O que é turnover, seus impactos na organização e como diminuí-lo

Compreender o que é turnover e sua correlação com a cultura organizacional de um negócio representa uma vantagem tática expressiva.

Afinal, o termo está estritamente relacionado à capacidade de uma organização preservar seus melhores talentos e, simultaneamente, evitar que sejam absorvidos pela concorrência.

Em artigo publicado na Harvard Business Review (HBR), o professor de Psicologia de Negócios da University College London, Tomas Chamorro-Premuzic, é enfático em relação a esse ponto. 

De acordo com ele, empresas que não souberem como engajar seus funcionários mais criativos correm o risco de perdê-los para o empreendedorismo – ou para a concorrência – ficando para trás na corrida para o crescimento, diante dos desafios impostos pela disrupção tecnológica. “A habilidade de reter e administrar com sucesso seus talentos criativos é, portanto, crítica”, pontua.

Outro ponto importante a ser destacado é, principalmente, na área de tech. Muitas empresas encontram, hoje, dificuldades em encontrar profissionais que realmente tenham as soft e hard skills desejadas para determinados cargos de tecnologia. Quando encontram, pelo fato de ser uma área em constante crescimento e bastante requisitada, muitos desses talentos acabam saindo após receberem propostas de outras empresas. 

Então, como resolver essa alta rotatividade? Para implementar estratégias realmente eficientes em termos de redução da rotatividade, primeiramente você deve entender a essência, motivo, a aplicação e o cálculo do turnover.

Para isso, siga a leitura e confira os insights que a equipe da Revelo reuniu com exclusividade para você neste artigo. Boa leitura!

Turnover

A melhor forma de identificar o que pode ser melhorado em uma empresa é reconhecer alguns problemas e, para muitas, o turnover acaba sendo um desses contratempos, principalmente na área de TI, que tem uma das maiores rotatividade de pessoas do mercado. Entenda!

O que é turnover

Turnover é um termo em inglês que significa rotatividade e, na área de RH, simboliza um índice que mensura a entrada e saída de empregados na organização.

Em uma linguagem mais técnica, a taxa de turnover é fruto de um cálculo que demonstra a movimentação de colaboradores na empresa.

A fórmula mais aplicada é a seguinte: admissões + desligamentos ÷ 2. Este resultado, por sua vez, deve ser dividido pelo número total de funcionários da organização para se chegar ao índice de turnover.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados pela Fecomercio São Paulo, a rotatividade pode variar conforme o setor de atuação do negócio – sendo maior no comércio.

O turnover no setor girou em torno de 6,17 no período de 2017. Pode parecer um número alto, mas quando o comparamos com as empresas de tecnologia, percebemos como esta área é uma das que mais sofre com a rotatividade.

Para você ter ideia, um índice de turnover considerado baixo gira em torno de 5%. No mercado tech, segundo o Relatório de Rotatividade disponibilizado pelo Linkedin Talent Insights, este número chega a 15%!

Mais importante do que verificar o número, porém, é saber interpretá-lo com clareza, considerando o cenário de cada empresa em particular. Imagine, por exemplo, que ao final de cada ano cerca de 20% dos empregados de uma organização foram embora.

Se mantiver essa tendência, em cinco anos, a empresa terá substituído seu quadro de funcionários integralmente. Isso se sobreviver até lá.

Para reter seu pessoal, então, é importante avançar para a próxima questão: o que significa um elevado turnover e como identificar suas causas para reverter a situação?

Tipos de turnover

De forma geral, o turnover pode ser involuntário e voluntário. Falaremos deles a seguir:

Turnover voluntário 

Esse tipo de turnover acontece quando o funcionário pede demissão voluntariamente e pode ocorrer por diversos motivos como:

  • Recebimento de uma proposta de trabalho em outra empresa;
  • Insatisfação com salário e benefícios;
  • Conflitos internos;
  • Ausência de plano de carreira. 

Turnover involuntário 

No turnover involuntário é a própria empresa que decide desligar o funcionário, por isso, acaba sendo mais caro do que o voluntário pois a corporação deve acertar todos os pagamentos referentes aos direitos trabalhistas. 

Dentre os motivos mais comuns do turnover involuntário estão:

  • Desempenho abaixo do esperado;
  • Problemas financeiros da própria empresa;
  • Justa causa;
  • Conflitos internos.

Como calcular o turnover

A forma mais simples de calcular o turnover da sua empresa é pela soma do número de demissões, divisão por 2 e, depois, divisão pelo número total de funcionários atuais. 

Entenda em maiores detalhes a seguir:

A taxa de rotatividade deve, no mínimo, ser calculada anualmente ou, se achar necessário, a empresa pode estabelecer um período mais frequente para fazer esse cálculo. 

O primeiro passo é definir claramente o período de tempo que você deseja analisar. No exemplo do cálculo anual, é indicado usar a data de início e término do período como 1º de janeiro do ano atual e do ano anterior. 

Depois de determinar o período, é preciso saber o número médio de funcionários dentro do intervalo selecionado. Para isso é preciso saber o número total de funcionários no primeiro dia de um determinado período e o número total de funcionários no último dia. Isso pode ser verificado no sistema interno da empresa e folhas de pagamento, por exemplo.

A partir daí, some os dois totais de funcionários. Em seguida, divida a soma por dois.

O próximo passo é contabilizar todas as saídas de funcionários. Para isso, é preciso incluir o número total de saídas da empresa entre a data inicial e a data final do período de tempo definido (sejam elas voluntárias ou involuntárias).

Depois, basta dividir o total de saídas que ocorreram durante o período determinado pelo número médio de funcionários.  Por fim, multiplique esse número por 100 para representar o valor como uma porcentagem.

Classificação das causas de turnover

Além do turnover voluntário e involuntário, a saída dos funcionários de uma empresa pode ser classificada como:

  • Controlável;
  • Semicontrolável;
  • Incontrolável.

Turnover controlável 

O turnover controlável é aquele que a empresa tem o poder de diminuir ou, se tiver muitos pontos de melhoria, até mesmo aumentar. Dentre as causas estão:

  • Ausência de plano de carreira;
  • Salário incompatível com o cargo e/ou mercado;
  • Falta de treinamento e feedbacks;
  • Ausência de valorização dos funcionários;
  • Ambiente corporativo e cultura tóxica;
  • Liderança despreparada;

Além disso, a empresa também tem um grande poder em cima do turnover controlável já no próprio processo de recrutamento. Se a seleção de profissionais não for efetiva e souber identificar a compatibilidade entre o candidato e a empresa, as chances disso impactar negativamente a taxa de turnover são grandes.

Turnover semicontrolável 

Como o nome sugere, o turnover semicontrolável é aquele que a empresa não tem total poder sobre por estar mais ligado ao perfil dos funcionários, como  baixa produtividade e falta de motivação. Porém, esses são fatores que a corporação pode agravar ou melhorar por meio de planos de ação. 

Turnover incontrolável 

O turnover causados por fatores incontroláveis são aqueles que nem a empresa nem seus colaboradores têm controle. Ou seja, tratam-se de desligamentos imprevisíveis que podem acontecer por doenças, acidentes, mudança de cidade ou país e até mesmo morte.

Alta taxa de turnover

Uma alta taxa de turnover pode causar dor de cabeça em muitas empresas. Mas é preciso entender quando esse número é considerado alto e o que exatamente ele significa. 

O que significa um alto turnover

Um alto turnover pode estar relacionado a múltiplos fatores e significa que há uma problemática em aspectos associados ao recrutamento e, posteriormente, à gestão de pessoas na empresa.

Um levantamento conduzido e publicado pelo LinkedIn com 10.000 profissionais que recentemente deixaram seus empregos trouxe luz a alguns dos principais motivos que impulsionam colaboradores a abandonarem seus postos:

  • 45% mencionaram que largaram o emprego porque estavam preocupados com a falta de oportunidades para crescer profissionalmente
  • 41% mencionaram que estavam insatisfeitos com as lideranças/gestores da empresa
  • 36% mencionaram que estavam insatisfeitos com o ambiente de trabalho/cultura da empresa
  • 36% mencionaram que queriam um trabalho mais desafiador
  • 34% mencionaram que estavam insatisfeitos com salário e benefícios
  • 32% mencionaram que estavam insatisfeitos com recompensas por seus esforços e sentiam falta de reconhecimento por suas contribuições

Principais causas da alta taxa de turnover

Podemos citar como causas da alta rotatividade em uma empresa os seguintes pontos

Ausência de propósito do funcionário

Dependendo do perfil do funcionário e também do segmento da empresa, os colaboradores querem encontrar um verdadeiro propósito na sua função. Por isso, quando não conseguem se orgulhar do que fazem, acabam saindo da corporação em busca de outra oportunidade.

Remuneração ruim

Quando as pessoas saem de uma empresa, a remuneração e os benefícios são um dos principais motivos, especialmente para os trabalhadores mais jovens. Por isso, o salário tem um forte impacto na retenção dos funcionários.

Sobrecarga

O esgotamento mental ocorre quando os funcionários têm mais trabalho do que conseguem realizar e, assim, acabam desenvolvendo quadros de estresse, exaustão emocional e até mesmo burnout. 

Gerenciamento ruim

Gerenciamento ruim pode se referir tanto a um profissional tóxico, que não trata sua equipe com empatia e se comunica bem ou também a um gerente que não exerce suas funções como deveria. Para que isso seja analisado, a empresa precisa ter uma cultura de feedbacks dos funcionários e avaliações periódicas da liderança.

Pouco ou nenhum feedback

Muitos funcionários relatam não receber o tipo certo de feedback, de acordo com uma pesquisa da Gallup, colaboradores que recebem comentários positivos da sua gerência tem quatro vezes mais chances de serem mais engajados. 

É claro que o  feedback nem sempre precisa ser um elogio, mas é preciso passar as informações de uma forma positiva e encorajadora para o funcionário. 

Falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma das  principais razões pelas quais as pessoas deixam as empresas. Por isso, é fundamental que as corporações procuram flexibilizar horários e não exijam hora extra com frequência.

Ausência de oportunidade de crescimento ou desenvolvimento

Outro fator que aumenta a taxa de turnover de uma empresa é quando o funcionário não vê futuro para ele dentro da corporação. Além de plano de carreira, é importante que a empresa esteja disposta a criar mais oportunidades de desenvolvimento, investindo em treinamentos. 

Recrutamento e seleção ruins

Quando existe alto turnover em um prazo muito curto (seis meses, por exemplo), o problema pode estar justamente nos processos de contratação. A melhor maneira de melhorar esse ponto é trabalhar com boas plataformas e empresas de recrutamento.  

Mercado sempre aquecido 

Quando falamos de turnover na área tech é preciso ficar de olho no mercado, isso porque a área de tecnologia está em constante crescimento. De acordo com um estudo de 2021 do IDC IT Services Tracker Brazil, o faturamento do mercado de serviços de TI no Brasil passou os R$ 46 bilhões, foi um crescimento de 5,9% em relação a 2020. 

Ou seja, esse é um mercado sempre aquecido e a busca por profissionais é uma constante. 

Nesse sentido, pode ser que o turnover dos profissionais tech da sua empresa esteja alto justamente por isso, uma vez que a procura por profissionais é maior do que os profissionais formados, o que pode aumentar as chances deles irem para outra empresa em busca de novas experiências.

Impactos de um alto turnover

O turnover é prejudicial à saúde dos negócios por uma série de motivos.

Talvez o mais evidente de todos seja a perda de um excelente funcionário para a concorrência.

No entanto, essa problemática ainda permeia diversos outros setores da empresa: os custos de demissão e admissão de um novo colaborador, o tempo despendido em relação ao treinamento do substituto, a perda de velocidade na resolução de problemas subsequentes e, por fim, o próprio desgaste no clima organizacional.

Afinal, a saída de um colega de trabalho sempre tem, em algum nível, respaldo em seus amigos no ambiente laboral.

Quanto maior o porte da empresa, mais impactantes são os efeitos da rotação.

A seguir, você pode compreender em detalhes cada um deles:

Finanças

Um estudo conduzido em 2017 pela Employee Benefit News e publicado na Revista Forbes sinaliza que o custo de encontrar um substituto para um colaborador representa cerca de um terço do salário anual dele.

Em outros termos, além do custo emocional, as despesas diretas envolvidas no processo de turnover também pesam no orçamento empresarial.

O pior é que, quanto mais demorado o processo de encontrar um substituto, mais se aprofundam os custos para a organização.

Por isso, é preciso ter atenção dobrada nos processos de recrutamento e treinamento.

Segundo o artigo publicado pela Forbes, a prevenção referente ao turnover começa neles.

Qualidade

Outro fator extremamente associado ao turnover é a perda de qualidade em processos.

Afinal, quando um colaborador abandona seu posto, são elevadas as chances dos projetos em que ele trabalhava serem deixados pela metade.

Isso impacta, diretamente, na qualidade das entregas.

Em artigo publicado em seu blog pessoal, Alfredo Bottone, especialista em RH pela Rice University (EUA), enfatiza que movimentações em larga escala no quadro de funcionários resultam em descontinuidade nos padrões de qualidade e quantidade dos serviços.

Essa perda no capital intelectual da empresa desencadeia problemas também no que diz respeito à eficiência e ao ritmo das atividades do dia a dia.

Segundo Bottone, quanto mais qualificado o profissional perdido, pior o efeito dessa cadeia nociva.

Eficiência

Em sintonia com o tópico anterior, o turnover compromete a eficiência da corporação.

Afinal, o ruído gerado pela substituição constante de interlocutores nos diálogos que permeiam os processos da empresa favorece falhas, atrasos e, não raro, desgaste no clima organizacional.

Todos esses fatores produzem um resultado previsível: uma piora evidente no atendimento a clientes internos e externos. Tal situação, por sua vez, prejudica a imagem da empresa.

O quadro pode, inclusive, dificultar a prospecção de novos clientes, bloqueando as oportunidades de crescimento do negócio.

Aprenda a interpretar a taxa de Turnover

Mais acima você aprendeu como calcular a taxa de turnover de uma empresa, mas para compreender melhor esse resultado, é importante saber como interpretá-los.  Uma forma de fazer isso é comparar a taxa da sua empresa com a taxa padrão de outras companhias do seu segmento. 

Mesmo que cada empresa seja diferente, é importante avaliar o sucesso de sua estratégia de retenção de funcionários em relação à concorrência, comparando sua taxa de rotatividade com os padrões do setor. 

Como existem casos em que a saída de colaboradores é inevitável, é importante que gestores e o próprio departamento de recursos humanos tenham um olhar crítico sobre o turnover, avaliando se a taxa está ideal ou não. Mas afinal, existe uma taxa ideal? É o que falaremos a seguir.

Existe o percentual ideal para o turnover?

De forma geral, não existe uma taxa ideal de rotatividade pois  isso vai depender do tipo e classificação do turnover. No entanto, é importante que a empresa trabalhe para manter esse número o menor possível, em torno de 5% e 10%. Dessa forma, a companhia não vai acabar se prejudicando financeiramente, já que o processo de desligamento de funcionários, além de causar gap na produção, envolve o pagamento de rescisão, por exemplo.

A rotatividade não é incomum, mas é indicado que as empresas vejam esse número como um termômetro que indica o nível de satisfação dos colaboradores, clima organizacional e capacidade da companhia de reter talentos.

Índices de turnover no Brasil

De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial (feito em setembro de 2021) e publicado na Forbes, no Brasil, 25% dos entrevistados pediram demissão durante o ano ou planejavam pedir demissão. O principal motivo disso é justamente a busca por melhores salários. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Robert Half, entre 2018 e 2021, a rotatividade de funcionários cresceu 38% no mundo, enquanto que no Brasil, o percentual foi de  82%.

Índices de turnover por atividade econômica 

De acordo com dados de 2021 colhidos pelo Novo CAGED, Estatísticas Mensais do Emprego Formal, os setores mais afetados foram:

  • Comércio:-3,68%;
  • Indústria: -1,7%;
  • Serviços: -1,53%;
  • Construção: -1,01%.

Índices de turnover por região 

Enquanto isso, os dados consolidados por região referentes a 2021 também colhidos pelo Novo CAGED foram:

  • Norte: -1,17%;
  • Nordeste: -2,99%;
  • Sudeste: -2,22%;
  • Sul: -1,4%;
  • Centro-oeste: -0,63%.

Turnover no mercado tech 

A rotatividade de funcionários na área de tecnologia é uma das mais altas, e o principal motivo, como falamos, é a demanda crescente do mercado. 

De acordo com dados divulgados pelo portal de tecnologia itForum  as taxas do turnover em TI chegam a cerca de 13% e profissionais tech em cargos mais altos ficam, em média, 2,6 anos na mesma empresa. 

Como reduzir o índice de turnover da sua empresa

Para evitar os impactos negativos de uma alta taxa de turnover, como os que citamos anteriormente neste texto, separamos algumas ações. Veja a seguir!

Processo de contratação aprimorado    

Ter um processo de contratação e seleção voltado para o segmento da sua empresa e tipo de vaga é fundamental para evitar uma alta taxa de turnover, principalmente para encontrar profissionais com habilidades técnicas específicas. É aí que a Revelo pode ajudar!

Temos um time especializado em encontrar os melhores talentos tech, fazemos a triagem dos perfis com testes e análises de CV. Além disso, nossos processos seletivos são muito mais rápidos que os das empresas tradicionais de recrutamento.

Plano de carreira 

Outra ação importante é o plano de carreira. É importante que o funcionário não se sinta estagnado na sua posição atual, então incentive a discussão de objetivos, colabore com os gestores para que todos encontrem oportunidades de crescimento. Isso vai ajudar a elevar  o engajamento dos colaboradores e até mesmo impulsionar a inovação na empresa.

Time motivado 

É importante que líderes e o próprio RH procure manter a motivação da equipe, afinal, esse é um indicador-chave para que todos produzam com qualidade e atinjam as metas que a companhia pretende bater.

Ambiente de trabalho agradável 

O clima organizacional é fundamental para uma baixa rotatividade. Procure incentivar uma comunicação saudável, promover a cultura da empresa, nutrir o respeito e, sempre que possível, receber feedbacks dos times para entender melhor o que se passa no dia a dia corporativo. 

Jornada de trabalho flexível 

Hoje, uma jornada de trabalho flexível é o desejo da maior parte dos trabalhadores. O motivo é que eles desejam ter um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal e também ter a liberdade de trabalhar no local e no período em que se sentem mais produtivos. 

Feedbacks positivos 

Outra ação muito interessante para ser colocada em prática é o feedback, essa maneira vai ajudar os funcionários a se sentirem valorizados e mais motivados para crescerem ainda mais na empresa. 

Quando colaboradores ficam estressados, sentem que não são ouvidos por seus superiores ou que seu trabalho não está sendo visto, as chances de procurar uma outra empresa que faça isso são maiores. Por isso, estabeleça a cultura do feedback saudável e frequente.

Benefícios 

Assim como um salário compatível com o mercado, os benefícios são importantes para agregar valor à empresa, ajudando a atrair e manter bons funcionários. 

Gestão de pessoas e o turnover

Como você provavelmente já constatou, o turnover está estreitamente relacionado à gestão de pessoas.

O próprio levantamento do LinkedIn demonstra que, antes mesmo de questões ligadas a salários e benefícios, os colaboradores se queixam de pontos como falta de motivação, liberdade e abertura diante de suas lideranças.

De fato, lidar com pessoas é o maior desafio de qualquer negócio.

Mas há estratégias pontuais que podem ser aplicadas em termos de gestão de pessoas com o intuito de reduzir o turnover:

Seja assertivo já no recrutamento

Se possível, usufrua da IA e de sistemas inteligentes para filtrar candidatos que estejam alinhados com a cultura empresarial, enxergando além das competências técnicas.

Em entrevista à HSM Management, Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da Netza, salienta que contratações bem sucedidas vão muito além da escolha de habilidades técnicas.

Elas devem levar em consideração valores, credos, diferentes gêneros e orientações segundo os objetivos da empresa.

Desafie seus colaboradores 

No artigo publicado pela HBR, Thomas Premuzic sugere que os gestores apresentem a seus colaboradores oportunidades de mentoria, planos de desenvolvimento e suporte ao seu crescimento.

De acordo com ele, os melhores funcionários gostam de ser tirados da zona de conforto e de receber orientações para entregar um trabalho cada vez melhor.

Equilibre a pressão sobre as equipes

Se por um lado a ausência de desafios pode contribuir para o turnover, aumentar demais a pressão pode ter um efeito igualmente nocivo.

“Falta de pressão leva à ausência de motivação, mas pressão demais cria estresse e bloqueia o pensamento criativo. Gestores devem equilibrar a equação, definindo metas, comunicando aos colaboradores e demonstrando disponibilidade no processo criativo”, diz Premuzic.

Sistema de gestão de pessoas para o controle do turnover

Apesar de ser reconhecido como um índice para mensurar a Gestão de Pessoas, o turnover representa muito mais do que uma simples métrica.

Observar e interpretar a rotatividade dos colaboradores do seu negócio pode fornecer insights estratégicos poderosos, principalmente diante da volatilidade acelerada do mercado de trabalho frente à ascensão digital.

Afinal, com a Inteligência Artificial (IA) ganhando evidência e substituindo postos de trabalho obsoletos, assegurar que os colaboradores mais valiosos e capacitados da empresa permaneçam produtivos e apaixonados por suas atividades vai ser um desafio cada vez mais imperativo nas corporações.

Um excelente sistema de gestão e recrutamento de pessoas representa uma ferramenta capaz de auxiliar no desafio.

Afinal, se a empresa estiver com um turnover extremamente elevado, muito possivelmente a causa está também relacionada ao processo de contratação.

Admitir colaboradores que não têm perfis alinhados à cultura organizacional é um equívoco recorrente, mas com impactos prejudiciais amplos ao negócio.

Evitar esse erro hoje já é possível graças a sistemas desenvolvidos com IA para aproximar os talentos certos da sua organização e, simultaneamente, acelerar o processo de contratação – sem ampliar a margem de erro.

Conclusão

Neste texto você pôde entender melhor como o índice de turnover serve de termômetro para uma empresa. Apesar de não haver uma taxa única para todas as empresas, é importante que as corporações encarem seus números como uma forma de medir o que pode ser melhorado internamente. 

Saber os pontos negativos de alto turnover e também como diminuir essa taxa é algo essencial, independente do porte e segmento da empresa. Mas algo que podemos notar é que muitas corporações que trabalham com tecnologia ou precisam de um profissional da área tech têm dificuldades em encontrar e manter bons profissionais. 

Se esse for o seu caso, convidamos você para conhecer as soluções para recrutamento da Revelo. Diariamente, centenas de talentos se cadastram na nossa base. Nós pré-selecionamos os melhores 5% para você sair na frente em suas contratações. Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo!

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