Saiba quem é e o que faz um profissional de gente e gestão

profissional de gente

Já ouviu falar no profissional de Gente e Gestão?

O mundo corporativo passa por mudanças cada vez mais intensas. Essa tendência se reflete também na área de Recursos Humanos, em que o termo “profissional de RH” está dando lugar à denominação “profissional de gente e gestão”.

Essa evolução é resultado de uma modificação na forma de administrar o capital humano. Antes, o foco era controlar o trabalho dos funcionários. Agora, é dar condições para que os colaboradores atinjam os resultados desejados.

Ou seja, deve haver uma parceria entre o RH e as demais unidades da organização. O diálogo e a troca de ideias precisam prevalecer em direção aos objetivos da empresa.

Neste post, abordaremos as ações do novo profissional de Recursos Humanos e a origem do termo Gente e Gestão.

Entenda o que faz o profissional de Gente e Gestão

Esse profissional tem uma atuação que abrange os níveis gerenciais e operacionais. No primeiro, o foco está mais ligado à liderança dos colaboradores com atividades que visam a atingir os objetivos de longo prazo.

Atualmente, essa iniciativa envolve os diretores e gerentes de Gente e Gestão. Eles têm, como atribuições, criar, aprovar e gerenciar políticas para os funcionários e os processos mais relevantes de uma área.

No segmento operacional, estão os empregados que fazem a gestão de pessoas no dia a dia. Essa ação envolve, por exemplo, os recrutadores, os analistas e os assistentes de Gente e Gestão.

Esses colaboradores são fundamentais para que o RH possa desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Por isso, eles precisam ser valorizados e ouvidos para a empresa atingir uma performance mais expressiva.

O profissional de Gente e Gestão é responsável por fazer uma série de ações, como:

  • Acompanhar os indicadores de desempenho
  • Atuar na formação de equipes de sucesso
  • Implantar políticas de saúde e segurança no trabalho
  • Integrar novos talentos
  • Promover atividades de treinamento e desenvolvimento
  • Recrutar e selecionar pessoas.

Para essas tarefas serem devidamente executadas, é necessário que o colaborador seja capacitado e esteja atento às novas tendências do mundo corporativo e ao comportamento dos funcionários. Afinal, um erro pode prejudicar bastante o rendimento de empresa.

Origem da área de Gente e Gestão

Uma das primeiras empresas a adotar o departamento de Gente e Gestão foi a Ambev, na década de 1990. Influenciada por Vicente Falconi, a companhia passou a utilizar iniciativas voltadas para a gestão de qualidade total, envolvendo o redesenho e a melhoria dos processos de produção.

Essa atividade ficou, no começo, sob a responsabilidade da gerência de qualidade, que depois foi integrada ao departamento de Gente da Ambev. O conceito de qualidade total, aos poucos, passou a fazer parte de todas as áreas da organização. Essa postura propiciou que os funcionários criassem um ambiente favorável para práticas, como PDCA, 5S, SDCA etc.

Essa conjuntura fez com que o profissional de Gente e Gestão passasse a ter uma atuação direcionada para atingir as metas, formando o time certo e auxiliando os funcionários a trabalharem de forma correta. Assim, o gestor de pessoas consegue bons resultados para a empresa por meio da equipe e não de maneira independente ou isolada.

5 dicas para o profissional de Gente e Gestão

Quais serão as principais competências e características para o profissional de gente e gestão contribuir para uma empresa conquistar uma posição de prestígio? A resposta está nas 5 dicas que apresentaremos para exercer essa função de forma exemplar.

1. Conhecimento técnico

Não basta mostrar boa vontade. É necessário ter informações sobre como gerenciar os processos da área (recrutamento, avaliação de desempenho, programas voltados para a qualidade de vida dos colaboradores etc.).

Se não houver uma formação acadêmica sólida e a busca por conhecimento (leitura de livros e participação em eventos e capacitações), o profissional não atinge um desempenho notável.

2. Relacionamento interpessoal

Conviver bem com as pessoas é uma característica indispensável para um profissional da área. Se não tiver habilidade para se relacionar com os funcionários, é inviável motivá-los e torná-los mais produtivos.

Um gestor de RH precisa ser uma referência de postura e de ética dentro da empresa. Ou seja, deve ser um exemplo de como a companhia deseja que os funcionários se comportem no ambiente de trabalho.

3. Compromisso com resultados

A acomodação deve passar longe de quem atua nessa área. O foco em resultados deve fazer parte da rotina para que as metas sejam concretizadas.

Procurar a melhoria contínua é uma obrigação no cenário atual, porque é uma forma de compreender as mudanças no mercado de trabalho e inserir novas tecnologias para tornar a corporação mais eficiente.

4. Capacidade de inovar

Obter conhecimento técnico e contar com a simpatia dos colaboradores são fatores positivos para um profissional de gente e gestão. Por outro lado, isso não é o suficiente para superar as expectativas da empresa. Hoje, é crucial conhecer as principais tendências do mercado para avaliar como inovar e surpreender o público-alvo.

A adoção de softwares para o gerenciamento dos serviços, automação de tarefas e identificação de talentos é uma ação que contribui para a companhia ter mais chances de superar a concorrência.

5. Sabedoria para ajudar na evolução da equipe

Não é simples lidar com pessoas, pois a vaidade e o orgulho, muitas vezes, podem afetar a relação entre os membros de um departamento. Por isso, o gestor deve ter bastante habilidade para dar e receber feedbacks dos funcionários.

Essa ação deve ser feita com profissionalismo e bom senso. O responsável da área deve se colocar no lugar do empregado ao apontar os pontos positivos e os fatores a serem aperfeiçoados. Dessa maneira, é possível conquistar a confiança de todos, o que interfere bastante no rendimento da equipe.

O profissional de Gente e Gestão precisa ter um olhar atento para assimilar como a tecnologia e as relações humanas impactam no ambiente corporativo. Essa ação é essencial para identificar as melhores ações para a empresa ser mais competitiva.

Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre as novas tendências do RH, deixe o seu comentário. A sua contribuição é muito valiosa para nós.

8 Comments

  1. Your post is very great.I read this post. It’s very helpful. I will definitely go ahead and take advantage of this. You absolutely have wonderful stories. Cheers for sharing with us your blog. Python training in Noida

  2. Bom dia
    Quais cursos necessários para se tornar um consultor de gente e gestão?
    Tenho interesse em focar com área de treinamento, mas até o momento não consigo nada relacionado. Teriam dicas para me passar?

  3. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments
scroll to top