Entenda o papel e a importância do Scrum Master na gestão de projetos

scrum master

O Scrum Master é um dos profissionais mais requisitados na gestão de projetos.

É possível que você já tenha ouvido falar nessa figura em equipes de trabalho. Mas você sabe exatamente o que ela faz?

Essa função parte de uma abordagem relativamente nova na gestão de projetos.

Então, para entender de fato a importância do Scrum Master, vale a pena retomar alguns conceitos, desvendar alguns termos técnicos e nos aprofundarmos mais nas competências, demandas e tarefas desse profissional.

Ficou interessado? Então siga a leitura.

O que é Scrum

Antes de falar do Scrum Master, precisamos entender exatamente o que é o Scrum. Trata-se de uma metodologia ágil de planejamento e desenvolvimento de projetos.

O objetivo do Scrum é estruturar os processos para que sua execução seja mais rápida, ordenada e eficiente.

Nessa metodologia, os projetos se dividem em sprints, que são ciclos de desenvolvimento (as iterações).

Esse termo, “sprint”, remete à corrida e designa aquele trecho em que o atleta dá tudo de si, normalmente na arrancada ou na chegada.

Esse ciclo é compreendido por uma série de tarefas predefinidas, que se encaixam em um período específico de tempo, chamado de Time Box.

Quando um sprint começa, todos os membros da equipe se concentram apenas nas tarefas inerentes a esse ciclo. Qualquer problema de outros projetos ou processos devem ser administrados por quem está fora daquele sprint.

Para que isso seja possível, antes da execução, há um planejamento minucioso das funcionalidades do produto.

A lista é chamada de Product Backlog (sim, os termos são todos em inglês mesmo).

Ela é ordenada pelo Product Owner, o chefe de produto, em reunião com os membros do time.

Essa estruturação de um projeto facilita a visualização micro e macro da execução, possibilita uma melhor colaboração entre os diferentes membros da equipe, evita retrabalho por falta de comunicação e favorece o acompanhamento e cumprimento de prazos.

Depois, chega a hora de converter as funcionalidades em tarefas no Sprint Backlog. Então, mãos à obra.

Normalmente, a cada início de jornada de trabalho, o time se reúne no Daily Scrum.

A conversa tem o objetivo de apresentar a todos o andamento dos processos, identificar gargalos da produção e solucionar tudo que for necessário, com a devida identificação de quem será o responsável por cada uma das demandas levantadas.

Após a implementação das funcionalidades e da execução das tarefas planejadas, o ciclo se encerra com uma reunião, a Sprint Review.

Viu como esse método é bem estruturado?

Se você ainda não utiliza o Scrum ou outro sistema de desenvolvimento ágil, vale a pena considerar. E para isso, vai precisar de um Scrum Master.

Quem é o Scrum Master

O Scrum Master tem um nome sugestivo: o mestre do Scrum. De fato, esse profissional fica responsável pela coordenação e supervisão de tudo que é relativo ao sistema.

Na prática, ele se encarrega de garantir que todos estejam na posição correta dentro do planejamento, que não haja impedimentos para a execução, que os processos de colaboração e comunicação estejam afinados e que o sistema esteja funcionando adequadamente.

Nesse sentido, vale reforçar um aspecto importante de sua atuação: a eliminação de ruídos de comunicação, tanto aqueles internos da equipe quanto os externos, que são as interferências de outras áreas.

Então, quem deve ser o Scrum Master dentro de um time?

Na verdade, qualquer membro da equipe, desde que ele tenha a competência necessária e se responsabilize por essa tarefa.

Muitas vezes, o próprio gerente do projeto se encarrega da função.

Funções do Scrum Master

Vamos entender melhor as principais funções do Scrum Master? Veja a seguir:

  • Facilitar e mediar a reunião diária, o Daily Scrum, para tirar dúvidas, responsabilizar membros da equipe e servir de ponte com o Product Owner
  • Desenvolver as potencialidades dos membros da equipe e, quando necessário, providenciar (ou intermediar) o devido treinamento e capacitação para aspectos específicos de tarefas
  • Detectar todos os gargalos dos processos de produção para levá-los ao Daily Scrum e pela escolha do responsável por resolver a demanda
  • Orientar os membros da equipe em situações de dúvida e garantir que as questões sejam equacionadas
  • Reduzir incertezas servindo de parâmetro e diretriz para a execução do sprint.

Quando contratar um Scrum Master

O Scrum Master é um profissional importante para qualquer empresa que trabalha com a execução de projetos em equipe.

Se esse é o seu caso, considere a possibilidade de contratar um profissional com essa competência e experiência.

Antes, claro, você precisa se inteirar das metodologias de desenvolvimento ágil e de quais soluções se encaixam melhor na sua empresa.

Uma startup de games de realidade virtual, por exemplo, pode usar o Scrum para acelerar e melhorar o processo de criação e lançamento de um jogo.

Por outro lado, um escritório de contabilidade, que atende aos clientes sem a divisão do trabalho em projetos, pode não precisa de um profissional desse tipo.

Como encontrar esse profissional no mercado

Para contratar um Scrum Master, você precisa lembrar antes que a metodologia é recente.

Então, não adianta conferir apenas o tempo de experiência.

É preciso enxergar bem como ele usou a metodologia, como se posicionou na gestão de projetos anteriores e como encarou os desafios inerentes às tarefas.

Além disso, vale lembrar que o Scrum Master será um dos membros da equipe do projeto, sem necessariamente ter uma formação que o capacite especificamente para a função.

Nesse sentido, há uma tecnologia que pode ajudar a achar a pessoa certa: o machine learning.

Essa ferramenta pode servir de atalho para você encontrar o profissional mais indicado para essa demanda.

E existe uma plataforma online no Brasil que utiliza e oferece essa tecnologia. Com o machine learning, a Revelo conecta os melhores talentos às vagas e então serve de contato para essa aproximação com a empresa.

Mas a aproximação entre candidato e empresa não é apenas uma apresentação.

Na Revelo, apenas 5% dos candidatos passam nos testes de avaliação, que são adaptados de acordo com as demandas específicas da vaga.

Gostou da ideia? Conheça a Revelo e conecte-se com os profissionais que sabem usar o Scrum para obter o máximo de eficiência em seus projetos.

scroll to top