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Guia para otimizar a divulgação de vagas

11/07/2019
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A divulgação de vagas é uma etapa essencial do processo de recrutamento e seleção, quando todos os esforços são focados em encontrar o candidato ideal.

Mas como garantir que a oportunidade chegue até os talentos certos?

Essa é a missão do RH, que deve criar uma divulgação de vagas assertiva, eficiente e ágil para acelerar o processo seletivo.

Para isso, vale a pena embarcar nas tendências de marketing de recrutamento e otimizar sua campanha em busca do candidato dos sonhos.

Vamos ajudar você nessa empreitada com os seguintes tópicos:

  • Por que a divulgação de vagas é importante
  • Como a divulgação de vagas evoluiu
  • Como fazer a descrição de vagas perfeita
  • Como otimizar a divulgação de vagas
  • Como encontrar talentos excepcionais.

Ficou interessado? Então siga a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

Divulgação de vagas no RH

A divulgação de vagas no RH marca a abertura do processo seletivo para o público geral ou segmentado, com a publicação dos anúncios para encontrar candidatos.

O propósito da divulgação de vagas é atrair profissionais que se adequem ao perfil anunciado, além de encorajar a candidatura imediata.

Considerando que 92% dos recrutadores brasileiros acreditam que é difícil encontrar os profissionais ideais para as vagas, segundo a consultoria Robert Half, divulgar do jeito certo é decisivo para melhorar esse índice.

O primeiro fator importante sobre a divulgação de vagas é o custo do processo, que corresponde a uma média de 33% do orçamento de recrutamento e seleção (dados da IBISWorld, na Society for Human Resource Management).

Nos EUA, o custo total de anúncios de vagas chegou a U$ 4 bilhões em 2016.

A especialista em recursos humanos da Macro Auditoria e Consultoria, Mayara Lima, afirma, em entrevista à revista Gestão & Negócios, que as mídias de divulgação de vagas e tempo dos profissionais são os principais custos do processo seletivo no Brasil.

De acordo com a coordenadora, o processo todo pode custar, em média, R$ 500,00 por hora.

Se levarmos em conta que o tempo médio para recrutamento e seleção no país é de 39,6 dias, segundo a Love Mondays, o preço final é altíssimo.

Com esses dados, podemos concluir que é urgente a necessidade de reduzir custos e tempo na divulgação de vagas, além de aumentar a assertividade dos anúncios.

Felizmente, as novas tendências já apontam para a otimização do processo.

Com a Revelo, por exemplo, o tempo de contratação é reduzido para uma média de 14 dias.

Isso é possível com a utilização da tecnologia, que conecta rapidamente os melhores talentos às empresas assinantes da plataforma.

A seguir, vamos entender melhor como essa aceleração do recrutamento é possível.

Evolução da divulgação de vagas

O RH evoluiu junto com a tecnologia, e a divulgação de vagas acompanhou o ritmo.

Os mais visionários apontam que estamos na era do RH 3.0, repleto de soluções tecnológicas que vão desde o software para gestão da área até processos seletivos com inteligência artificial.

Na etapa de divulgação de vagas, são inúmeras as ferramentas digitais disponíveis para tornar o processo mais rápido e eficaz.

Nos antigos manuais de recrutamento e seleção, a recomendação era que as vagas fossem publicadas em murais, classificados, materiais impressos e palestras em faculdades.

Você consegue imaginar um anúncio de vaga de uma empresa moderna no jornal de domingo?

É claro que esses meios perderam muito de sua relevância para encontrar candidatos qualificados.

Antes de pensar em divulgação, o profissional de RH deve se perguntar:

  • Onde está meu candidato ideal?
  • Quais canais ele utiliza?
  • Como ele procura oportunidades?

Uma dica: a pesquisa do IBOPE Conecta de outubro de 2018 revelou que 77% dos internautas brasileiros já procuram emprego pela internet.

Logo, a divulgação de vagas online é o caminho mais promissor para encontrar os candidatos que sua empresa precisa.

Mas, no cenário de disputa acirrada pela atenção do usuário, é preciso ter uma boa estratégia para destacar suas vagas na imensidão da internet.

Para começar, você precisa atualizar seu conceito sobre a descrição das vagas.

Como fazer a descrição das vagas

A descrição das vagas mudou na mesma velocidade que os meios de divulgação.

Por isso, é preciso acompanhar as novas tendências.

Um ponto de partida interessante é a pesquisa do Linkedin, de 2018, que mostra as partes mais valorizadas pelo candidato em uma descrição de vaga.

A ordem de importância ficou assim:

  • Salário e benefícios (61%)
  • Requisitos (49%)
  • Atividades e responsabilidades (49%)
  • Metas de desempenho (33%)
  • Cultura da empresa (28%)
  • Missão da empresa (27%)
  • Oportunidades de carreira (25%)
  • Detalhes sobre a empresa (23%).

Não é de se surpreender que o salário esteja no topo dos interesses, ainda que os profissionais modernos priorizem um emprego com propósito e desafios diários.

A mensagem da pesquisa é que não vale a pena perder tempo com descrições longas sobre a empresa, jargões ou excesso de informações.

Afinal, a função da descrição de vaga é vender a oportunidade de emprego, e não somente descrevê-la como em documentos internos do RH.

Para publicar uma vaga atrativa, tome como base a seguinte estrutura:

  • Título: claro, objetivo e direto ao ponto, sem neologismos e nomes de cargo “engraçadinhos” (proibido usar a palavra “ninjas”)
  • Localização: é um dos principais critérios de busca e deve receber destaque, acompanhada do regime de trabalho e jornada (presencial ou home office)
  • Responsabilidades: resuma ao máximo as principais atividades, responsabilidades e expectativas de resultados
  • Requisitos: divida os requisitos entre obrigatórios, desejáveis e diferenciais para maior assertividade
  • Salário e benefícios: evite o famoso “a combinar”, inserindo a faixa salarial coerente e benefícios mais atrativos
  • Sobre a empresa: resuma a empresa em uma frase vendedora que mostre as principais oportunidades e convença o candidato a enviar seu currículo
  • Instruções para a candidatura: facilite a candidatura e reduza ao máximo os formulários e documentos exigidos.

Além do título, sua vaga deve conter um breve parágrafo de introdução que apresente o job e valorize a oportunidade, respondendo às questões:

  • Qual é a função?
  • Para onde é a vaga?
  • Quem é o candidato ideal?
  • Por que eu devo me candidatar?
  • Como posso me candidatar?

Confira um bom exemplo de descrição de vaga para se inspirar:

Desenvolvedor(a) PHP/Laravel

Empresa de Tecnologia – São Paulo/SP – 40 horas semanais presencial

Você é especialista em Laravel e sabe realizar comunicação entre APIs? Temos a vaga ideal para você.

Trabalhe em uma startup que não para de crescer, em um ambiente informal, onde você terá a oportunidade de aprender coisas novas e fazer a diferença, além de desenvolver seu pleno potencial.

Responsabilidades

  • Desenvolvimento Laravel/PHP com banco de dados MySQL
  • Desenvolvimento de funcionalidades em Front-End e Back-End
  • Criação de APIs para consumo de dados
  • Utilização de APIs para integração de sistemas
  • Aplicação das melhores práticas de documentação de código desenvolvido.

Requisitos

  • Sólidos conhecimentos em PHP, framework Laravel e APIs RESTFul
  • Conhecimentos em Vue.js
  • Conhecimentos em GIT
  • Conhecimentos em HTML, CSS, JavaScript
  • Experiência comprovada em desenvolvimento.

Desejável

  • Conhecimentos em Linux/Ubuntu
  • Conhecimentos em SOAP
  • Conhecimentos em Bootstrap e Datatables.

Diferenciais

  • Vivência em equipes com metodologia ágil
  • Conhecimentos em Docker.

Faixa salarial: R$ 5.000 a R$ 7.0000.

Contratação: Efetivo CLT, tempo integral.

Benefícios: Plano de saúde, auxílio-educação, home-office part-time, cursos de aperfeiçoamento e premiações por desempenho, ambiente descontraído.

Sobre a empresa

A Empresa de Tecnologia é um gateway de pagamentos com integrações inteligentes entre plataformas de ERPs e marketplaces.

Acabamos de receber uma rodada de investimentos importante e estamos em pleno crescimento, repletos de oportunidades para jovens talentos.  

Se você quer fazer parte da equipe, envie agora seu CV para recrutamento@empresatecnologia.com.br

E não se esqueça de acessar nosso site para conhecer os projetos: www.empresadetecnologia.com

Esse é um exemplo de vaga direta, sucinta e com informações relevantes para o candidato.

Lembre-se de utilizar bullets para facilitar a leitura e priorizar uma linguagem leve, sem exagerar na informalidade.

Como otimizar a divulgação das vagas

Agora que sua descrição está pronta, vem a questão: como otimizar a divulgação das vagas?

Selecionamos as melhores estratégias para direcionar as oportunidades a quem interessa:

Comece pela comunicação interna

Essa tática já é bem conhecida, mas vale reforçar: os primeiros a receber seu anúncio de vaga devem ser os próprios colaboradores da empresa, afinal, é sempre útil usar o networking de casa para receber indicações confiáveis.

Mas ainda que você receba vários currículos indicados, é fundamental que a vaga alcance públicos mais diversos.

Invista no employer branding

Você sabia que 75% dos profissionais em busca de emprego pesquisam sobre a reputação da empresa antes de se candidatarem uma vaga?

Dados do Linkedin mostram que o employer branding é essencial, ou seja, a construção da sua marca empregadora pode definir a atração dos candidatos.

Escolha o site certo para publicação

Uma das primeiras ideias que vêm à mente para a divulgação de vagas é publicar o anúncio em sites de empregos.

A técnica é clássica e funciona, mas hoje existem muito mais opções de plataformas desse tipo, tanto as generalistas quanto as de nicho.

Ou seja, você precisa avaliar com cuidado para decidir qual o site com maior potencial para atrair seus candidatos ideais.

Na hora de avaliar um site, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Reputação do site
  • Presença de outras vagas semelhantes
  • Quantidade de usuários do site
  • Perfil dos visitantes
  • Custo do anúncio
  • Serviços agregados no preço.

E claro, se vaga for para um segmento específico, vale a pena utilizar os sites voltados exclusivamente para setores como empregos jurídicos, de tecnologia e marketing.

Aposte no marketplace de talentos

Além dos tradicionais sites de empregos, existem plataformas e ferramentas que conectam empresas e candidatos de acordo com os critérios da vaga.

Especialmente no caso de profissionais de alto nível, que não buscam emprego por canais convencionais, os marketplaces de talentos, como a Revelo, são excelentes para agilizar o processo seletivo.

Ao cadastrar sua vaga nessas plataformas, você recebe candidaturas de profissionais que passam por diversos testes de habilidades.

Para isso, as empresas utilizam tecnologias de machine learning e testes adaptativos, selecionando candidatos pelas hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais).

Toda essa tecnologia encurta – e muito – o tempo para encontrar novos talentos.

Desvende o universo das redes sociais

As redes sociais são excelentes meios para divulgação de vagas, principalmente para atingir os candidatos denominados “passivos” – que não estão procurando ativamente, mas querem receber oportunidades de emprego.

Nas redes sociais de negócios, você pode obter um alcance muito maior com um público altamente selecionado, graças às opções de segmentação e impulsionamento.

O resultado são candidaturas de qualidade em poucos cliques.

Use os dados a seu favor

Um dos motores do RH 3.0 é o ATS (Applicant Tracking System), um software que permite o gerenciamento de todas as etapas do recrutamento e seleção.

Esses programas complexos oferecem opções para a coleta de dados automática de todas as fontes da divulgação de vagas.

Ou seja, você pode analisar esses dados para descobrir qual meio está sendo mais eficaz, direcionando seus esforços e budget para o ambiente de maior potencial.

Com isso, a divulgação é mais certeira e o processo fica muito mais rápido.

Experimente o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para atrair candidatos qualificados, e merece fazer parte da sua estratégia de divulgação de vagas.

Você pode usar técnicas de otimização para SEO, conteúdos audiovisuais e específicos para redes sociais, por exemplo.

Todo esforço para agregar valor ao conteúdo refletirá diretamente no seu employer branding, consolidando a imagem da sua empresa como o lugar dos sonhos para trabalhar.

Divulgue a vaga para o candidato certo

A essa altura, você já é quase um especialista em divulgação de vagas, mas encontrar o candidato certo pode ser ainda mais fácil e rápido.

Já imaginou reduzir o tempo de contratação dos profissionais em até 70%?

E se os candidatos já viessem pré-selecionados e testados de acordo com suas exigências?

Tudo isso é possível por meio da Revelo, a plataforma que atrai e seleciona profissionais de alto nível no mercado de tecnologia e negócios.

O segredo está nos testes técnicos, análises criteriosas e inteligência artificial, que avaliam as hard skills mais complexas, muito além da capacidade de consultorias tradicionais.

Divulgar sua vaga na Revelo é ter a certeza de preencher o quadro com um profissional acima da média, em um processo dinâmico e eficiente.

Você ainda pode acompanhar o processo totalmente online, com excelente custo-benefício e ganho de tempo.

Cadastre-se e comprove o poder da tecnologia para otimizar o recrutamento e seleção.

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atrair talentos

Como atrair talentos das melhores universidades?

03/10/2018
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O mercado de trabalho está à espera de grandes profissionais que saem do ensino superior com uma enorme vontade de fazer a diferença nos seus primeiros passos. Por isso, a sua empresa pode ganhar muito se focar em atrair talentos de universidades.

Mas como exatamente você pode acelerar e melhorar esse processo? Abaixo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar nessa busca.

O que atrai os talentos das universidades

Antes de atrair talentos de universidades, é preciso um pouco de contexto para entender a dinâmica profissional vigente. Os candidatos à vagas de trabalho encaram a relação empregatícia de uma outra forma, bem diferente das últimas décadas.

De acordo com estudo do grupo de consultoria Mercer, que analisa tendências de recursos humanos, 53% dos funcionários entrevistados priorizam saúde e bem-estar em detrimento do trabalho e 56% preferem jornadas mais flexíveis.

Com base nessa pesquisa, você pode notar que aquele foco absoluto no trabalho está dando lugar a um equilíbrio maior entre dever e lazer. Pensando nisso, as empresas também mudam e tentam oferecer melhores condições aos seus funcionários.

Vale lembrar, nessa hora, que um colaborador com a vida pessoal em ordem tende a render mais no trabalho. Por isso, aquela lógica ultrapassada de “arrancar o máximo” de cada empregado fica para trás, enquanto a diretriz de “obter o melhor” do funcionário entra em vigor.

Assim, atrair talentos significa valorizar o trabalho desses colaboradores. Hoje, em um mundo conectado, um profissional insatisfeito pode mudar rapidamente de emprego – e de cidade, e de estado, e de país.

E como mostrar para esses profissionais que a sua empresa é o lugar certo e então recompensá-los adequadamente pelo seu tempo? Como captar a atenção daqueles talentos que farão a diferença no seu negócio e se posicionar para receber seu interesse antes mesmo da abertura de vagas? É o que veremos a seguir.

7 passos para atrair talentos

Os verdadeiros talentos das universidades serão disputados pelo mercado de trabalho. Eles contribuem para o avanço da empresa, para a elevação do faturamento, para a tomada de decisões estratégicas, para o desenvolvimento de softwares, para a análise de dados e para outras atividades muito demandadas pelas grandes companhias. Então, se você quer os melhores profissionais, deve se diferenciar do restante.

Veja como atrair talentos em sete passos:

1. Eleve a atratividade:

A imagem de sua empresa precisa ser projetada adequadamente para dialogar não apenas com seu cliente, mas também com os talentos que você busca atrair. Para isso, lembre de humanizar sua marca para transmitir os valores e a missão da companhia e os diferenciais do seu produto ou serviço.

 

2. Faça parcerias com universidades:

Os cursos de graduação e pós-graduação são campos férteis para a procura de talentos. Então, por que não criar um relacionamento com universidades de sua cidade e estado para oferecer programas de estágio, treinamento e capacitação para alunos de alto potencial?

 

3. Mostre o impacto do seu produto ou serviço:

Os grandes talentos do mercado não querem apenas remuneração elevada, mas impacto de sua atividade na vida, na comunidade e na sociedade. Assim, calibre seu posicionamento para expor ao público como a sua solução ajuda seus clientes e afeta positivamente sua rotina.

 

4. Crie um plano de carreira inspirador:

Um dos aspectos relacionados aos grandes talentos é sua capacidade de pensar no longo prazo. Por isso, um emprego que valoriza o seu tempo e proporciona uma jornada de capacitação, desenvolvimento e remuneração e responsabilidades crescentes pode empolgar os candidatos.

5. Pague bem:

Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas pensam que, por se posicionarem com prestígio no mercado, não precisam remunerar bem seus funcionários mais valiosos (aqueles que proporcionam maior retorno). Mas isso leva o colaborador a buscar outras oportunidades, montar seu próprio negócio ou se sentir frustrado e reduzir sua produtividade.


 

6. Crie um bom ambiente de trabalho:

No fim das contas, não estamos falando de números, mas de seres humanos que têm sonhos, aspirações, dificuldades e temores. Nesse sentido, não adianta tratar o funcionário com base apenas em um dos fatores acima (como a remuneração). É preciso criar um ambiente que proporcione diálogo, inclusão, pertencimento e produtividade.

 

7. Vá além das outras empresas:

Se você quer atrair os melhores talentos, precisa oferecer os melhores incentivos. Nessa hora, é preciso considerar todas as opções que se encaixem nos desejos e dores de seus colaboradores e potenciais funcionários: o que eles valorizam e como entregar a eles aquele incentivo extra? Pode ser um plano de saúde empresarial, uma premiação por desempenho, uma sala exclusiva, um happy hour toda semana, uma viagem de fim de ano, participação nos lucros, festas temáticas, etc.

Como separar os talentos dos candidatos comuns

Currículos convencionais podem não ser a maneira ideal de filtrar os melhores candidatos às vagas. Se você já teve o trabalho de analisar centenas desses papéis, sabe quão frustrante é a tarefa. E mesmo que peça portfólios digitais para potenciais colaboradores, vai descobrir que a função tende a consumir mais tempo do que você imagina e render menos do que o esperado.

Então, olhar para trás nos processos de seleção não vai proporcionar o resultado que você espera.

Imagine um jovem profissional que acaba de se formar na universidade e escolhe algumas empresas que considera ideais para o seu plano de carreira. Ele vai atrás delas e inicia o processo de candidatura, que muitas vezes é feito por meio de um questionário.

Se o processo de aplicação à vaga for muito longo, antiquado ou complexo, a tendência é que a empresa desperdice bons talentos em decorrência do processo escolhido. O tempo também é valioso para quem espera uma primeira oportunidade de emprego.

O que você precisa, portanto, é encontrar maneiras mais efetivas de se conectar aos profissionais da sua área.

Para facilitar essa função, alguns profissionais e empresas oferecem serviços diferenciados para solucionar esse problema. A ideia é montar um processo de recrutamento e seleção que aproxime mais a recrutadora do candidato ideal.

Revelo conecta grandes talentos a empresas inovadoras

Uma dessas empresas de recrutamento e seleção é a Revelo, que serve de plataforma de conexão para as necessidades das empresas e os candidatos ideais para as vagas.

A seleção funciona assim:

  • O profissional conta sobre suas experiências, objetivos e habilidades
  • Com machine learning e testes adaptativos, a Revelo seleciona os mais engajados e com as habilidades mais buscadas pelas empresas
  • Em um clique, a empresa pode encontrar o perfil certo para suas necessidades
  • O candidato recebe gratuitamente ofertas e convites e conta com assistência para orientá-lo no processo de efetivação.

Curtiu as dicas para atrair talentos das melhores universidades? Cadastre-se na plataforma Revelo e encontre os melhores profissionais para suas vagas.

 

 

Revelo remoto: imagem ilustrativa

Revelo Remoto: uma solução completa para contratar sem sair de casa

27/03/2020
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Conheça as nossas duas novidades: Revelo Remoto e Revelo App, duas ferramentas que vão ajudar a conectar empresas que precisam contratar e talentos que estão em busca de novas oportunidades profissionais de forma prática e 100% on-line.

A pandemia está mexendo com o mundo, com as carreiras profissionais e com os negócios. Pensando nisso, resolvemos criar uma forma de contribuir com a sociedade e ajudar a reverter este cenário. Com tecnologia e foco em pessoas,vamos conseguir gerar empregos sem sair de casa (o mais importante). 

Revelo Remoto

Agora, você e sua empresa poderão realizar entrevistas remotamente dentro da própria plataforma, por meio de uma ferramenta integrada de videoconferência: que chamamos de Sala R. Um ambiente virtual para você conduzir entrevistas e todas as etapas do processo seletivo, seja o screening (bate-papo inicial) ou entrevista com o gestor. A funcionalidade proporcionará mais eficiência para sua equipe, além de um processo 100% on-line. 

Como funciona para empresas 

Criando uma vaga remota

Escolha a opção de local: “Trabalho Remoto”, utilizando os filtros escolhidos para criar uma nova vaga. Depois disso, a tecnologia da Revelo vai entregar um ranking de talentos que preenchem mais os requisitos da sua vaga.

Busca de candidatos para o trabalho remoto

Para melhorar sua busca por candidatos disponíveis para o trabalho remoto, ao utilizar o filtro de “Local de Trabalho”, marque a opção “Remoto”. 

Dica importante: aplique também outras localidades, assim, você também verá quais estão disponíveis para trabalho o remoto em determinada região. Isso pode acelerar o seu processo. 

Agendamento de entrevista remota 

Após encontrar os candidatos ideais para a vaga e enviar um convite, chegou a hora do agendamento da entrevista. Vamos lá: clique em “Agendar Entrevista Remota” e escolha as opções disponíveis como: Whereby, Skype, Google Meets ou Telefone, essa ferramenta ainda permite até quatro pessoas conversando simultaneamente. 

Veja nos exemplos abaixo: 

Como funciona para candidatos 

Recebendo convites 

Se você é um candidato e está procurando uma oportunidade de trabalho remoto, é possível saber, e encontrar quais empresas buscam talentos como o seu. 

Exemplo: 

Preparação para entrevistas 

Na Revelo temos um time de Especialistas de Talentos dedicados exclusivamente para o atendimento ao candidato. Eles dão suporte para a criação do perfil na plataforma, tiram dúvidas e também realizam pré-entrevistas. Caso você precise entrar em contato diretamente, basta enviar um e-mail para: suporte@revelo.com.br

Além disso, temos um simulador de entrevistas no WhatsApp para você treinar enquanto a hora de conversar com o recrutador não chega. Você pode acessá-lo diretamente pela plataforma. 

App para candidatos

Disponível apenas para candidatos e dispositivos Android (versão 5 ou posterior), o aplicativo dá ao usuário a flexibilidade de ver informações do perfil, receber convites para entrevistas, aceitá-los ou recusá-los, receber propostas e falar com o recrutador direto do seu smartphone.

Clique aqui para baixar.

Status Remoto

Além das novidades citadas, na última semana, lançamos o Status Remoto, uma página para reunir empresas que estão trabalhando em home office e seus respectivos guias. Quer contribuir? Envie um e-mail para: statusremoto@revelo.com.br

A Revelo segue firme em ações, sempre com foco nas pessoas, para ajudar sua empresa e seu desenvolvimento profissional nesse momento de instabilidade.

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O que é Revelo

A maior empresa de tecnologia no setor de recursos humanos na América Latina, oferecendo uma plataforma de recrutamento e seleção que conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Somos a empresa mais investida no setor na história do Brasil.

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