Entrevista de emprego: confira a pergunta mais comum

Entrevista de emprego

Saiba como responder a essa pergunta clássica de entrevista de emprego e conquiste a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo. Confira!

Sem dúvida, essa é uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: Por que devemos contratá-lo? 

Entretanto, muitos candidatos podem pensar ser uma pergunta simples, mas a resposta geralmente determina a decisão de contratação do recrutador.

Portanto, é fundamental estar preparado para responder esta questão decisiva. 

Quer saber como ter a melhor resposta para essa pergunta e conquistar a oportunidade de trabalho ideal? Então, confira as recomendações a seguir!

O que os recrutadores realmente buscam saber?

Quando os recrutadores perguntam: por que devemos contratá-lo? Em geral, estão tentando obter uma resposta para verificar alguns pontos importantes sobre o candidato, por exemplo:

  1. Se você é candidato adequado para a posição;
  2. Se você tem o histórico profissional e as experiências necessárias;
  3. O que o torna um candidato único para se destacar entre outros concorrentes;
  4. Se você está confiante sobre seus pontos fortes e fracos.

Como responder: por que devemos contratá-lo

Não existe uma resposta pronta para explicar o motivo pelo qual a empresa deve contratá-lo. Afinal, sua experiência é única e nenhuma resposta pode resumir o que você conquistou. 

Por isso, elabore a resposta ideal para você, após considerar seus conhecimentos técnicos em conjunto com suas experiências profissionais. Para isso, fique atento a alguns fatores que você precisa observar.

1. Não pareça muito confiante

Você pode não perceber, mas sua tentativa de ser confiante pode soar como arrogância. Desse modo, é recomendado evitar dizer coisas como:

  • “Me contratar é a melhor decisão que você pode tomar”;
  • “Sou ótimo em tudo o que faço”.

2. Não seja muito modesto

Assim como você deve evitar parecer arrogante, tente não ser muito modesto. Nesse caso, é recomendado evitar frases como:

  • “Eu realmente quero esta oportunidade de trabalho”;
  • “Estou disposto a fazer tudo para trazer resultados”.

Resumindo, se você deseja chegar à melhor resposta sobre por que devemos contratá-lo, evite qualquer um dos extremos. Desse modo, busque o meio-termo e prepare uma resposta que destaque:

  • Sua determinação e direção para ter sucesso;
  • Sua paixão e habilidades comprovadas;
  • Seu conhecimento sobre a missão da organização;
  • Sua experiência e habilidades profissionais;
  • Seu senso de conexão com a cultura da organização.

Preparando-se para responder: por que devemos contratá-lo?

Aqui estão algumas dicas úteis que irão prepará-lo para responder com eficácia a pergunta clássica de entrevista de emprego: por que devemos contratá-lo. Confira a seguir!

1. Pesquise fundo

Antes de elaborar sua resposta, reserve um tempo para estudar a missão, visão e cultura da empresa. Para isso, você pode consultar a página ‘Sobre nós’ no site da organização.

2. Crie respostas personalizadas

Sempre preste atenção aos detalhes mencionados na descrição do trabalho e estude os pré-requisitos sobre os conhecimentos e experiência necessários para a função. Em seguida, identifique as palavras-chave relevantes e crie sua resposta de acordo com sua pesquisa.

3. Quantifique suas realizações

Se você deseja demonstrar sua capacidade de trazer resultados, quantifique suas conquistas profissionais fornecendo números. Por exemplo, se você fez 50 vendas em sua posição de vendas no trabalho anterior, você deve declarar isso na sua resposta.

4. Ressalte as soft skills

As soft skills ou competências comportamentais estão ganhando destaque no recrutamento e seleção.

A pesquisa Project Oxygen do Google, por exemplo, revelou que as principais qualidades de seus melhores profissionais eram soft skills, e não hard skills altamente técnicas como se imaginava.

As habilidades campeãs foram a capacidade de ouvir e se comunicar com eficiência, liderança do tipo coaching, compartilhamento de insights, solução de problemas e empatia.

Logo, não se esqueça de incluir na sua resposta competências como criatividade, colaboração, adaptabilidade e capacidade de gestão, que serão cada vez mais valorizadas.  

5. Comprove as hard skills

Embora as soft skills estejam em alta, é claro que as hard skills continuam sendo obrigatórias em qualquer cargo.

De acordo com o Linkedin Talent Blog, as hard skills mais desejadas pelas empresas estão na área de tecnologia, incluindo computação em nuvem, inteligência artificial, design UX/UI e desenvolvimento mobile.

No entanto, o que realmente importa é dominar os requisitos técnicos exigidos pela vaga, como ferramentas, sistemas e metodologias.

Se puder comprovar suas habilidades através de um portfólio ou testes técnicos será bem visto pelos recrutadores.

6. Ensaie sua resposta

Prepare-se praticando sua resposta com um amigo ou na frente do espelho. Certifique-se de manter um tom de voz casual, coloquial e confiante.

7. Surpreenda-os

Para deixar sua marca nos recrutadores e empregadores, encontre maneiras de ir além. Por exemplo, se eles estão tentando avaliar suas habilidades analíticas, use a oportunidade para dar um exemplo real de suas habilidades análises de dados.

Se você ainda não tem certeza sobre como elaborar a resposta perfeita, aqui está um exemplo básico que pode ajudar:

“Eu acredito que você deve me contratar porque eu sei como fazer o trabalho. Além de ser um aprendiz rápido, minha paixão e habilidades me levaram a me candidatar a esta oportunidade. Quatro anos de formação técnica e dois anos de experiência no setor comprovam minha dedicação e experiência. Posso garantir que estou motivado e animado para fazer o meu melhor nesta função. ”

8. Fale com eficácia

Se você deseja acertar essa pergunta em uma entrevista de emprego, é essencial expressar-se de maneira eficaz, dessa forma, será possível prender a atenção dos recrutadores. 

Para isso, alguns cursos online podem ensiná-lo a melhorar suas habilidades de comunicação verbal. Acima de tudo, mostre confiança e coerência em seu discurso.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Agora que você já sabe como responder à pergunta clássica de entrevista de emprego: Por que devemos contratá-lo? 

Basta se cadastrar na plataforma de recrutamento Revelo, e encontrar as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Comece agora mesmo sua busca pela oportunidade de trabalho ideal com a ajuda da Revelo!

scroll to top