Confira a pesquisa da Revelo com 27 mil desenvolvedores e desenvolvedoras e descubra alguns insights relevantes sobre essa carreira tão requisitada pelas empresas.
A Revelo realizou um estudo detalhado com 27.000 desenvolvedores e desenvolvedoras para entender mais sobre o cenário do mercado de trabalho dessa carreira no Brasil.
Principalmente, nota-se que mesmo com os efeitos da pandemia na economia e no mercado de trabalho em 2020, a carreira de desenvolvedor continua em alta, com altos salários e uma forte demanda para contratação em diversas especialidades.
Em relação à desigualdade nesse setor, apesar de as mulheres terem conquistado mais espaço na área de tecnologia, elas ainda são minoria, especialmente quando observamos perfis de profissionais seniores e com remuneração mais alta.
Confira alguns insights interessantes sobre carreira e habilidades, para entender mais sobre o perfil desses profissionais da área de tecnologia no Brasil.
- Principais insights da pesquisa;
- Carreira dos desenvolvedores e desenvolvedoras;
- Habilidades dos desenvolvedores e desenvolvedoras;
- Perfis dos profissionais da pesquisa.
Principais insights da pesquisa da Revelo
- Mais de 60% dos profissionais possuem pelo menos ensino superior completo e as áreas de graduação mais comuns são: Tecnologia/Sistemas de Informação/Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia e Ciências da Computação.
- As mulheres ganham menos em todas as especialidades. Em média, os homens ganham cerca de 18,9% a mais que as mulheres, considerando todos os níveis de senioridade.
- Quanto mais tempo de experiência, menor é a participação das mulheres. Na faixa de experiência “Menos de 1 ano”, as desenvolvedoras representam 16,9% dos profissionais, e na faixa de “7 ou mais”, são apenas 9,2%.
- As cinco principais habilidades mais buscadas pelas empresas são: Java, React.JS, Javascript, SQL e Node.JS.
- Em relação à cada categoria de habilidades, podemos destacar:
- Linguagens de programação, de script e marcação, por exemplo, SQL, HTML e CSS;
- Frameworks web jQuery, React.JS e Express Js;
- Bibliotecas, ferramentas e demais frameworks: Node.JS, .NET e React Native;
- Bancos de dados: MySQL, PostgreSQL e SQL Server;
- Plataformas: Linux, WordPress e AWS.
Carreira dos desenvolvedores e desenvolvedoras
Confira a análise segmentada pelas especialidades da carreira dos desenvolvedores(as), pela experiência no mercado de trabalho, e pela relação de gênero na carreira.
1. Especialidade
Dos mais de 27 mil desenvolvedores e desenvolvedoras do Brasil considerados no estudo, as especialidades mais comuns com as quais se identificam são:
2. Experiência por especialidade
A segmentação de anos de experiência por especialidade demonstra que algumas especialidades apresentam uma distribuição mais equilibrada, como as carreiras de desenvolvedor(a) Full-stack e Back-end.
Por outro lado, Product Owner (PO) é a especialidade que apresenta mais profissionais seniores, enquanto DevOps possuem mais representantes iniciando suas carreiras.
3. Experiência por gênero
Considerando experiência e gênero, é fácil perceber que a proporção de desenvolvedoras diminui com o aumento da senioridade. Entretanto, a tendência é termos cada vez mais mulheres atuando na área, caminhando para um equilíbrio.
4. Especialidade por gênero
Em todas as especialidades, a representatividade de homens em relação às mulheres é desigual. Porém, para as carreiras Full-stack, Infraestrutura e Back-end, essa desigualdade é mais evidente, com participação de 10 homens para cada 1 mulher.
Nas carreiras de desenvolvedor(a) Mobile e DevOps também apresentam uma razão acima da média. Já em especialidades como Product Owner e Business Intelligence as mulheres possuem maior representatividade.
Habilidades dos desenvolvedores e desenvolvedoras
Habilidades mais buscadas
- Java;
- React Js;
- Javascript;
- SQL;
- Node.JS;
- Python;
- AWS;
- HTML;
Linguagens de Programação, de Script e de Marcação
- SQL;
- HTML;
- Javascript;
- CSS;
- Java;
- Python;
Web Frameworks
- JQuery;
- React Js;
- Express.JS;
- ASP.net;
- Angular.JS;
- Spring;
- Voe.JS.
Bancos de Dados
- MySQL;
- Postgre.SQL;
- SQL Server;
- Mongo DB;
- SQLite;
- Firebase.
Plataformas
- Linux;
- WordPress;
- AWS;
- Android;
- Heroku;
- Azure.
Perfis dos desenvolvedores e desenvolvedoras do estudo
Localização: no estudo mais de 50% dos entrevistados são residentes do estado de São Paulo, com o Rio de Janeiro representando pouco mais de 10%, seguido por Minas Gerais com 7,5%.
Gênero: a identificação de gênero binário desses profissionais é bastante desigual, sendo mais de 80% do gênero masculino. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as mulheres ainda representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia.
Nível de escolaridade: mais de 60% possuem ensino superior completo (bacharelado ou tecnólogo), sendo a parcela de pessoas com Ensino Médio ou grau de instrução menor, de apenas 2,8% do total.
Instituições de ensino: as universidades representam cerca de 1/3 de todas as instituições consideradas. Devido à maioria dos profissionais serem residentes da região Sudeste, as instituições de ensino dessas regiões possuem a maior participação.
As principais universidades são: PUC, USP, Estácio, Unip, Uninove, Faculdade Anhanguera, Anhembi Morumbi, Mackenzie, Unicamp, entre outras.
Áreas de formação: as áreas de formação mais comuns são: Tecnologia/Sistemas de Informação/Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia e Ciências da Computação.
Quer saber mais sobre o perfil dos desenvolvedores(as)
Faça o download na íntegra da análise da Revelo sobre o perfil de 27 mil desenvolvedores e desenvolvedoras do Brasil e confira todos os dados e insights sobre o cenário do mercado brasileiro.
Leia também:
Salários de tecnologia: confira as especialidades mais valorizadas
Revelo: sua plataforma de recrutamento online
Cadastre-se na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre oportunidades de trabalho para desenvolvedores(as) no mercado nacional e internacional nas áreas de Back-End, Front-End, Full-Stack.
Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.