O marketing pessoal já faz parte do seu repertório?
Essa autopromoção pode ser um desafio para muitos profissionais, mas deve ser levada em consideração para quem busca o crescimento na carreira.
Por isso, se você ainda não tem sua marca, está na hora de implementar um marketing pessoal digno da sua qualificação.
Neste guia, vamos ajudar com algumas dicas valiosas para divulgar suas competências na internet e no ambiente de trabalho.
Continue lendo e saiba como se destacar no mercado.
Marketing pessoal nas redes sociais
As redes sociais estão entre os canais mais importantes para aplicar seu marketing pessoal.
Afinal, é onde se desenvolve o networking e as interações pessoais e profissionais, além de ser o espaço ideal para mostrar seu conteúdo.
Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo essas plataformas.
Crie sua marca pessoal
Sua estratégia de marketing pessoal começa com a criação de uma marca pessoal que represente seus valores.
O processo é semelhante ao branding corporativo: definir sua linguagem, tom de voz e identidade, reforçando o que tem a oferecer ao mercado.
Logo, toda a comunicação das suas redes sociais tem que ser planejada a partir dessa marca pessoal, com conteúdos coerentes e mensagens que valorizem seu trabalho.
Escolha as redes sociais certas
A escolha das redes sociais é essencial para garantir que seu conteúdo chegue ao público certo, e que você consiga mantê-lo sempre coerente e atualizado.
Por isso, limite a quantidade de plataformas e selecione com base nos seus objetivos.
Por exemplo, se o seu público é mais corporativo, você deve se focar no LinkedIn.
Mas, se pretende alcançar um público mais amplo, vale concentrar esforços no Facebook, enquanto o Instagram pode trazer mais engajamento.
Se você trabalha com textos, é interessante estar no Medium, e assim por diante.
Planeje seu conteúdo
Se o conteúdo das mídias sociais da empresa é todo planejado, por que seria diferente com seu marketing pessoal?
Por isso, antes de começar a publicar, defina seus objetivos de comunicação e selecione os temas que pretende abordar, além de escolher fontes de autoridade e preparar seu conteúdo próprio.
Esse conteúdo, obviamente, deve ser o mais rico possível e agregar valor para seus contatos.
Também é importante definir um cronograma para manter as redes sociais sempre atualizadas e os conteúdos consistentes.
Use ferramentas de mídias sociais
Para facilitar seu marketing pessoal nas redes sociais, você também pode usar ferramentas de agendamento e gerenciamento de conteúdos.
O Buffer, por exemplo, ajuda a criar posts sob medida para várias plataformas e agendar as publicações conforme seu cronograma.
Além disso, vale a pena acompanhar as ferramentas de analytics das próprias redes sociais para monitorar seus resultados e interações.
Gere engajamento
As redes sociais servem para engajar sua audiência, e seu marketing pessoal agradece.
Por isso, aposte em perguntas e publicações interativas que estimulem comentários, curtidas e compartilhamentos, por exemplo.
Lembre-se de responder todas as interações e estar sempre em contato com sua lista de amigos, interagindo em outros perfis e páginas.
Marketing pessoal no trabalho
No trabalho, o marketing pessoal é o melhor caminho para mostrar suas competências e avançar na carreira.
Veja algumas dicas infalíveis para construir sua marca pessoal na empresa.
Faça o networking interno
Por mais que você faça um bom trabalho, sua marca pessoal não vai se promover sozinha.
Isso porque o marketing pessoal depende da qualidade e dinâmica das suas relações no trabalho, seja com líderes ou colegas de equipe.
Por isso, não deixe de investir no networking interno e criar sua própria rede de contatos dentro da empresa.
Seja conhecido pelo seu diferencial
No ambiente de trabalho, você precisa ser conhecido pelo que faz de melhor.
Logo, é importante focar nos seus diferenciais e construir uma imagem com base nas suas principais competências.
Assim, as pessoas vão associar sua marca pessoal a uma determinada função ou habilidade, o que é ótimo para o desenvolvimento da sua carreira.
Lembre-se de caprichar na apresentação pessoal para fazer jus à boa fama.
Marque presença em eventos
Os eventos do trabalho são excelentes oportunidades para promover seu marketing pessoal, seja uma reunião semanal, congresso ou confraternização.
Na reunião de área, por exemplo, você pode se responsabilizar por uma tarefa de mediação ou aproveitar as chances de falar para seus colegas.
O importante é se fazer presente e mostrar sua voz em público, para ser lembrado pelos outros profissionais.
Desenvolva seu carisma
O carisma é importantíssimo para o marketing pessoal, pois demonstra seu caráter e espírito cooperativo.
Para desenvolver essa virtude, você deve dar os devidos créditos aos seus colegas e garantir que tenham sucesso junto com você.
Assim, você faz sua autopromoção e promove os outros ao mesmo tempo, valorizando a troca no networking.
Importância do marketing pessoal para a carreira
Você pode ser um profissional altamente competente e qualificado, mas, sem o marketing pessoal, ninguém ficará sabendo disso.
Então, você precisa priorizar a promoção dos seus serviços e competências, criando uma marca única para se destacar no trabalho.
Se a sua intenção é ser valorizado no mercado e abrir portas para novas oportunidades, também vale considerar os marketplaces de talentos.
Enquanto as mídias sociais servem para consolidar sua marca pessoal, o marketplace funciona como uma vitrine para expor suas habilidades e receber convites para entrevistas.
Na plataforma da Revelo, por exemplo, você só precisa ser aprovado nos testes para exibir seu perfil para as empresas mais inovadoras.
Assim que você se cadastra, já começa a receber convites para processos seletivos online.
Assim, você tem grandes chances de conquistar a vaga ideal — principalmente se o marketing pessoal estiver em dia.