Quando nos sentimos ouvidos e somos respeitados na empresa, a vontade é continuar lá, não é mesmo? A melhor forma de fazer com que seus colaboradores sejam mais produtivos e felizes na empresa é através da gestão humanizada.
Adotar a gestão humanizada transforma seu local de trabalho e contribui para a retenção de talentos, assim como melhora o engajamento e a produtividade.
Esse modelo de liderança é centrado na manutenção de boas condições de trabalho e no bem-estar do funcionário. Independente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, a gestão humanizada pode ser aplicada e mudar o dia a dia do escritório.
Neste artigo vamos te explicar melhor o que significa aplicar um modelo de gestão humanizada e quais benefícios ele pode trazer para sua empresa. Confira!
O que é gestão humanizada?
Mesmo com as milhares de novas tecnologias que são inventadas diariamente, a empresa ainda funciona a base do trabalho humano. Isso significa que se as pessoas estão desmotivadas ou infelizes no local de trabalho, a produtividade sofrerá o impacto.
Tendo isso em mente, o modelo de gestão humanizada foi idealizado com o objetivo de cultivar um ambiente de trabalho que valorize as particularidades dos colaboradores e humanizar os processos administrativos.
A gestão humanizada é uma forma de administração que se constrói ao redor das dificuldades e expectativas dos colaboradores, de forma a compensar as pressões e deadlines do dia de trabalho.
Parte da gestão humanizada é reformular a organização de trabalho para incluir e antecipar possíveis problemas, além de incluir diversidade, empatia e respeito com a maneira de viver dos funcionários.
O líder da equipe também tem um papel muito importante, pois ele é a figura física da empresa. É essencial que ele se coloque como um ombro amigo, ou seja, esteja disponível para dar atenção às questões dos colaboradores e dar o suporte necessário.
O modelo segue pela lógica que uma equipe satisfeita produz mais, portanto gastar tempo e dinheiro em detalhes como os citados é um investimento nos talentos da empresa que será recompensado com melhores resultados.
Surgimento
O modelo tradicional de gestão mantém uma hierarquia muito forte e vertical entre as lideranças e a equipe. Essa estrutura causa um distanciamento que produz nos funcionários a sensação que eles estão sendo diminuídos frente aos que estão acima.
O relacionamento vertical resultante da gestão tradicional apaga os sentimentos dos funcionários que passam a se sentir desamparados e imponentes.
O ambiente de trabalho se torna um local pesado onde todos são silenciados para lidar sozinhos com seus problemas e ao mesmo tempo enfrentar a pressão de prazos e tarefas difíceis.
Uma equipe submetida a condições de trabalho como essas tende a se sentir desmotivada e ser menos engajada nas conquistas da empresa. Equipe infeliz resulta em baixa produtividade e, consequentemente, resultados negativos para a empresa.
Pensando em como sair desta realidade, a gestão humanizada surgiu. A proposta era alterar essa relação de distanciamento entre liderança e equipe, melhorar o astral do escritório e, logo, aumentar a produtividade.
Importância para as empresas de tech
No setor de tecnologias, é senso comum que os profissionais têm uma tendência a se isolar, visto que o trabalho é muito independente, focalizado no computador.
Um estudo realizado pelo Dr. Larry Rosen da universidade da Califórnia mostrou que jovens que fazem uso excessivo da internet podem desenvolver características narcisistas e ter comportamentos antissociais.
Por isso, quando tratamos de equipes em escritórios de tecnologia, a gestão humanizada torna-se ainda mais relevante.
Como os funcionários já tendem ao isolamento, o trabalho da liderança de impulsionar o engajamento e a integração deve ser mais assertivo, em prol de conseguir quebrar a barreira emocional criada e ajudar na resolução de problemas.
Benefícios
A gestão humanizada traz diversos benefícios para a empresa, mas principalmente leva a uma equipe feliz, segura e satisfeita com o local de trabalho. Dentre as vantagens da gestão humanizada temos:
- Aumento da produtividade
- Retenção de talentos
- Melhora na cultura organizacional
- Impactos financeiros positivos
- Melhora no work-life balance
- Estímulo da ética no trabalho
No caso das empresas de tecnologia, a retenção de talentos e a melhora no work-life balance são benefícios de grande importância para a equipe.
Trabalhadores de tecnologia e TIs são conhecidos por serem isolados e workaholics. O trabalho em frente a tela de um computador pode se tornar um vício e faz com que a pessoa se feche para outras interações, como mostrou o estudo citado acima.
Essa barreira criada pelos funcionários, além de prejudicar a vida pessoal, também dificulta a formação de ligações profundas e significativas uns com os outros e com a empresa.
Por causa desse distanciamento com a empresa, o profissional tem mais tendência a deixar o cargo sem pensar duas vezes caso surja uma nova oportunidade com benefícios ou salário melhor.
Como a retenção de talentos nas empresas de tecnologia já é mais difícil que em outros setores, qualquer estratégia que ajuda a integrar a equipe e manter os funcionários felizes deve ser levada em consideração.
Por isso, a gestão humanizada é olhada com outros olhos na área de tecnologia, já que seus benefícios são mais importantes, mesmo que eles sejam mais complicados de conseguir.
Qual o papel do RH na gestão humanizada?
O RH é o departamento responsável por dar apoio a equipe e a liderança no processo de implementação e manutenção da gestão humanizada. O trabalho do RH é separar o pessoal e a produção de forma a enfatizar o capital humano.
Muitas vezes, profissionais que se formaram e trabalham a muito tempo em um formato vertical de trabalho, a transformação para a gestão humanizada pode ser difícil.
O papel do RH é gerir essa transformação e dar apoio à gerência e aos funcionários para que seja possível aprender com os erros.
Pilares da gestão humanizada
A gestão humanizada é construída a partir de 4 pilares centrais que orientam as mudanças no local de trabalho. São eles:
- Observação das necessidades dos colaboradores e da empresa;
- Comunicação não-violenta entre líderes e liderados;
- Integração entre as equipes;
- Adequação dos processos às necessidades constatadas após a observação.
Para colocar em prática esse modelo, os quatro pilares citados acima devem sustentar todas as mudanças que venham a ocorrer.
Existe gestão humanizada no recrutamento e seleção?
A gestão humanizada também pode ser utilizada no processo de recrutamento de novos funcionários.
Dentre as técnicas conhecidas está o recrutamento candidate first que ajuda a montar um processo seletivo mais humanizado e focado na experiência do candidato.
O recrutamento candidate first é alinhado com técnicas de customer centric marketing, no qual as estratégias são focadas na experiência do consumidor, desde o primeiro contato até a fidelização.
O recrutamento humanizado também facilita o onboarding e contribui para uma integração mais fácil do candidato ao sistema organizacional da empresa caso ele seja contratado.
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A importância de focar na saúde mental do colaboradores
A sociedade contemporânea está marcada pelo aumento do burnout, principalmente após o início da pandemia, quando a maioria dos escritórios migrou para o formato do home office.
Segundo um estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma-BR) em 2019, mais de 30% da população economicamente ativa sofre de sintomas de burnout.
Essa realidade intensifica ainda mais a necessidade de empresas e empregadores darem mais atenção para a saúde mental e o peso do workflow sobre os funcionários.
A gestão humanizada ajuda tanto as lideranças quanto o setor de RH a se manterem atualizados sobre o estado de saúde de seus funcionários e evitar que eles atinjam o nível do burnout.
Como desenvolver uma gestão humanizada na sua empresa
O primeiro passo é entender que a aplicação do modelo de gestão humanizada é um processo que às vezes pode ser lento e cada pessoa adapta de forma diferente.
Vamos propor alguns caminhos a seguir para introduzir a gestão humanizada. A partir deles você pode moldar o passo a passo e construir algo que funcione para a realidade da sua empresa! Veja:
- Identifique o cenário atual da empresa: É nesta fase que trabalhamos o primeiro pilar da gestão humanizada: observação. É preciso olhar com calma como as pessoas trabalham e quais modos de gestão elas estão acostumadas.
- Conheça o mercado: Quando você se familiarizar com o funcionamento da jornada de trabalho dos funcionários, pesquise o mercado e quais técnicas foram aplicadas em outras empresas da mesma área.
- Idealize um projeto ideal: Antes de verdadeiramente aplicar a gestão humanizada, é importante ter uma visão clara e bem planejada de onde você quer chegar com todas essas mudanças. Essa etapa te ajuda a planejar estratégias mais assertivas de gestão.
- Prepare a liderança: Para que a gestão funcione, todos os líderes precisam estar alinhados sobre a mudança, portanto certifique-se que o setor de RH já acertou todos os passos com a chefia.
- Em seguida prepara os colaboradores: A gestão humanizada gera muitas dúvidas dos empregadores. O que compartilhar? O que não compartilhar? Quais mudanças acontecerão efetivamente? Essas são questões que devem ser discutidas antes de começar realmente o processo.
- Por último, acompanhe: Para entender quais impactos o novo formato teve sobre o funcionamento da empresa, fazer o acompanhamento dos resultados e a comparação com o modelo anterior é essencial. Ali você encontrará as respostas sobre a efetividade das técnicas aplicadas e quais pontos ainda precisam ser melhorados.
Qual o impacto da gestão humanizada na equipe?
Apesar do aumento do desemprego no Brasil, a disponibilidade de profissionais de tecnologia especializados está menor. Por isso, além de bons benefícios e um salário de qualidade, a empresa precisa de algo a mais para manter um bom talento.
De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, o número de postos para profissionais de tecnologia só aumentou.
A pesquisa mostrou que, apenas no primeiro semestre de 2021, as vagas para profissionais plenos de TI cresceram 344% e para juniores 173%. Porém o aumento de vagas não condiz com a formação de profissionais.
Em entrevista para o jornal da USP, o professor Ildeberto Aparecido Rodello, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) apontou que o número de profissionais formados não condiz com a demanda.
Essa realidade torna o mercado da tecnologia cada vez mais competitivo, o que exige da empresa um investimento maior no recrutamento e seleção, assim como no funcionamento do escritório para que a vaga seja mais atrativa.
Ter um ambiente de trabalho integrado, onde os profissionais são ouvidos e suas necessidades são atingidas faz com que os funcionários sintam-se mais envolvidos nos projetos da empresa, o que diminui a taxa de demissão.
Além de manter talentos, a gestão humanizada também é mais atrativa para novos profissionais, visto que o ambiente de trabalho pode ser fator decisivo na hora de aceitar uma vaga de emprego.
Conclusão
A gestão humanizada tem mudado a realidade de diversos profissionais em escritórios ao redor do mundo. Além de ser um modelo mais empático, ele tem mostrado resultados palpáveis que mudaram a taxa de crescimento das empresas.
O modelo de gestão vertical infelizmente está levando muitas equipes à desmotivação e à baixa produção, assim como empurrando os funcionários à exaustão e ao burnout.
Para aumentar a produtividade e a satisfação da sua equipe, pense na aplicação da gestão humanizada. Equipe feliz significa bons resultados!
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