Cursos de programação: 5 opções para desenvolvedores iniciantes

0
Share

Confira a seguir 5 opções de cursos de programação para desenvolvedores iniciantes e comece sua carreira na área de tecnologia ainda em 2021.

O desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, atualmente são habilidades primordiais para o mercado de tecnologia. Por isso, o interesse em torna-se desenvolvedor(a) cresce cada vez mais entre pessoas de perfis diversos.

Sobretudo, para ingressar na carreira de desenvolvedor, o primeiro passo é escolher uma linguagem de programação para aprender. Com certeza, essa não é uma tarefa fácil em meio a tantas opções.

Se você é uma dessas pessoas que decidiu aprender a programar, mas não sabe por onde começar. Pode ficar tranquilo!

Selecionamos 5 opções de cursos de programação para quem deseja aprender desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos e ingressar na área de tecnologia. 

Confira 5 cursos de programação e descubra qual deles é ideal para sua carreira!

1. Java

Java é uma das linguagens de programação mais populares, sendo muito utilizada para desenvolver aplicativos de missão crítica. Afinal, é capaz de rodar em qualquer sistema operacional, desde sistemas mobile como Android e iOS, até plataformas desktop como Linux, macOS e Windows.

Por isso, o Java  está presente em muitos dispositivos, como nos smartphones em aplicativos Android. Além disso, é muito usada na criação de portais de notícias, portais bancários e aplicativos da web, por exemplo, para reserva de passagens.

Sem dúvida, Java é uma excelente escolha para aprender a codificar. Além disso, é a linguagem de programação ideal para conquistar boas oportunidades de emprego, sendo indicada para desenvolvedores que desejam trabalhar com back-end ou full stack.

2. Python

A popularidade do Python aumentou recentemente e tornou-se a linguagem de programação preferida por diversos perfis de pessoas que desejam aprender desenvolvimento e, consequentemente, tornar-se desenvolvedor(a).

Python é a linguagem de programação mais fácil de aprender e capaz de fazer praticamente todos os tipos de projetos web. Além disso, possui uma das melhores coleções de APIs e bibliotecas para fazer a maioria das tarefas difíceis em apenas algumas linhas.

Se você deseja aprender a programar usando Python, existem muitas opções de cursos de programação. Após a formação, em pouco tempo você poderá ingressar na área de tecnologia, pois a demanda para desenvolvedores Python é muito alta no mercado.

3. Desenvolvimento de aplicativos

Outra área que atraiu muitas pessoas para a codificação é o desenvolvimento de aplicativos. Afinal, o Android do Google e o iOS da Apple realmente tornaram os aparelhos de telefone portáteis muito mais poderosos.

Para isso, tanto o Android, quanto o iOS, fornecem plataformas robustas para desenvolver aplicativos simples e de missão crítica.

Uma ótima opção é a linguagem de programação Kotlin, que pode ser usada como alternativa ao Java para desenvolvimento Android. Para os iniciantes, é considerada a mais agradável de aprender e também oferece muitas oportunidades para ingressar no mercado de TI.

Outra opção é a Swift, voltada para aplicativos iOS, essa linguagem surgiu da necessidade da Apple em trazer ao mercado uma linguagem fácil de aprender e de se utilizar.

Entre as vantagens da Swift estão a simplicidade, pois o código-fonte é simples e conciso. Outra vantagem importante são os recursos inspirados em linguagens mais modernas, como Ruby e JavaScript.

Sobretudo, a Swift foi criada para dar ainda mais liberdade para os programadores. Sendo ideal para desenvolvedores iniciantes que desejam ingressar no promissor mercado de desenvolvimento de aplicativos da Apple.

4. C#

C# é uma linguagem de programação criada pela Microsoft como parte da plataforma .NET. Por ter uma sintaxe parecida com o Java e C++, o C# pode ser indicado para programadores iniciantes, mas que já conhecem a programação Orientada a Objetos.

Com a linguagem C# é possível criar desde aplicações web, desktop, mobile e também jogos eletrônicos. Em geral, nos cursos você aprenderá desde os conceitos mais básicos, até os recursos avançados das versões mais recentes. 

Além disso, alguns cursos de programação ensinam a codificar com C# desenvolvendo jogos online, pois essa linguagem é usada no motor de jogo Unity, considerado o mais popular do mercado.

5. Introdução ao HTML, CSS e JavaScript

Esse curso de programação é ideal para desenvolvedores que desejam trabalhar com a parte visual de websites, sistemas e aplicativos, chamada de front-end. Em resumo, nesse curso é ensinado os pilares da programação: HTML, CSS e JavaScript.

HTML (HyperText Markup) é uma linguagem de marcação usada para definir onde deve estar cada elemento de uma página web, bem como, seu conteúdo em forma de texto.

Já o CSS (Cascade Style Sheet), é a linguagem utilizada para dar cor, estilo e design aos elementos do site ou aplicativo. Para compreender CSS, é necessário ter conhecimentos em HTML, pois os códigos ficam dentro de uma estrutura criada em HTML.

O JavaScript também é amplamente usado no desenvolvimento de páginas e aplicações web. Além disso, muitos jogos online são desenvolvidos com JavaScript, sendo capaz de tornar páginas e aplicações interativas, com movimentos, efeitos e animações.

O HTML, CSS e Javascript são a base do desenvolvimento front-end e trabalham juntas da seguinte forma:

  • O HTML é a base da programação;
  • O CSS é o que dá estilo aos códigos;
  • O Javascript é o que dá movimento e ação.

Saiba como escolher o curso de programação ideal

O curso de programação ideal para iniciar sua carreira é aquele que mais corresponde às suas aptidões aliadas às necessidades do mercado. Confira alguns pontos importantes para refletir:

  • Qual o seu objetivo profissional?
  • Em qual tecnologia você deseja se especializar?
  • Você pretende atuar como front ou como back-end?
  • Você tem interesse por desenvolvimento mobile?
  • Gostaria de trabalhar com a criação de jogos online?
  • Através de qual modalidade de contratação pretende trabalhar?

A partir destas respostas, será mais fácil determinar qual o curso de programação é ideal para você.

Sugestões para os desenvolvedores iniciantes:

  1. Crie uma conta no GitHub;
  2. Entre para comunidades online no Facebook e Reddit;
  3. Converse com profissionais da área;
  4. Escolha uma linguagem para aprender primeiro;
  5. Escute um podcast sobre tecnologia;
  6. Tente fazer um curso online básico de lógica de programação;
  7. Construa um pequeno projeto e trabalhe com pushs em grupo;

Revelo UP: seu parceiro de carreira

Gostaria de fazer um curso de programação e ingressar no mercado de tecnologia ainda em 2021?

Com o Revelo UP, você faz cursos na área de tecnologia e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

No programa, são oferecidos cursos em mais de 30 escolas parceiras, entre eles: desenvolvimento front-end, back-end, full-stack, desenvolvimento Android, entre outros.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Inscreva-se hoje mesmo no Revelo UP!

Related Posts