ajuda, dê uma olhada nos nossos serviços

A Revelo facilita o processo de seleção de profissionais de tecnologia e já trabalhou com grandes empresas do mercado. Não deixe de checar nossos cases de sucesso para entender melhor como a Revelo pode agregar seu recrutamento!

A importância de focar na saúde mental do colaboradores

A sociedade contemporânea está marcada pelo aumento do burnout, principalmente após o início da pandemia, quando a maioria dos escritórios migrou para o formato do home office.

Segundo um estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma-BR) em 2019, mais de 30% da população economicamente ativa sofre de sintomas de burnout. 

Essa realidade intensifica ainda mais a necessidade de empresas e empregadores darem mais atenção para a saúde mental e o peso do workflow sobre os funcionários.

A gestão humanizada ajuda tanto as lideranças quanto o setor de RH a se manterem atualizados sobre o estado de saúde de seus funcionários e evitar que eles atinjam o nível do burnout.

Como desenvolver uma gestão humanizada na sua empresa

O primeiro passo é entender que a aplicação do modelo de gestão humanizada é um processo que às vezes pode ser lento e cada pessoa adapta de forma diferente. 

Vamos propor alguns caminhos a seguir para introduzir a gestão humanizada. A partir deles você pode moldar o passo a passo e construir algo que funcione para a realidade da sua empresa! Veja:

  1. Identifique o cenário atual da empresa: É nesta fase que trabalhamos o primeiro pilar da gestão humanizada: observação. É preciso olhar com calma como as pessoas trabalham e quais modos de gestão elas estão acostumadas.
  1. Conheça o mercado: Quando você se familiarizar com o funcionamento da jornada de trabalho dos funcionários, pesquise o mercado e quais técnicas foram aplicadas em outras empresas da mesma área.
  1. Idealize um projeto ideal: Antes de verdadeiramente aplicar a gestão humanizada, é importante ter uma visão clara e bem planejada de onde você quer chegar com todas essas mudanças. Essa etapa te ajuda a planejar estratégias mais assertivas de gestão.
  1. Prepare a liderança: Para que a gestão funcione, todos os líderes precisam estar alinhados sobre a mudança, portanto certifique-se que o setor de RH já acertou todos os passos com a chefia.
  1. Em seguida prepara os colaboradores: A gestão humanizada gera muitas dúvidas dos empregadores. O que compartilhar? O que não compartilhar? Quais mudanças acontecerão efetivamente? Essas são questões que devem ser discutidas antes de começar realmente o processo.
  1. Por último, acompanhe: Para entender quais impactos o novo formato teve sobre o funcionamento da empresa, fazer o acompanhamento dos resultados e a comparação com o modelo anterior é essencial. Ali você encontrará as respostas sobre a efetividade das técnicas aplicadas e quais pontos ainda precisam ser melhorados.

Qual o impacto da gestão humanizada na equipe?

Apesar do aumento do desemprego no Brasil, a disponibilidade de profissionais de tecnologia especializados está menor. Por isso, além de bons benefícios e um salário de qualidade, a empresa precisa de algo a mais para manter um bom talento.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, o número de postos para profissionais de tecnologia só aumentou. 

A pesquisa mostrou que, apenas no primeiro semestre de 2021, as vagas para profissionais plenos de TI cresceram 344% e para juniores 173%. Porém o aumento de vagas não condiz com a formação de profissionais. 

Em entrevista para o jornal da USP, o professor Ildeberto Aparecido Rodello, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) apontou que o número de profissionais formados não condiz com a demanda.

Essa realidade torna o mercado da tecnologia cada vez mais competitivo, o que exige da empresa um investimento maior no recrutamento e seleção, assim como no funcionamento do escritório para que a vaga seja mais atrativa.

Ter um ambiente de trabalho integrado, onde os profissionais são ouvidos e suas necessidades são atingidas faz com que os funcionários sintam-se mais envolvidos nos projetos da empresa, o que diminui a taxa de demissão.

Além de manter talentos, a gestão humanizada também é mais atrativa para novos profissionais, visto que o ambiente de trabalho pode ser fator decisivo na hora de aceitar uma vaga de emprego.

Conclusão 

A gestão humanizada tem mudado a realidade de diversos profissionais em escritórios ao redor do mundo. Além de ser um modelo mais empático, ele tem mostrado resultados palpáveis que mudaram a taxa de crescimento das empresas.

O modelo de gestão vertical infelizmente está levando muitas equipes à desmotivação e à baixa produção, assim como empurrando os funcionários à exaustão e ao burnout. 

Para aumentar a produtividade e a satisfação da sua equipe, pense na aplicação da gestão humanizada. Equipe feliz significa bons resultados!

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de conferir os outros artigos aqui no blog da Revelo! Aqui você encontrará diversos materiais sobre gestão, recrutamento e muito mais sobre o mundo da tecnologia.

scroll to top