EAD: confira as vantagens e desvantagens dos cursos online

0
Share


Descubra as vantagens e desvantagens da EaD (Educação a Distância) e saiba como conseguir um financiamento para o curso ideal com a ajuda da Revelo. Confira!

Com o distanciamento social por conta da Covid-19, a Educação a Distância ficou ainda mais em evidência. Afinal, nesse método de estudo, a maior parte do conteúdo é disponibilizado online, através de videoaulas em tempo real ou gravadas previamente.

De acordo com um levantamento feito pelo Google, a procura pelas instituições de educação a distância cresceu 130% em 2020. Como efeito, muitas instituições começaram a oferecer cursos online pagos ou mesmo gratuitos em suas plataformas.

Por isso, se você está entusiasmado em fazer um curso online, é fundamental pesquisar previamente para considerar todas as vantagens e desvantagens. Assim como, para escolher o curso ideal para seu momento de carreira.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

Vantagens dos cursos EAD

1. Você pode fazer de acordo com sua disponibilidade

Os cursos online oferecem flexibilidade, especialmente para alunos de graduação que estão tentando aprender uma nova habilidade fora de sua área de especialização ou para profissionais que já estão trabalhando em tempo integral. 

Afinal, você pode realizar o curso à distância no horário que for conveniente para você, seja depois do trabalho, aos finais de semana, ou durante o intervalo para o almoço.

2. Você pode aprender no seu ritmo

Alguns alunos não se sentem à vontade para levantar a mão durante a aula e pedir ao professor que explique novamente um tópico que seus colegas já parecem entender. 

Em um ambiente de aprendizagem online, você pode pausar os vídeos ou retornar aos conceitos abordados nos módulos anteriores. 

Além disso, você pode aprofundar seus estudos em um tópico específico da aula que sentiu mais dificuldade em aprender.

3. Você pode quebrar barreiras geográficas

Ao escolher um curso online, você não está limitado pela sua localização. Você pode até mesmo se inscrever em um curso no exterior sem precisar embarcar em um avião.

Os cursos à distância oferecem a oportunidade de você se relacionar com outros alunos de todo o mundo. 

Por meio dessa interação, você pode obter uma perspectiva global e aprender a trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes países. Com certeza, essa é uma habilidade valorizada pelos gestores.

4. Você pode adquirir habilidades de tecnologia

Concluir um curso online prova que você está confortável com a tecnologia, o que pode impactar positivamente no seu currículo à medida que mais empresas adotam o trabalho remoto. 

Além disso, demonstra que você está familiarizado com as plataformas e ferramentas digitais. Bem como, possui capacidade de se comunicar com eficácia e de manter-se organizado.

Sem dúvida, essas são características que os gestores procuram nos candidatos e são as mesmas habilidades que você aprenderá em um curso à distância.

5. Você pode economizar dinheiro

Embora existam muitos cursos online gratuitos, mesmo aqueles que não são, normalmente custam menos do que os cursos presenciais.

Afinal, ao fazer um curso à distância, você elimina gastos com a estrutura da instituição de ensino, bem como, com alimentação e transporte para chegar ao local. 

Desvantagens dos cursos EAD

1. Você não pode ser desorganizado

Sem dúvida, para concluir um curso online, é preciso ter habilidades de gerenciamento de tempo e autodisciplina. 

Afinal, como você não precisa estar na aula em determinados dias da semana, é sua responsabilidade reservar um tempo para estudar e fazer as tarefas. 

Se você é altamente organizado e capaz de se comprometer com um cronograma, você deve ter sucesso em um curso online.

2. Pouca interação com os professores

Dependendo do curso online que você escolher, você pode ter uma interação limitada com os professores. 

Por isso, antes de escolher o curso ideal, você deve considerar o nível de envolvimento com o corpo docente de que precisa, para sentir que está progredindo no aprendizado.

3. Menos oportunidades de networking

Dependendo do curso online que você escolher, pode haver menos oportunidades de networking com colegas e professores. 

Por isso, se o elemento social é indispensável para você, escolha uma plataforma de aprendizagem online construída em torno da interação entre pares e participação ativa.

4. Você precisa realmente se dedicar a pesquisa

Com milhares de cursos online disponíveis na Internet, antes de escolher o curso ideal, é preciso pesquisar bastante sobre quais são as melhores opções de cursos direcionados para sua carreira.

Ao realizar sua pesquisa, anote as principais qualidades que procura no curso EAD, desse modo, poderá ajudar a reduzir a lista de opções. Em seguida, conhecendo suas preferências, será mais fácil identificar e eliminar cursos que não são adequados. Por exemplo:

  1. Receber um certificado é essencial para você? 
  2. Você deseja uma experiência mais interativa em vez de apenas assistir vídeos? 
  3. Qual duração do curso é ideal para seu momento de carreira?

5. Não encontrar curso EAD específico para sua área

Apesar da variedade de cursos à distância, ainda existem oportunidades limitadas para setores mais especializados. 

Contudo, se você está empenhado em progredir na carreira, independentemente da sua profissão. Existem opções de cursos online que podem ser úteis para variadas áreas.

Por exemplo, curso de Gestão de Projetos, Liderança e Gestão de Pessoas, Finanças Pessoais, entre outros.

Confira alguns tipos de cursos EAD

  • Graduação;
  • Cursos de especialização;
  • Cursos de extensão;
  • Cursos livres.

Certificado EAD tem o mesmo valor do curso presencial

Antes de matricular-se em um curso online é essencial verificar se o curso é certificado pelo MEC. Neste caso, o certificado de conclusão do curso à distância tem a mesma validade de um curso similar na modalidade presencial.

Afinal, o governo federal utiliza os mesmos critérios para avaliar os cursos presenciais e EAD. Onde são verificadas as cargas horárias totais, o conteúdo programático, as disciplinas, os professores, a ementa do curso, etc.

Além disso, você pode fazer uma consulta para verificar se a instituição de ensino que você está interessado é credenciada pelo Ministério da Educação. Basta acessar o site do MEC.

Revelo UP: a melhor opção para estudar e subir na carreira

Já pensou em começar a fazer aquele curso online que sempre desejou, mas sem preocupações financeiras?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

São oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up e dê um Upgrade sua carreira.

Inscreva-se no Revelo UP
Related Posts