Habilidades de tecnologia mais requisitadas pelos gestores em 2021

0
Share

Descubra quais são as habilidades de tecnologia mais valorizadas pelos gestores de TI em 2021 e saiba como contratar os talentos ideais para sua empresa na Revelo. Confira!

Enquanto o mundo da tecnologia continua mudando rapidamente, a demanda por profissionais com habilidades avançadas de TI nunca foi tão alta nas empresas.

De acordo com a Revelo, as vagas para o setor de tecnologia cresceram 25% em 2020 e, as médias salariais também apresentaram um aumento de 20% a 30%.

Nesse contexto, são inúmeras as habilidades e funções na área de tecnologia dominando as listas dos empregos mais demandados. Por exemplo, desenvolvimento web, segurança cibernética, análise de dados, arquiteto de nuvem, entre outras.

Descubra as 7 habilidades de tecnologia mais requisitadas pelos gestores de TI em 2021. Além de dicas para contratar o profissional ideal com as soft skills de acordo com a cultura da empresa. Confira a seguir!

1. Desenvolvimento Web

Devido à crescente demanda por desenvolvimento de softwares e aplicativos, a busca por desenvolvedores está crescendo mais rápido do que na maioria das áreas de TI.

Esses profissionais são responsáveis ​​por projetar, desenvolver e manter os sistemas de software. Para isso, precisam de habilidades de codificação, design e conhecimento de linguagens como C #, C ++, HTML, Java, Microsoft .NET e SQL Server

A carreira de Desenvolvedor Full-Stack ganhou ainda mais relevância no mercado de tecnologia, principalmente pelo perfil multidisciplinar. Afinal, as habilidades e conhecimentos desse profissional são importantes em todas as etapas do projeto. 

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial continua dominando as tendências no mercado de tecnologia, e isso significa que as empresas precisam cada vez mais de profissionais neste segmento para liderar projetos de IA. 

De acordo com uma pesquisa global feita pelo IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, a Inteligência Artificial (IA) será uma das tecnologias de destaque em 2021.

Desde projetos de carros autônomos até o desenvolvimento de algoritmos poderosos, a IA já está no centro das inovações tecnológicas revolucionando diversos setores. Por isso, as contratações nessa área estão aumentando globalmente. 

3. Desenvolvimento com AR e VR

A Realidade Aumentada (AR) é capaz de integrar informações digitais com visualizações do mundo físico, enquanto a Realidade Virtual (VR) é uma simulação artificial gerada por computador.

Um exemplo de AR é o jogo Pokémon Go, que amplia a percepção sobre o mundo real e incorpora elementos virtuais ao ambiente físico. Já a tecnologia VR, é um ambiente de imersão como, por exemplo, os óculos de realidade virtual.

Atualmente, ambas as tecnologias são utilizadas na produção de hardware e software, e os profissionais que projetam e desenvolvem aplicações desse tipo serão disputados pelo mercado em 2021.

4. Análise de Dados

A ciência de dados aparece em todas as listas de habilidades desejadas para profissionais de TI, assim como as tecnologias em analytics.

Para ilustrar, analytics é um termo abrangente que abriga diversas análises de dados e estatísticas que permitem a previsão de resultados, segmentação e compilação de informações a partir de algoritmos.

Já o cientista de dados é um profissional capaz de interpretar esses dados e direcionar a criação de algoritmos de acordo com os objetivos da empresa. Com certeza, esse profissional será muito requisitado por empresas de diversos segmentos e diferentes tamanhos.

5. Segurança da Informação

Atualmente, os profissionais de segurança de dados, sistemas, rede e nuvem são muito requisitados, já que as empresas dependem cada vez mais dos dados para as operações comerciais e estratégicas. 

Sem dúvidas, uma das habilidades de cibersegurança mais requisitadas em 2021 será o conhecimento de ferramentas de segurança específicas para plataforma de nuvem.

Afinal, a segurança cibernética é extremamente importante para todas as empresas, especialmente para aquelas que lidam com dados de clientes.

Leia mais:
Saiba como contratar desenvolvedores experientes em 2021

6. Arquiteto de Nuvem

O arquiteto de nuvem supervisiona a estratégia de computação em nuvem da empresa. Além disso, é responsável ​​pela implantação, gerenciamento e suporte de aplicativos em nuvem.

Geralmente, esse profissional tem um amplo conhecimento de sistemas operacionais, habilidades de rede, programação e segurança. 

Para esta função, as empresas devem procurar profissionais com conhecimentos de serviços em nuvem, como Amazon Web Services, governança, automação e gerenciamento de fornecedores.

7. Administrador de Banco de Dados

O administrador de banco de dados é o profissional responsável pela manutenção do software utilizado para gerenciar o banco de dados e garantir que esses dados sejam facilmente acessíveis para quem precisa. 

Desse modo, garante que os servidores permaneçam eficientes e operacionais, enquanto supervisionam a segurança, implementação, backup, armazenamento e acessos aos dados. 

É recomendado contratar um profissional que possa monitorar os servidores e seja capaz de otimizar o seu desempenho.

Soft skills mais valorizadas pelos gestores em 2021

Além das habilidades de tecnologia estarem em alta, os gestores já perceberam a importância de contratar profissionais com soft skills em sintonia com a empresa.

Por isso, selecionamos as 10 habilidades comportamentais mais valorizadas no momento, segundo o relatório The Future of Jobs 2020 divulgado no Fórum Econômico Mundial. Confira!

1. Pensamento analítico: ajuda o profissional a planejar, desenvolver projetos e resolver problemas críticos;

2. Aprendizado ativo: capacidade do candidato de adquirir conhecimento ao longo da vida e manter-se sempre atualizado;

3. Resolução de problemas: habilidade de gerenciar problemas e desafios;

4. Pensamento crítico e analítico: garantem autonomia e ampliam a capacidade do profissional de avaliar e se posicionar diante de diferentes situações;

5. Criatividade e iniciativa: ter ideias fora da caixa é um fator essencial para os profissionais da área de TI, bem como, a iniciativa em realizar novas tarefas;

6. Liderança e comunicação interpessoal: são habilidades fundamentais para lidar com pessoas, se comunicar bem, liderar equipes e projetos;

7. Habilidades tecnológicas: capacidade de trabalhar em diferentes frentes de projetos de TI, como na área de controle e monitoramento;

8. Autonomia tecnológica: habilidade essencial para trabalhar com ferramentas de programação, design e gestão de projetos digitais;

9. Resiliência, gestão de estresse e flexibilidade: essas três soft skills são muito destacadas por especialistas, pois são indispensáveis para trabalhar na área de TI;

10. Raciocínio lógico: habilidade que contribui na solução de problemas e criação de projetos inovadores.

Encontre o talento ideal para sua empresa na Revelo

Quer contratar profissionais qualificados para sua empresa com as habilidades de tecnologia mais requisitadas em 2021?

No marketplace de talentos Revelo, você contrata profissionais com as habilidades e experiências mais requisitadas do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, para atrair candidatos em menos tempo, você poderá optar pelo Revelo Prime, uma consultoria exclusiva realizada por nossos recrutadores. Em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise. 

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você.

Related Posts