Descubra as habilidades de tecnologia mais requisitadas

habilidades mais procuradas pelas empresas de tech

Descubra quais são as habilidades de tecnologia mais valorizadas do mercado e encontre a oportunidade de trabalho ideal na Revelo. Confira!

Para um profissional da área de TI, é essencial manter-se atualizado com as novas tecnologias e habilidades mais requisitadas do mercado. Sobretudo, por conta das mudanças constantes no universo da tecnologia e concorrência do mercado de trabalho.

Para te ajudar, a Revelo selecionou as principais tendências do mercado para trazer uma lista atualizada das habilidades de tecnologia mais requisitadas. Assim, você poderá investir nas competências mais promissoras e se destacar nos processos seletivos.

Confira a seguir quais são as habilidades de tecnologia mais requisitadas pelas empresas e saiba como demonstrar seu potencial nas entrevistas para conquistar a vaga ideal.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos:

  1. 7 habilidades mais requisitadas pelas empresas de tecnologia;
  2. 7 linguagens mais requisitadas pelas empresas;
  3. Soft skills são habilidades em alta em tecnologia;
  4. Hard skills são habilidades difíceis de demonstrar.

7 habilidades de tecnologia mais requisitadas do mercado

1. Experiência com IA (Inteligência artificial)

A inteligência artificial continua dominando as tendências no mercado de tecnologia, aumentando a demanda por profissionais capacitados na área.

De carros autônomos até o desenvolvimento de algoritmos poderosos, a IA está no centro das inovações que vão definir o futuro da humanidade.

Segundo o estudo State of AI in the enterprise 2nd Edition 2018 da Deloitte, 59% das empresas já aplica a inteligência artificial aos softwares de ERP, enquanto 49% apostam na nuvem inteligente e 44% investem na ciência de dados.

Além disso, a cibersegurança é fundamental nesse cenário, pois 32% das empresas revelaram ter experimentado falhas de segurança nos sistemas de IA.

2. Habilidade de desenvolver com AR e VR

A Realidade Aumentada (AR) é capaz de integrar informações digitais a visualizações do mundo físico, enquanto a Realidade Virtual (VR) é uma simulação artificial gerada por computador.

Ambas as tecnologias já são utilizadas na produção de hardware e software, e os profissionais que projetam e desenvolvem aplicações do tipo serão disputados pelo mercado.

3. Conhecimento em dados e analytics

A ciência de dados aparece em todas as listas de habilidades desejadas para profissionais de TI, assim como as tecnologias em analytics.

Na realidade, analytics é um termo guarda-chuva que abriga diversos tipos de análises de dados e estatísticas que permitem a previsão de resultados, segmentação e compilação de informações a partir de algoritmos.

Já o cientista de dados é um profissional capaz de interpretar esses dados e direcionar a criação de algoritmos de acordo com os objetivos da empresa, para transformar o Big Data em conhecimento avançado e insights valiosos.

Segundo o relatório Critical Capabilities for Analytics and Business Intelligence da Gartner, o futuro está no chamado self-service analytics, que estabelece a utilização do BI (Business Intelligence) como parte da cultura da empresa.

4. Experiência com métodos ágeis

Os métodos ágeis nasceram no campo do desenvolvimento de software e se tornaram cruciais para as startups, e hoje estão ganhando terreno nas empresas de tecnologia de todos os portes.

Se você já trabalhou com Scrum, XP ou Kanban, tem muito mais chances de conquistar uma vaga em equipes inovadoras.

5. Capacidade de integrar equipes cross-funcionais

Uma das habilidades centrais listadas pelo Forbes Technology Council em 2018 foi a capacidade de trabalhar nas equipes cross-funcionais.

São times compostos por profissionais de múltiplas competências e perfis, capazes de atuar em diversas frentes e manter uma comunicação de alto nível.

6. Competências em gestão de projetos

Muitas empresas de tecnologia buscam profissionais com competências em gestão de projetos, para além das questões técnicas.

Para completar seu perfil profissional, você pode agregar habilidades em planejamento estratégico, comunicação efetiva e liderança, além de gerenciamento de riscos.

7. Familiaridade com a nuvem

A computação em nuvem está se tornando regra para o mercado global de tecnologia, e você precisa se sentir em casa nesse ambiente.

O mais novo relatório 2019 Technology Industry Outlook da Delloite mostra que 60% das empresas vão migrar seus sistemas de TI para a nuvem em 2019, como parte das iniciativas de transformação digital.

Além disso, 67% dos executivos pretendem adotar modelos híbridos de nuvem privada e pública (multicloud), para melhor custo-benefício e aceleração da inovação.

7 linguagens mais requisitadas pelas empresas

1. Java

O Java da Oracle segue invicto na posição de linguagem de programação mais popular do mundo, pois serve como base para as principais aplicações modernas.

Além de ser o favorito dos softwares corporativos, também é regra para desenvolvimento de aplicativos para Android e diversos games.

Segundo o ranking do site IT Jobs Watch, o salário médio de um desenvolvedor que domina Java tende a crescer 4,54% ao ano no Reino Unido.

2. Python

Campeã do Tiobe Index de 2018, a linguagem Python costuma ser escolhida por iniciantes pela sua facilidade de uso e rapidez.

Plataformas como o YouTube, Instagram, Pinterest e SurveyMonkey são desenvolvidas em Python, e a linguagem também é favorita entre startups.

3. C/C++

Quase um feijão com arroz da programação, o C/C++ é utilizado nos principais sistemas operacionais e sistemas de arquivos.

Se você quer garantir uma vaga para a área de sistemas, o C/C++ continua na lista obrigatória, ocupando a sexta posição no ranking da IT Jobs Watch.

4. Linguagem R

A linguagem R está entre as cinco mais promissoras no quesito remuneração para 2019, segundo o It Jobs Watch.

O crescimento se deve à importância do R para os sistemas de machine learning e análise de dados, pois a linguagem, oferece excelentes bibliotecas e frameworks para o desenvolvimento de algoritmos poderosos.

5. Go

Golang ou simplesmente Go é a linguagem de programação criada pelo Google que se destaca nas aplicações multi-thread e construção de servidores.

Para quem deseja ingressar nas startups mais disruptivas, o Go é uma ótima opção de código aberto e a terceira linguagem mais rentável no ranking da IT Jobs Watch.

6. Swift

A linguagem do iOS também está em ascensão no mercado e é obrigatória para quem deseja investir nos aplicativos de iPhone.

As vantagens do Swift são o código aberto, segurança e alta demanda no mercado de trabalho.

7. PHP

Por fim, o bom e velho PHP continua no topo das linguagens mais requisitadas do mercado, apesar de enfrentar a concorrência do Python e JavaScript.

Se sua intenção é ir para a área back-end, mantenha seus conhecimentos de PHP sempre atualizados.

Soft skills: as habilidades em alta em tecnologia

Se você acha que a área de tecnologia valoriza apenas competências técnicas, saiba que as soft skills são as habilidades em alta no mercado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Revelo com sua base de 16 mil clientes. Os cinco comportamentos mais procurados neste momento são influenciados pelos desafios trazidos pela pandemia de coronavírus.

Entre eles, a necessidade de rápida adaptação ao trabalho remoto, de acordo com Lachlan de Crespigny, cofundador da Revelo.

Além disso, habilidades como a comunicação assertiva, empatia em dar feedback, autogerenciamento, resolução de problemas e boa relação interpessoal também entraram no ranking das soft skills mais valorizadas no momento.

Hard skills: habilidades difíceis de demonstrar

As hard skills continuam na essência das carreiras em tecnologia, e muitas vezes são habilidades difíceis de demonstrar. Entretanto, as ferramentas de avaliação das plataformas online tem evoluído para facilitar o processo seletivo.

No relatório da Capgemini e Linkedin, as hard skills mais desejadas são: a cibersegurança (68%), computação em nuvem (65%), analytics (64%) e desenvolvimento web (64%), além de aplicações mobile e ciência de dados.

Enquanto as soft skills exigem uma avaliação mais trabalhosa, há sistemas inovadores que comprovam o nível das hard skills dos candidatos em poucos cliques.

É o caso da Revelo, que utiliza testes técnicos, análises criteriosas e inteligência artificial para pré-selecionar os candidatos. Assim, os talentos de tecnologia podem provar suas qualificações e encontrar oportunidades de trabalho de acordo com seu perfil.

Confira as 10 habilidades de TI mais buscadas na Revelo em 2020

  1. Javascript, com destaque para os frameworks React, Node, Angular e Angular 2;
  2. Java, com destaque para o framework Spring;
  3. SQL, com destaque para MySQL e SQLServer4 (sistemas que usam SQL como linguagem);
  4. Python;
  5. PHP, com destaque para o framework Laravel;
  6. HTML;
  7. Ruby, com destaque para os frameworks Ruby on Rails;
  8. C#;
  9. CSS;
  10. Android.

Leia também:
10 habilidades de tecnologia mais buscadas na Revelo em 2020

Revelo UP: o programa de incentivo a cursos da Revelo

Outra opção para quem deseja trabalhar com TI ou se especializar para conquistar novas oportunidades, é realizar cursos rápidos com o auxílio do programa de aceleração de carreira Revelo UP.

No programa, os cursos são oferecidos em mais de 30 escolas parceiras, seja presencial ou à distância (online), facilitando o acesso para quem não tem muito tempo livre.

Algumas opções de cursos de tecnologia são: Desenvolvimento Web e Mobile, Design de produtos, Linguagem (UX/UI) e Ciência de dados (BI), entre outros. Além disso, os participantes do programa terão acesso à plataforma de ensino Alura por 30 dias.

Atualmente, os cursos mais procurados no programa Revelo UP são: Desenvolvimento Web, Data Science e a linguagem de programação Python.

Revelo: a sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.




scroll to top