Metas profissionais para 2020: como aliar desafios e expectativas

0
Share

Quer traçar metas profissionais para 2020?

Excelente. Um novo ano gera uma motivação extra na busca por objetivos.

Então, nada melhor do que aproveitar para refletir sobre a sua carreira e sobre o que você deseja conquistar ao longo dos próximos meses.

Mas não basta anotar as metas profissionais para 2020 no papel. É preciso fazer um planejamento e elaborar um plano de ação.

Neste artigo, criamos um passo a passo para ter sucesso no alcance dos seus objetivos no ano. Siga com a leitura e descubra.

Importância das metas profissionais para 2020

Criar metas profissionais para o próximo ano é importante para definir aonde você quer chegar na carreira e manter o foco nos objetivos. 

Dito de forma resumida, elas são recursos para delinear o caminho que você precisa traçar para conquistar aquilo que deseja.

Em um artigo para o site Positive Psychology, Leslie Riopel, professora de psicologia na Northwood University, afirma que o estabelecimento de metas ajuda no desenvolvimento de novos comportamentos e na manutenção do foco.

“Os objetivos também ajudam a alinhar seu foco e promovem um senso de autodomínio. No final, você não pode gerenciar o que não mede e não pode melhorar algo que não gerencia adequadamente”, destaca a autora.

Então, vale a pena aproveitar o fim de 2019 para refletir sobre o seu ano em termos de carreira e projetar o que você deseja para 2020.

5 ideias de metas profissionais para 2020

É hora de definir as suas metas profissionais para 2020. Confira as ideias listadas abaixo para se inspirar.

1. Tirar uma ideia do papel

Que tal finalmente iniciar aquele projeto que você mantém como uma ideia distante?

O início do ano é uma boa oportunidade para empreender ou criar atividades paralelas para gerar realização profissional e renda extra.

2. Começar um curso

Outra meta profissional pode ser investir na sua qualificação. Cursos online, pós-graduação, mestrado, MBA ou intensivos são algumas alternativas para ampliar o conhecimento.

3. Fazer networking

Se você ainda não tem uma rede de relacionamento profissional, pode incluir a criação dela nas metas profissionais para 2020.

Para fazer networking, participe de cursos, palestras, seminários e eventos na sua área de atuação, converse com profissionais diferentes e crie um perfil no LinkedIn.

4. Fazer uma transição de carreira

Seu objetivo é traçar novos rumos em 2020? Esse é um bom período para planejar uma transição de carreira, incluindo planejamento financeiro, mapeamento de oportunidades no mercado e networking.

5. Mudar de emprego

Para quem não está feliz no emprego atual, buscar uma vaga melhor pode ser uma das metas profissionais em 2020.

Nesse caso, você precisa ficar atento às oportunidades do mercado, se candidatar a vagas que têm relação com seu perfil e acionar a rede de contatos.

Como alcançar suas metas profissionais em 2020 

Para atingir seus objetivos em 2020, é preciso definir metas, criar um plano de ação e executá-lo. A seguir, confira cinco dicas para ter sucesso.

1. Comece pela definição de prioridades

Na hora de criar metas, é importante estabelecer prioridades e não criar uma lista com tantos itens que se torna inviável dar conta de todos.

Por isso, reflita sobre os seus objetivos, identifique quais deles são urgentes e mais relevantes para você para, então, criar metas.

2. Defina metas SMART

Tenha uma regra em mente: as suas metas não podem ser vagas ou genéricas, como “ter sucesso”, por exemplo.

Ser bem-sucedido pode ser ter dinheiro, realização profissional ou criar o próprio negócio, dependendo da sua própria concepção. Percebe como é vago?

Então, a dica é utilizar o método SMART, sigla para os seguintes requisitos ao definir metas:

  • Específicas (specific)
  • Mensuráveis (measurable)
  • Alcançáveis (achievable)
  • Relevantes (relevant)
  • Com prazo (time-based).

Em um artigo para a revista Entrepreneur, o consultor de mídia digital John Boitnott faz uma analogia: o método SMART é como uma viagem pela estrada.

“Se você estiver indo para uma cidade para a qual nunca viajou antes, sua jornada será mais eficiente e eficaz se você tiver um roteiro detalhado para orientar sua viagem”, explica.

3. Anote suas metas

Pode ser em uma planilha, arquivo digital, caderno ou agenda. O importante é que você registre todas as suas metas, estipulando prazos e prioridades.

Esse processo é importante para ter controle sobre a sua busca pelos objetivos e manter o foco no que é essencial a partir da organização.

Em um artigo para a revista Forbes, o escritor Mark Murphy menciona que anotar as metas é importante para acessá-las a qualquer momento e para fazer codificação, o processo biológico pelo qual as coisas que percebemos viajam para o hipocampo do cérebro, onde são analisadas.

“A partir daí, são tomadas decisões sobre o que é armazenado em nossa memória de longo prazo e, por sua vez, o que é descartado. A escrita melhora esse processo de codificação”, explica o autor.

4. Crie um plano de ação

Depois de definir as metas, é o momento de criar um plano de ação.

Ele consiste na elaboração de uma estratégia com ações que levará ao alcance dos objetivos. Ou seja: é uma etapa de planejamento.

O planejamento é uma das estratégias mais essenciais associadas à consecução de qualquer objetivo, de acordo com a especialista em liderança Paloma Cantero-Gomez, em um artigo para a Forbes.

“Um plano de ação sério, baseado em metas diárias, como marcadores nos quais se ater e se concentrar, é básico para o alcance das metas”, afirma.

Uma dica é quebrar as metas em partes menores, estipulando etapas de curto, médio e longo prazo, para facilitar o planejamento.

5. Acompanhe o progresso

Assim que  você criar o plano de ação, é hora de colocá-lo em prática.

Mas não basta executar a estratégia. É preciso acompanhar o progresso para identificar se as ações são eficazes, ou se é preciso corrigir o planejamento.

Por isso, periodicamente, volte ao seu planejamento no arquivo em que registrou as metas.

Avalie se os prazos foram cumpridos e se os resultados esperados foram obtidos.

Não tenha medo de mudar a estratégia se a sua atual não estiver funcionando conforme o desejado.

Agora você já pode definir suas metas profissionais para 2020 e criar um plano de ação eficaz para alcançá-las. 

Se você gostou das dicas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas.

Related Posts