Quer descobrir o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção e como aumentar suas chances de conquistar o cargo? Confira!
Todo candidato quer saber o que os recrutadores reparam na entrevista de emprego, pois muitos detalhes podem passar despercebidos. De fato, ser entrevistado é como ter todas as luzes apontadas para você, revelando qualquer mínima falha.
É claro que os critérios de avaliação variam conforme a vaga e empresa, mas alguns aspectos costumam entrar no radar dos recrutadores.
Por isso, vamos te ajudar a descobrir quais os fatores que mais chamam a atenção e, consequentemente, aumentar suas chances de conquistar a oportunidade de trabalho.
Continue lendo e fique pronto para impressionar na próxima entrevista de emprego!
O que os recrutadores reparam na entrevista de emprego
Você deve imaginar o que os recrutadores reparam na entrevista de emprego, mas somente os profissionais da área podem confirmar suas suspeitas. Vamos à lista de aspectos mais importantes para o RH.
Aparência
É claro que a aparência determina a primeira impressão do recrutador, e continua sendo um dos aspectos que gera mais dúvidas nos candidatos.
De acordo com o consultor de carreira Eduardo Bahi, é importante se vestir de acordo com o dress code da vaga que você deseja ocupar. Afinal, usar terno e gravata deixou de ser obrigatório para criar uma imagem de credibilidade.
Na verdade, em ambientes mais casuais, um traje excessivamente formal pode ser um ponto negativo para o candidato.
Logo, o que os recrutadores realmente observam é se você conhece a apresentação dos profissionais da área e da empresa, começando pela adequação das roupas ao ambiente de trabalho.
Pontualidade
Chegar atrasado à entrevista é um grande sinal vermelho para qualquer recrutador. Para Angela Ritter, recrutadora do Grammarly, é um dos erros mais preocupantes dos candidatos.
Em entrevista à Glassdoor, ela alerta para a importância de ser pontual e evitar o reagendamento de entrevistas a todo custo, pois essas atitudes transmitem uma imagem irresponsável.
Entusiasmo
Nas palavras de Lindsay Mustain, recrutadora da Amazon: “A melhor coisa que um candidato pode trazer à entrevista é seu entusiasmo”.
Em contribuição à SHRM, ela reforça importância de demonstrar interesse na oportunidade de forma genuína. Além disso, revela que os recrutadores não gostam de candidatos que agem como se a vaga já fosse sua.
Então, é melhor equilibrar a empolgação com uma boa dose de humildade, mas sempre com um sorriso no rosto e vontade de fazer parte da equipe.
Confiança
Outro aspecto que salta aos olhos dos recrutadores é a confiança do candidato ao falar sobre seus objetivos, experiências e competências.
Quem destaca essa característica é Alison Mackay, recrutadora da Silicon Valley Recruiters Association, que costuma notar o preparo dos candidatos em primeiro lugar.
Na matéria da SHRM, ela afirma que “a entrevista mais promissora é aquela em que o candidato sabe exatamente o que está procurando e aonde quer chegar em sua carreira”.
Muitas vezes, o profissional pode até mesmo avaliar que o cargo não se encaixa em suas perspectivas, mantendo-se firme na sua busca pela posição ideal. O importante é demonstrar segurança e seriedade ao falar sobre seus horizontes profissionais.
Progressão na carreira
Enquanto você está falando sobre suas experiências anteriores, o recrutador está juntando as peças para entender seu plano de carreira.
Na opinião de Erin Stevens, recrutador da MasterBrand Cabinets, “é impressionante quando o candidato consegue progredir degrau por degrau em sua carreira, explicando as razões para cada mudança de cargo e suas motivações para ocupar as novas posições.”
Ele conta à SHRM que muitos candidatos pecam nesse aspecto e não seguem uma linha do tempo ao falar de suas experiências, dando a impressão de que não têm um plano para sua vida profissional.
Como se preparar para a entrevista de emprego
Então, como se preparar para a entrevista e conquistar a vaga desejada? Depois de analisar o que os recrutadores reparam na entrevista de emprego, chegamos a alguns critérios decisivos. Confira as dicas:
Esteja (muito) bem preparado
Você já sabe que precisa pesquisar sobre a empresa, conhecer o básico da área em que vai atuar e as atribuições da vaga, certo?
O problema é que seus concorrentes vão pensar o mesmo, ou seja: você precisa ir além se quiser se diferenciar. No mínimo, você precisa refletir sobre estes aspectos:
- Qual a missão, visão e valores da empresa, um pouco da história e projetos significativos ;
- Como é a cultura da empresa: valores, propósitos e clima;
- Qual o momento da empresa: crescimento, estabilidade, inovação.
Conte sua história profissional
Mais do que vender suas habilidades, você pode envolver o recrutador ao contar a história da sua carreira e cruzá-la com a oportunidade.
Por exemplo, você pode narrar como chegou até sua posição atual, incluindo todas as conquistas e evoluções, e situar a vaga como o próximo capítulo da sua vida profissional.
Lembre-se de incluir no enredo as competências que tornam você perfeito para a posição e sua visão para o futuro na empresa.
Cuide da postura e linguagem corporal
Se você estiver tranquilo e confiante, é possível que seu corpo envie os sinais certos.
Mas, em todo caso, é bom prestar atenção à sua postura e linguagem corporal, evitando gestos que indiquem insegurança, nervosismo ou ansiedade. Cuidado com as pernas inquietas, postura passiva (ombros caídos, corpo retraído) e falta de contato visual.
Seja proativo e pontual
Não custa reforçar que você deve se mostrar proativo para agendar a data e horário mais próximos, além de ser absolutamente pontual. Isso vale para as entrevistas presenciais e online, que possuem as mesmas regras no mundo profissional.
Ou seja: mesmo em uma chamada de vídeo na frente do computador, você deverá se conectar na hora certa, estar vestido adequadamente, cuidar da postura e seguir todas as dicas anteriores.
Ao se cadastrar na Revelo, por exemplo, você pode receber convites para uma entrevista online, em um modelo de processo seletivo muito mais rápido, prático e eficiente.
Inclusive, temos uma equipe de Especialistas de Talentos que podem ajudar você a se preparar para a seleção, desde a organização do currículo até a afinação do discurso.
Assim, você já começa a conversa sabendo o que os recrutadores reparam na entrevista de emprego, e saindo na frente dos concorrentes.
Revelo: sua plataforma de recrutamento online
Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.
Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.