Nossas Histórias: Tetsuo Matsumura

Histórias que inspiram: Tetsuo Matsumura - Imagem Ilustrativa

Proporcionamos a milhares de talentos não só um recrutamento no qual o candidato é colocado no centro, mas também mudanças significativas em suas vidas. Por isso, vamos contar a história do Tetsuo, um desenvolvedor carioca que se mudou para São Paulo.

Aprendendo sozinho, conquistando novos rumos

Das muitas coisas que podemos aprender sozinhos, Tetsuo buscou um desafio: aprender programação. Após ingressar na faculdade e descobrir que o ambiente acadêmico não era para ele, o carioca tornou-se desenvolvedor aproveitando sua habilidade autodidata. 

Para validar seus conhecimentos e iniciar sua atuação como desenvolvedor profissional, Tetsuo foi trabalhar em uma startup como estagiário, e foi nesse momento de validação em que realizou seu cadastro na Revelo pela primeira vez. “Nesse momento, a Revelo foi muito útil, porque encontrei empresas que tinham espaço para meu momento profissional”, lembra o ex-candidato.

Transformando e acelerando a carreira

“A minha última experiência de emprego foi em uma empresa grande e tradicional. Uma empresa de 80 anos no setor de educação. A experiência não foi muito boa, porque todas as minhas atuações tinham sido em startups com produtos digitais, no qual meus pares estavam sempre olhando para o que estava sendo feito lá fora”, conta.  

Buscando um estilo de trabalho com o qual se sentisse melhor, resolveu que era a hora de buscar novos desafios.

Nesse momento, Tetsuo ativou seu perfil da Revelo e foi chamado para uma oportunidade na Dorel Juvenile Brasil, empresa multinacional de produtos infantis e serviços para o bem-estar da família, onde atua hoje como desenvolvedor Fullstack

O candidato ainda explicou: “o que mais gostei sobre o novo desafio foi a transparência com meu gestor. Ele foi muito claro sobre o que esperava de mim. Ele sabe que tenho a mentalidade voltada para produtos e startups e desde o início foi sincero sobre o momento da empresa e quais seriam minhas atividades”. 

Além disso, Tetsuo conta animado que “a empresa está propondo o desenvolvimento de produtos de tecnologia relacionados ao negócio e que são muito legais”, o que também o estimulou a fazer parte da equipe. 

E pra quem está buscando novas oportunidades…

O carioca deu dicas muito importantes, confira: 

“Tenha mapeado em sua cabeça o que você quer para você. Além de ter sobriedade na hora de pensar ‘quem sou eu?’, ‘para onde quero ir?’, ter autoconhecimento e fazer essas perguntas de reflexão, faz com que você consiga encontrar oportunidades que podem ser realmente únicas e que por uma via tradicional você não encontraria.

Um exercício que eu fiz e que foi muito legal, é que nessa jornada de autoconhecimento chamei meus amigos e pedi para eles falarem sobre mim sob a ótica deles. 

‘Como você acha que eu sou trabalhando em equipe?’ ‘Qual a sua visão sobre a minha personalidade?’ E, com isso, ouvi coisas sobre mim que eu jamais identificaria sozinho. O que é muito importante, porque quando você tem esse tipo de coisa mapeada, é possível exigir transparência de quem está te contratando e você consegue alinhar expectativas para ser algo bom para os dois lados.”

Conte com o suporte da Revelo e seja protagonista da sua carreira! 

O Tetsuo sempre gostou de trabalhar com educação. Ele nos contou que teve um grande mentor no início de sua atuação como desenvolvedor profissional, e foi tão inspirador que ele se esforçou para se tornar uma referência para seus amigos. Na oportunidade, ele criou – entre eles mesmos –  um grupo que estuda junto, realiza workshops, hackathons, entre outras iniciativas em que eles crescem e evoluem. 

“Algo que sempre falo sobre a Revelo para eles é: na plataforma vocês conseguirão encontrar oportunidades que fazem sentido pra vocês, nos tornando protagonistas da nossa própria candidatura [em processos seletivos]”, disse. 

E para finalizar nossa conversa, o carioca recém contratado lembrou: “ensinar é empoderar o aluno e eu acredito que a Revelo está empoderando a comunidade de desenvolvedores, a qual tenho muito carinho”.

Venha construir a sua história e ser protagonista da sua carreira com a gente! Cadastre-se clicando aqui

Aproveite para conhecer outras histórias nesse link.

scroll to top