9 nomes criativos para equipes de trabalho

0
Share

A escolha de nomes criativos para equipes de trabalho é uma necessidade percebida com frequência cada vez maior entre project owners e colaboradores.

Afinal, embora a criação de times e o trabalho em grupo não sejam tendências exatamente novas, elas voltam a ganhar força com a ascensão das metodologias ágeis, inspiradas por startups de tecnologia.

Segundo artigo publicado pela Harvard Business Review Brasil (HBRB), no mercado atual os modelos de planejamento de longo alcance deram lugar a métodos mais ágeis que permitem às organizações inovação e rápida adaptação.

No setor de tecnologia, processos ágeis envolvendo equipes já estão presentes em cerca de 90% das organizações, segundo a HBRB.

A tendência em expansão é a de que tais métodos não fiquem restritos apenas à área de TI, mas comecem a ser adotados em diversos segmentos de uma mesma organização: Recursos Humanos, Administrativo e Financeiro, por exemplo.

Em sintonia com o contexto apresentado, portanto, a escolha de nomenclaturas criativas para equipes é um estímulo à dedicação e proatividade.

Para conferir algumas inspirações, siga a leitura e verifique as ideias que a Equipe Revelo reuniu com exclusividade para você.

Como criar nomes para equipes de trabalho

A criação de um nome interessante e que promova interação, senso de amizade e orgulho em participar de um time no trabalho – especialmente se for para um projeto ousado – exige uma habilidade criativa.

Em meio a um turbilhão de tarefas do dia a dia, ser criativo nem sempre é fácil.

No podcast Tudo Orna, Débora Alcântara, especialista em Marketing Digital e eleita uma das Top Voices do LinkedIn em 2018, compartilha algumas dicas para ampliar o potencial criativo no trabalho.

Entre elas, menciona manter o hábito da leitura, conversar com outras pessoas que você considera criativas e anotar insights que surgem em momentos inusitados, como no banho ou enquanto está dirigindo.

Portanto, o primeiro passo para ter insights criativos em relação a nomes para equipes pode ser simplesmente frequentar um lugar diferente ou fazer um brainstorming (sem julgamentos) entre os colegas de trabalho.

9 nomes criativos para equipes de trabalho

Se o processo criativo ainda está em andamento, conferir algumas inspirações para nomes de equipes é extremamente interessante.

O primeiro passo consiste em escolher uma nomenclatura alinhada ao espírito do time, ou mesmo ao propósito que culminou em sua criação.

A Ciência da Neurolinguística enfatiza o poder das palavras afirmativas e respalda a importância da escolha de um nome que represente o mindset da equipe e alimente um sentimento de participação e colaboração.

Além disso, o viés na definição do nome pode ser associado ao setor de atuação do grupo na empresa: há ideias mais interessantes para equipes de vendas, contabilidade, desenvolvimento, criação, entre diversas outras áreas que uma mesma corporação pode contemplar.

Há nomenclaturas associadas a um tom mais bem humorado, mas nem por isso debochado.

Outras realmente denotam a ideia de poder, força, ambição e capacidade de realização.

Abaixo, você pode conferir uma seleção de nove nomes de equipes inspirados por blogs americanos e insights do Trello, plataforma que auxilia na gestão do workflow e disponibiliza ao público diversos quadros com nomes de times para inspirar pessoas ao redor do mundo.

1. Empty Coffee Cups (Xícaras de Café Vazias)

Que tal este nome criativo para uma equipe de programadores?

Ele segue uma pegada mais divertida, mas sem necessariamente denotar falta de profissionalismo.

Muito pelo contrário.

Afinal, na maioria das empresas, é entre várias xícaras de café que os códigos que mudam o mundo são escritos, certo?

Se o time aderir a essa mentalidade que combina alegria e trabalho sério, o nome certamente vai funcionar muito bem.

2. The Elite Group (O Grupo da Elite)

Esta sugestão não segue uma linha mais cômica, mas serve para nortear e criar um senso de unidade na equipe.

Afinal, a elite vai ser composta por todos os membros.

O interessante é que tal nomenclatura pode ser aplicada para times dos mais variados segmentos.

Vendas, Recursos Humanos, Financeiro, Desenvolvimento e Conteúdo, para citar alguns.

De modo geral, se aplica aos mais variados e distintos contextos.

3. Remarkable Falcons (Falcões Memoráveis)

Outro nome que segue uma linha semelhante ao anterior.

Principalmente porque traz um senso de propósito ao grupo – algo essencial no contexto do mercado de trabalho.

Em um cenário no qual 56% dos brasileiros formalmente empregados estão insatisfeitos com seus respectivos trabalhos, segundo dados do Instituto Locomotiva publicados pelo G1, unir equipes a partir de um objetivo em comum pode ser fonte extra de motivação.

E de produtividade também, claro.

4. NewGen Leaders (Líderes da Nova Geração)

Empresas de tecnologia estão cada vez mais interessadas em colaboradores da geração conhecida como millennials, ou geração Y.

Principalmente por serem mais familiarizados com a tecnologia e adotarem uma postura mais flexível à mudança.

Para líderes que acreditam no potencial transformador dos colaboradores nessa faixa-etária, criar um grupo com o nome Líderes da Nova Geração pode funcionar muito bem.

Até porque, entre os mais jovens, o senso de propósito na organização é essencial para motivar o trabalho diário.

Caso contrário, a tendência é que mudem de companhia.

5. Detective Analysts (Detetives Analistas)

O trabalho estratégico é essencial em qualquer organização, correto?

Especialmente em uma realidade cada vez mais pautada para o digital.

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicado em 2018, apontou que 48% das maiores empresas brasileiras já pretendiam investir mais em tecnologias digitais no decorrer do ano passado.

Estruturar um time com viés analítico, seja em termos de atendimento ao cliente ou mesmo de revisão de processos administrativos, representa uma decisão inteligente frente ao cenário.

Detetives Analistas pode ser um excelente nome para o time.

6. The Golden Writers (Os Escritores de Ouro)

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia cada vez mais valorizada no mercado.

Conforme dados da agência Rock Content, 71% das empresas já investem nele.

Por isso, agências de publicidade, ou mesmo organizações que possuam uma equipe de Marketing Interno, podem fazer uso do nome sugerido aqui.

De certa forma, ele também fornece essa ideia de um time exclusivo, engajado e capaz de entregar um resultado “de ouro” ao cliente.

7. Ladies of The Gang (As Mulheres da Gangue)

As pesquisas mostram que as mulheres estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho de forma cada vez mais significativa.

Segundo dados da Agência Brasília, a participação do público feminino nos ambientes corporativos cresceu de 59,1% para 59,9% (entre os anos de 2016 e 2017).

Em alguns setores empresariais, há times compostos exclusivamente por mulheres.

Então, por que não adotar um nome que faça jus a esse grupo?

Ladies of The Gang é uma ótima forma de prestar essa homenagem.

8. TI Specialists (Especialistas em TI)

Na era digital, a Tecnologia da Informação é tudo.

E os profissionais da área são cada vez mais valorizados.

Para demonstrar que sua equipe é ainda mais especial, vale a pena valorizar o talento e a capacidade dos seus membros.

9. Priceless Brains (Cérebros Sem Preço)

O maior capital de uma empresa nem sempre é o financeiro.

Muitas vezes, o que torna um negócio mais competitivo é o seu capital humano e intelectual, ou seja, as pessoas que fazem ele acontecer.

É aí que entra o nome Priceless Brain.

Trata-se de uma forma de enfatizar aquilo que é mais importante entre os colaboradores: seu potencial criativo, sua inteligência e disposição.

Para completar, o nome é versátil e se aplica aos mais variados setores.

Criatividade para engajar as equipes de trabalho

Como você percebeu, a escolha de um nome criativo para a equipe de trabalho é muito mais do que uma atividade divertida.

Embora possa parecer um exercício bobo, a definição de uma nomenclatura que realmente classifique um grupo de funcionários como um time, no qual cada um vai desempenhar um papel importante alinhado às competências que domina, promove um senso de pertencimento.

Patrick Lencioni, presidente da empresa de consultoria The Table Group e autor do livro Os 5 Desafios das Equipes: Uma História sobre Liderança (Editora Sextante, 2015), afirma que o trabalho em equipe sempre requer sacrifícios.

Afinal, trabalhar em grupo significa colocar necessidades coletivas do grupo à frente de interesses pessoais.

A escola de um nome criativo serve para promover essa ideia de unificação, de todos trabalhando em prol do sucesso de um determinado projeto, com foco no crescimento da organização.

Importância da criatividade no ambiente de trabalho

Considerando o impacto que a escolha de nomes criativos possui em equipes de trabalho, vale a pena ir ainda um pouco mais além e relembrar a importância de preservar a criatividade como um fator onipresente na rotina das organizações.

Afinal, na era pós-moderna, todos os processos e novidades ocorrem em velocidade cada vez mais acelerada.

Isso exige que as organizações não fiquem estagnadas no tempo.

Segundo reportagem da Infomoney, estimativas apontam que até 2,1 milhões de trabalhadores vão ver seus cargos serem extintos nos próximos anos.

A aceleração digital exige, por parte de pessoas e empresas, a capacidade de reinvenção.

Esta, por sua vez, está diretamente relacionada à criatividade.

Em artigo artigo publicado na Harvard Business Review norte-americana, o professor de Psicologia de Negócios da University College London, Tomas Premuzic, fornece uma dica para manter a fagulha criativa sempre presente nas empresas: preservar a capacidade de questionamento e indagação dos funcionários.

De acordo com ele, as tendências não-conformistas representam um dos elementos primordiais à criatividade.

É a partir delas que surge a inovação.

Gostou dos insights? Se você apreciou este artigo, aproveite para compartilhar com os colegas via WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais.

Related Posts