Tecnologia em gestão de Recursos Humanos: como acelerar e otimizar o RH

0
Share

Você aproveita todo o potencial da tecnologia em gestão de Recursos Humanos?

Se sua empresa ainda depende de muitos processos manuais no RH, é sinal de que você precisa conhecer as ferramentas revolucionárias da área.

Que tal otimizar e acelerar as rotinas em people analytics, recrutamento, gestão de desempenho e muito mais?

Neste artigo, você vai descobrir quais são as principais soluções e aprender a usá-las para agilizar e melhorar o seu trabalho. 

São tecnologias que facilitam a gestão de Recursos Humanos e impulsionam o RH a garantir seu status estratégico nas empresas.

Ficou interessado?

Então continue a leitura.

Novas tecnologias em gestão de Recursos Humanos

A tecnologia em gestão de Recursos Humanos chegou a um patamar inédito e está impulsionando os resultados da área no mundo todo.

Confira algumas das principais soluções que podem facilitar seu trabalho:

Ferramentas de recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um dos grandes desafios do RH, e já existem inúmeras tecnologias que apoiam a gestão desse processo.

Para começar, os Applicant Tracking Systems (ATS) são sistemas indispensáveis para automatizar os processos seletivos.

Com eles, você pode realizar a triagem automática de currículos, gerenciar o relacionamento com os candidatos e otimizar tarefas administrativas.

Outras soluções são plataformas como os marketplaces de talentos, que usam inteligência artificial e algoritmos poderosos para selecionar os melhores perfis e poupar seu tempo.

Ou seja, você pode usar tecnologias complementares, primeiro para organizar e acelerar processos e depois para encontrar, de fato, os profissionais ideais para a sua vaga.

People Analytics

O people analytics é uma revolução no RH, pois utiliza a análise de dados para traçar o perfil e comportamento dos colaboradores. 

Imagine ter acesso a relatórios completos que revelam o que torna seus colaboradores mais eficiente, produtivos e satisfeitos, além de acompanhar o desempenho e o clima organizacional. 

Isso é possível com o people analytics, que transforma dados em insights para evoluir seu capital humano. 

Com essa tecnologia, sua gestão de pessoas nunca mais será a mesma. 

Gamificação e microlearning 

Na área de treinamento e desenvolvimento (T&D), a tecnologia trouxe novidades como a gamificação e microlearning.

Gamificar significa aplicar a mecânica empolgante dos jogos para criar treinamentos divertidos e engajantes, que melhoram os resultados de aprendizagem dos seus colaboradores.

Já o microlearning é uma abordagem de ensino que divide conteúdos grandes em microlições, facilitando a absorção das informações. 

Ao combinar as duas tendências e disponibilizar uma plataforma mobile, por exemplo, você terá soluções de treinamento altamente eficientes. 

Gestão de desempenho digital

A gestão de desempenho também evoluiu com a tecnologia, levando suas avaliações e metas para o meio digital.

Hoje, você conta com softwares que concentram toda a gestão das competências online, com funcionalidades de feedback, avaliação, treinamento e carreiras

Assim, é muito mais fácil planejar e monitorar o progresso dos seus colaboradores, oferecendo feedbacks contínuos e obtendo relatórios precisos sobre a performance de cada um. 

Como usar a tecnologia em gestão de Recursos Humanos

Para usar a tecnologia em gestão de Recursos Humanos, você terá que escolher as ferramentas certas e planejar muito bem a implementação

Siga os passos abaixo para não ter dúvidas no processo.

1. Escolha um software administrativo

O primeiro passo para implementar a tecnologia em gestão de Recursos Humanos é escolher um software que atenda às suas necessidades e rotinas administrativas.

Esse sistema deverá apresentar funcionalidades para gerenciar admissões e demissões, folha de pagamento, férias e outros processos essenciais do setor de Recursos Humanos.

Assim, você consegue controlar tudo no mesmo lugar e eliminar a papelada do departamento, gerenciando documentos 100% online. 

2. Busque apoio da liderança

Para avançar no uso da tecnologia em gestão de Recursos Humanos, é importante que você busque apoio das lideranças da empresa para renovar a área.

Você deverá argumentar que a digitalização é fundamental para apresentar resultados mais concretos e melhorar o desempenho dos profissionais.

Dessa forma, os investimentos serão mais que justificados, e todos estarão comprometidos com a mudança

3. Monte seu kit de ferramentas

Depois de automatizar seus processos básicos, você poderá montar seu próprio kit de ferramentas digitais para agilizar a gestão. 

Como vimos, não faltam soluções criativas para gerenciar competências, treinar e engajar equipes, contratar novos talentos e melhorar o clima organizacional.

Hoje, existem inúmeras HR Techs no mercado, que são startups focadas na tecnologia em gestão de Recursos Humanos.

Se quiser conferir algumas ferramentas inovadoras desenvolvidas por essas empresas, baixe nosso e-book exclusivo.  

4. Treine a equipe

Com a implementação da tecnologia, vem a necessidade de treinar e capacitar sua equipe para utilizar as novas ferramentas. 

Inclusive, é interessante que os colaboradores do RH participem da escolha dos sistemas e estejam sempre atualizados sobre novidades tecnológicas da área.

Nessa etapa, o objetivo é incorporar as tecnologias no dia a dia dos profissionais. 

5. Meça os resultados 

Por fim, você deverá provar que vale a pena investir na tecnologia em gestão de Recursos Humanos. 

Para isso, basta apresentar os relatórios que as próprias ferramentas geram, que trazem resultados confiáveis e insights para tomada de decisão

Com certeza, os gestores ficarão impressionados com a precisão das informações e evolução na análise de dados.

Tecnologia para o recrutamento

Se você ficou interessado na tecnologia para o recrutamento e seleção, saiba que essa é uma das áreas mais férteis do RH. 

Muito além dos tradicionais sites de divulgação de vagas, você já conta com plataformas que automatizam e facilitam cada etapa do processo seletivo.

A Revelo, por exemplo, é um marketplace de talentos inovador que conecta você aos melhores profissionais do mercado.

É muito simples: você só precisa se cadastrar na plataforma para ter acesso a talentos pré-selecionados com competências técnicas do mais alto nível, e ainda pode realizar seu processo seletivo online.

Assim, você contrata muito mais rápido (14 dias em média) e acerta em cheio na escolha do candidato, eliminando toda a burocracia do processo. 

Agora é com você: coloque as dicas em prática e aproveite todos os benefícios da tecnologia em gestão de Recursos Humanos.

Gostou das dicas? 

Então cadastre a sua empresa na Revelo, desafogue o seu trabalho e tenha uma atuação muito mais estratégica no RH.

Related Posts