Guia para otimizar a divulgação de vagas

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A divulgação de vagas é uma etapa essencial do processo de recrutamento e seleção, quando todos os esforços são focados em encontrar o candidato ideal.

Mas como garantir que a oportunidade chegue até os talentos certos?

Essa é a missão do RH, que deve criar uma divulgação de vagas assertiva, eficiente e ágil para acelerar o processo seletivo.

Para isso, vale a pena embarcar nas tendências de marketing de recrutamento e otimizar sua campanha em busca do candidato dos sonhos.

Vamos ajudar você nessa empreitada com os seguintes tópicos:

  • Por que a divulgação de vagas é importante
  • Como a divulgação de vagas evoluiu
  • Como fazer a descrição de vagas perfeita
  • Como otimizar a divulgação de vagas
  • Como encontrar talentos excepcionais.

Ficou interessado? Então siga a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

Divulgação de vagas no RH

A divulgação de vagas no RH marca a abertura do processo seletivo para o público geral ou segmentado, com a publicação dos anúncios para encontrar candidatos.

O propósito da divulgação de vagas é atrair profissionais que se adequem ao perfil anunciado, além de encorajar a candidatura imediata.

Considerando que 92% dos recrutadores brasileiros acreditam que é difícil encontrar os profissionais ideais para as vagas, segundo a consultoria Robert Half, divulgar do jeito certo é decisivo para melhorar esse índice.

O primeiro fator importante sobre a divulgação de vagas é o custo do processo, que corresponde a uma média de 33% do orçamento de recrutamento e seleção (dados da IBISWorld, na Society for Human Resource Management).

Nos EUA, o custo total de anúncios de vagas chegou a U$ 4 bilhões em 2016.

A especialista em recursos humanos da Macro Auditoria e Consultoria, Mayara Lima, afirma, em entrevista à revista Gestão & Negócios, que as mídias de divulgação de vagas e tempo dos profissionais são os principais custos do processo seletivo no Brasil.

De acordo com a coordenadora, o processo todo pode custar, em média, R$ 500,00 por hora.

Se levarmos em conta que o tempo médio para recrutamento e seleção no país é de 39,6 dias, segundo a Love Mondays, o preço final é altíssimo.

Com esses dados, podemos concluir que é urgente a necessidade de reduzir custos e tempo na divulgação de vagas, além de aumentar a assertividade dos anúncios.

Felizmente, as novas tendências já apontam para a otimização do processo.

Com a Revelo, por exemplo, o tempo de contratação é reduzido para uma média de 14 dias.

Isso é possível com a utilização da tecnologia, que conecta rapidamente os melhores talentos às empresas assinantes da plataforma.

A seguir, vamos entender melhor como essa aceleração do recrutamento é possível.

Evolução da divulgação de vagas

O RH evoluiu junto com a tecnologia, e a divulgação de vagas acompanhou o ritmo.

Os mais visionários apontam que estamos na era do RH 3.0, repleto de soluções tecnológicas que vão desde o software para gestão da área até processos seletivos com inteligência artificial.

Na etapa de divulgação de vagas, são inúmeras as ferramentas digitais disponíveis para tornar o processo mais rápido e eficaz.

Nos antigos manuais de recrutamento e seleção, a recomendação era que as vagas fossem publicadas em murais, classificados, materiais impressos e palestras em faculdades.

Você consegue imaginar um anúncio de vaga de uma empresa moderna no jornal de domingo?

É claro que esses meios perderam muito de sua relevância para encontrar candidatos qualificados.

Antes de pensar em divulgação, o profissional de RH deve se perguntar:

  • Onde está meu candidato ideal?
  • Quais canais ele utiliza?
  • Como ele procura oportunidades?

Uma dica: a pesquisa do IBOPE Conecta de outubro de 2018 revelou que 77% dos internautas brasileiros já procuram emprego pela internet.

Logo, a divulgação de vagas online é o caminho mais promissor para encontrar os candidatos que sua empresa precisa.

Mas, no cenário de disputa acirrada pela atenção do usuário, é preciso ter uma boa estratégia para destacar suas vagas na imensidão da internet.

Para começar, você precisa atualizar seu conceito sobre a descrição das vagas.

Como fazer a descrição das vagas

A descrição das vagas mudou na mesma velocidade que os meios de divulgação.

Por isso, é preciso acompanhar as novas tendências.

Um ponto de partida interessante é a pesquisa do Linkedin, de 2018, que mostra as partes mais valorizadas pelo candidato em uma descrição de vaga.

A ordem de importância ficou assim:

  • Salário e benefícios (61%)
  • Requisitos (49%)
  • Atividades e responsabilidades (49%)
  • Metas de desempenho (33%)
  • Cultura da empresa (28%)
  • Missão da empresa (27%)
  • Oportunidades de carreira (25%)
  • Detalhes sobre a empresa (23%).

Não é de se surpreender que o salário esteja no topo dos interesses, ainda que os profissionais modernos priorizem um emprego com propósito e desafios diários.

A mensagem da pesquisa é que não vale a pena perder tempo com descrições longas sobre a empresa, jargões ou excesso de informações.

Afinal, a função da descrição de vaga é vender a oportunidade de emprego, e não somente descrevê-la como em documentos internos do RH.

Para publicar uma vaga atrativa, tome como base a seguinte estrutura:

  • Título: claro, objetivo e direto ao ponto, sem neologismos e nomes de cargo “engraçadinhos” (proibido usar a palavra “ninjas”)
  • Localização: é um dos principais critérios de busca e deve receber destaque, acompanhada do regime de trabalho e jornada (presencial ou home office)
  • Responsabilidades: resuma ao máximo as principais atividades, responsabilidades e expectativas de resultados
  • Requisitos: divida os requisitos entre obrigatórios, desejáveis e diferenciais para maior assertividade
  • Salário e benefícios: evite o famoso “a combinar”, inserindo a faixa salarial coerente e benefícios mais atrativos
  • Sobre a empresa: resuma a empresa em uma frase vendedora que mostre as principais oportunidades e convença o candidato a enviar seu currículo
  • Instruções para a candidatura: facilite a candidatura e reduza ao máximo os formulários e documentos exigidos.

Além do título, sua vaga deve conter um breve parágrafo de introdução que apresente o job e valorize a oportunidade, respondendo às questões:

  • Qual é a função?
  • Para onde é a vaga?
  • Quem é o candidato ideal?
  • Por que eu devo me candidatar?
  • Como posso me candidatar?

Confira um bom exemplo de descrição de vaga para se inspirar:

Desenvolvedor(a) PHP/Laravel

Empresa de Tecnologia – São Paulo/SP – 40 horas semanais presencial

Você é especialista em Laravel e sabe realizar comunicação entre APIs? Temos a vaga ideal para você.

Trabalhe em uma startup que não para de crescer, em um ambiente informal, onde você terá a oportunidade de aprender coisas novas e fazer a diferença, além de desenvolver seu pleno potencial.

Responsabilidades

  • Desenvolvimento Laravel/PHP com banco de dados MySQL
  • Desenvolvimento de funcionalidades em Front-End e Back-End
  • Criação de APIs para consumo de dados
  • Utilização de APIs para integração de sistemas
  • Aplicação das melhores práticas de documentação de código desenvolvido.

Requisitos

  • Sólidos conhecimentos em PHP, framework Laravel e APIs RESTFul
  • Conhecimentos em Vue.js
  • Conhecimentos em GIT
  • Conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript
  • Experiência comprovada em desenvolvimento.

Desejável

  • Conhecimentos em Linux/Ubuntu
  • Conhecimentos em SOAP
  • Conhecimentos em Bootstrap e Datatables.

Diferenciais

  • Vivência em equipes com metodologia ágil
  • Conhecimentos em Docker.

Faixa salarial: R$ 5.000 a R$ 7.0000.

Contratação: Efetivo CLT, tempo integral.

Benefícios: Plano de saúde, auxílio-educação, home-office part-time, cursos de aperfeiçoamento e premiações por desempenho, ambiente descontraído.

Sobre a empresa

A Empresa de Tecnologia é um gateway de pagamentos com integrações inteligentes entre plataformas de ERPs e marketplaces.

Acabamos de receber uma rodada de investimentos importante e estamos em pleno crescimento, repletos de oportunidades para jovens talentos.  

Se você quer fazer parte da equipe, envie agora seu CV para recrutamento@empresatecnologia.com.br

E não se esqueça de acessar nosso site para conhecer os projetos: www.empresadetecnologia.com

Esse é um exemplo de vaga direta, sucinta e com informações relevantes para o candidato.

Lembre-se de utilizar bullets para facilitar a leitura e priorizar uma linguagem leve, sem exagerar na informalidade.

Como otimizar a divulgação das vagas

Agora que sua descrição está pronta, vem a questão: como otimizar a divulgação das vagas?

Selecionamos as melhores estratégias para direcionar as oportunidades a quem interessa:

Comece pela comunicação interna

Essa tática já é bem conhecida, mas vale reforçar: os primeiros a receber seu anúncio de vaga devem ser os próprios colaboradores da empresa, afinal, é sempre útil usar o networking de casa para receber indicações confiáveis.

Mas ainda que você receba vários currículos indicados, é fundamental que a vaga alcance públicos mais diversos.

Invista no employer branding

Você sabia que 75% dos profissionais em busca de emprego pesquisam sobre a reputação da empresa antes de se candidatarem uma vaga?

Dados do Linkedin mostram que o employer branding é essencial, ou seja, a construção da sua marca empregadora pode definir a atração dos candidatos.

Escolha o site certo para publicação

Uma das primeiras ideias que vêm à mente para a divulgação de vagas é publicar o anúncio em sites de empregos.

A técnica é clássica e funciona, mas hoje existem muito mais opções de plataformas desse tipo, tanto as generalistas quanto as de nicho.

Ou seja, você precisa avaliar com cuidado para decidir qual o site com maior potencial para atrair seus candidatos ideais.

Na hora de avaliar um site, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Reputação do site
  • Presença de outras vagas semelhantes
  • Quantidade de usuários do site
  • Perfil dos visitantes
  • Custo do anúncio
  • Serviços agregados no preço.

E claro, se vaga for para um segmento específico, vale a pena utilizar os sites voltados exclusivamente para setores como empregos jurídicos, de tecnologia e marketing.

Aposte no marketplace de talentos

Além dos tradicionais sites de empregos, existem plataformas e ferramentas que conectam empresas e candidatos de acordo com os critérios da vaga.

Especialmente no caso de profissionais de alto nível, que não buscam emprego por canais convencionais, os marketplaces de talentos, como a Revelo, são excelentes para agilizar o processo seletivo.

Ao cadastrar sua vaga nessas plataformas, você recebe candidaturas de profissionais que passam por diversos testes de habilidades.

Para isso, as empresas utilizam tecnologias de machine learning e testes adaptativos, selecionando candidatos pelas hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais).

Toda essa tecnologia encurta – e muito – o tempo para encontrar novos talentos.

Desvende o universo das redes sociais

As redes sociais são excelentes meios para divulgação de vagas, principalmente para atingir os candidatos denominados “passivos” – que não estão procurando ativamente, mas querem receber oportunidades de emprego.

Nas redes sociais de negócios, você pode obter um alcance muito maior com um público altamente selecionado, graças às opções de segmentação e impulsionamento.

O resultado são candidaturas de qualidade em poucos cliques.

Use os dados a seu favor

Um dos motores do RH 3.0 é o ATS (Applicant Tracking System), um software que permite o gerenciamento de todas as etapas do recrutamento e seleção.

Esses programas complexos oferecem opções para a coleta de dados automática de todas as fontes da divulgação de vagas.

Ou seja, você pode analisar esses dados para descobrir qual meio está sendo mais eficaz, direcionando seus esforços e budget para o ambiente de maior potencial.

Com isso, a divulgação é mais certeira e o processo fica muito mais rápido.

Experimente o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para atrair candidatos qualificados, e merece fazer parte da sua estratégia de divulgação de vagas.

Você pode usar técnicas de otimização para SEO, conteúdos audiovisuais e específicos para redes sociais, por exemplo.

Todo esforço para agregar valor ao conteúdo refletirá diretamente no seu employer branding, consolidando a imagem da sua empresa como o lugar dos sonhos para trabalhar.

Divulgue a vaga para o candidato certo

A essa altura, você já é quase um especialista em divulgação de vagas, mas encontrar o candidato certo pode ser ainda mais fácil e rápido.

Já imaginou reduzir o tempo de contratação dos profissionais em até 70%?

E se os candidatos já viessem pré-selecionados e testados de acordo com suas exigências?

Tudo isso é possível por meio da Revelo, a plataforma que atrai e seleciona profissionais de alto nível no mercado de tecnologia e negócios.

O segredo está nos testes técnicos, análises criteriosas e inteligência artificial, que avaliam as hard skills mais complexas, muito além da capacidade de consultorias tradicionais.

Divulgar sua vaga na Revelo é ter a certeza de preencher o quadro com um profissional acima da média, em um processo dinâmico e eficiente.

Você ainda pode acompanhar o processo totalmente online, com excelente custo-benefício e ganho de tempo.

Cadastre-se e comprove o poder da tecnologia para otimizar o recrutamento e seleção.

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