10 Mitos e verdades sobre trabalhar na área de tecnologia

0
Share

Confira a seguir 10 mitos e verdades sobre trabalhar na área de tecnologia e saiba como encontrar a oportunidade ideal na Revelo.

A área de tecnologia é um dos mercados com maior índice de crescimento nos últimos anos, e essa ascensão foi ainda mais acelerada com a pandemia.

Nesse processo de transformação digital, muitos profissionais de TI com experiência em softwares, plataformas, sistemas, segurança e automação foram extremamente necessários para dar continuidade às operações.

No relatório da Revelo, foi observado que em 2020 as vagas para o setor de TI cresceram 25% e as médias salariais apresentaram um aumento de 20% a 30%.

Porém, a área de tecnologia é relativamente nova quando comparada a outras áreas de trabalho tradicionais, por isso, é comum surgirem mitos em torno desse mercado.

Confira a seguir 10 mitos e verdades sobre trabalhar na área de tecnologia e descubra como começar sua carreira em TI!

1. É necessário ter diploma de graduação

Sem dúvida, um dos mitos mais comuns sobre trabalhar na área de tecnologia é que você precisa de um diploma universitário, mas em muitos casos não é preciso. 

Existem vários outros caminhos para ingressar na área de tecnologia. Além disso, os empregadores estão mais interessados nas habilidades necessárias para ter sucesso na função e na capacidade de resolução de problemas.

Se você tem as habilidades e alguma experiência profissional, mesmo que tenha aprendido por conta própria ou em cursos online de qualificação profissional. Em geral, poucos empregadores irão se importar se você não tem um diploma de graduação.

2. É preciso ser muito bom em matemática

Com certeza, algumas carreiras de tecnologia exigem fortes habilidades matemáticas e quem já possui facilidade com números naturalmente terá uma vantagem. No entanto, esse não é o caso de todas as especialidades da área de TI.

Para certas linguagens de programação, como JavaScript, habilidades com números e pensamento lógico são mais importantes. Ou se você deseja seguir na carreira de analista de dados, ter habilidades mais profundas de matemática poderá ajudar.

Porém, se você tiver um perfil mais criativo do que matemático, poderá se adequar para uma carreira baseada em design, como Web Designer ou UX/UI Designer.

3. Não há espaço para criatividade

Algumas carreiras, como desenvolvedor front-end, desenvolvedor de aplicativos e web designer, precisam de pessoas com habilidade de criatividade para fornecer ao público produtos inovadores. 

Especialmente no desenvolvimento de aplicativos e sites, as ideias criativas são bem-vindas e incentivadas. Afinal, sem a criatividade, o profissional provavelmente não ajudará a empresa a avançar em sua inovação. 

Em resumo, trabalhar na área de TI é muito mais do que a lógica de números e códigos. É um esforço altamente criativo, em busca de soluções para os problemas de todos os dias.

4. O trabalho será focado em aplicativos e sites

Outro mito sobre o trabalho na área de tecnologia é que o desenvolvimento de sites e aplicativos são as principais carreiras que existem. 

Além do desenvolvimento de aplicativos ou sites, as carreiras em tecnologia também envolvem segurança, análise de dados, administração de rede e gerenciamento de projetos.

Por isso, muitas empresas têm contratado especialistas em computação em nuvem, segurança cibernética, SRE, e segurança de rede para ajudar a aprimorar seus sistemas. 

5. A maioria das vagas são em startups

Embora seja possível que você trabalhe em uma startup, essa não é a única modalidade de empresa em que os profissionais de tecnologia trabalham.

A área de tecnologia é repleta de oportunidades, você pode ser um analista de sistemas, um técnico de segurança ou instalador de rede de TI. Tudo depende da carreira que você está buscando seguir e o segmento que deseja trabalhar.

Hoje em dia, empresas de diversos segmentos estão investindo na área de tecnologia, por exemplo, empresas de Serviços Educacionais, Finanças, Gestão de Empresas, Serviços e Produtos, Varejo, entre outras.

6. Custo de educação é mais acessível

Uma das principais vantagens da área de tecnologia é o custo de educação mais acessível em comparação com outras carreiras. Afinal, você não precisa ter um diploma de graduação de quatro anos ou mais para se tornar um profissional de TI. 

Em vez disso, você pode obter um treinamento rápido para ser certificado em áreas específicas. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro e quanto mais conhecimento e certificações você adquire, mais avançará em sua carreira.

7. É um mercado em expansão no mundo

A área de tecnologia evolui em uma velocidade muito mais rápida do que qualquer outro setor e, por isso, sempre há uma demanda alta por profissionais. 

Com as inovações em computação em nuvem, big data, inteligência artificial, um aspirante a profissional de TI tem muitos caminhos a seguir e crescer na sua carreira. 

Por isso, o profissional de TI deve estar sempre atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas para ter sucesso na área. Quanto mais treinamento e conhecimento adquirir, mais disputado será pelo mercado.

8. Boa remuneração e oportunidades de crescimento

É notório que os profissionais de tecnologia são bem pagos quando comparados a profissionais de outras áreas. Por exemplo, a carreira de Desenvolvedor em 2020 teve em média um aumento salarial de 16,66%.

Portanto, um profissional de TI com a combinação certa de certificações e experiências, poderá encontrar ótimas oportunidades de trabalho com remuneração acima da média em empresas conceituadas ou startups.

Além disso, muitos empregos na área de tecnologia oferecem ótimas oportunidades de avanço na carreira, principalmente para os profissionais mais dedicados e focados no crescimento profissional.

9. Oportunidade de fazer parte de grandes inovações

Todos os dias surgem startups inovadoras em todo o mundo, e há muitas vagas de emprego para profissionais iniciantes em empresas que também estão começando. 

A possibilidade de estar envolvido em grandes inovações é um dos benefícios mais atraentes de trabalhar em startups e em empregos na área de TI em geral. Afinal, as tecnologias inovadoras podem contribuir muito com a vida das pessoas.

10. Mercado com alto volume de contratações 

Existem mais empregos em tecnologia do que pessoas qualificadas para ocupá-los. Portanto, se você decidir buscar um emprego em tecnologia, não faltarão oportunidades interessantes. 

Além disso, você não estará competindo com outros candidatos tanto quanto em outros setores. Dessa forma, você poderia ser contratado mais rápido e negociar um salário mais alto por que a empresa realmente precisa preencher uma função.

Quer ingressar na área de tecnologia?

Se você ainda não trabalha na área de tecnologia, mas está interessando no assunto. Com o Revelo UP, você faz cursos nas áreas mais concorridas de tecnologia e poderá pagar somente após a conclusão, em até 24x no boleto.

São oferecidos cursos nas carreiras em dados, tecnologia, marketing, vendas, finanças, design, negócios, em mais de 30 escolas parceiras.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

trabalhar na área de tecnologia

Se você já tem habilidades necessárias e deseja trabalhar na área de tecnologia. Cadastre-se na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre oportunidades na área de tecnologia em diversas empresas e startups.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Related Posts