Nem sempre o recrutamento interno é explorado em toda a sua potencialidade. Algumas empresas tendem a olhar para os talentos de fora sem se dar conta de que alguns de seus melhores colaboradores podem estar aguardando por uma oportunidade. Para que isso não aconteça, é importante observar o capital humano presente na própria empresa.
Essa é justamente a proposta do recrutamento interno. Além de aumentar a taxa de retenção e motivação dos profissionais, esse método consiste em uma maneira mais rápida de preencher as vagas da empresa. Afinal, com ele, descarta-se a necessidade de intensos processos de seleção. Consequentemente, a empresa ganha tempo e dinheiro.
O recrutamento interno também permite que a empresa escolha o colaborador mais adequado a uma determinada vaga, uma vez que ela já conhece o perfil dos seus empregados.
Neste artigo, você vai saber quais são os principais benefícios desse tipo de seleção e quando ele é o mais adequado para a sua empresa.
O que é recrutamento interno
O recrutamento interno é o processo de preenchimento de vagas dentro de uma empresa, selecionando os atuais funcionários. Ele é diferente do recrutamento externo, que é quando a empresa busca candidatos fora da corporação, e pode ser uma ótima maneira de preencher cargos rapidamente.
Hoje, o recrutamento interno é utilizado para preencher funções que pedem uma visão ou conhecimento interno da empresa. É também um aspecto importante de qualquer negócio, pois pode economizar tempo, dinheiro e recursos se formos comparar com o recrutamento externo, por exemplo.
Vantagens do recrutamento interno
Existem vantagens e desvantagens do recrutamento interno. E é importante conhecê-las. A seguir, falaremos sobre os principais benefícios que esse tipo de seleção pode levar para as empresas.
Criação de um plano de carreira
O plano de carreira é um benefício que muitos empregados olham antes mesmo de se candidatarem para trabalhar em uma empresa. Nesse sentido, o recrutamento interno está aí para fortalecer esse plano, já que o processo dá oportunidades internas de crescimento.
Essa é uma forma de compensar os colaboradores atuais, que ficarão mais engajados e focados no seu crescimento interno, ao invés de procurar oportunidades em outras companhias.
Retenção de talentos
A retenção de talentos acaba sendo uma consequência muito positiva do recrutamento interno. Como falamos acima, o processo promove planos de carreira para os funcionários atuais, o que ajuda a fortalecer a marca e até mesmo a manter os talentos atuais.
Processos mais rápidos e simplificados
Contratar um novo funcionário pode ser demorado. O recrutamento externo requer horas de publicação de vagas e triagem de currículos até encontrar candidatos promissores. Já o recrutamento interno é mais fácil e rápido pois os candidatos já estão na organização.
O tempo para contatar e avaliar os candidatos internos para o cargo é mais rápido porque, além do feedback e processos de testes e entrevistas, se necessário, a empresa já está familiarizada com a adequação cultural do funcionário e também com o seu desempenho.
Competição saudável
A competição saudável pode ser benéfica para a motivação dos funcionários, e o recrutamento interno leva muito disso para dentro da empresa. Funcionários que já sabem que a corporação prefere contratar líderes internos, por exemplo, tendem a se interessar por novos cargos e trabalham para se destacarem quando uma oportunidade abrir.
Equipe motivada
O recrutamento interno é crucial para a motivação e engajamento dos colaboradores. Afinal de contas, os seus funcionários querem oportunidades de crescimento e aprendizado e contratar a partir do seu time atual é uma maneira de fornecer essas oportunidades.
Economia
Outro benefício do recrutamento interno é que, além de evitar custos e riscos de um processo ruim de contratação, você economiza em outros custos durante os processos de integração.
O recrutamento interno é uma ótima opção para empresas que precisam reduzir custos, já que dar uma oportunidade a um colaborador da empresa é mais barato do que contratar uma pessoa de fora.
Segundo o Instituto Saratoga, o custo médio de contratar um profissional de fora da empresa é 70% maior do que contratar um colaborador de dentro.
Pelo recrutamento externo, o gasto é de cerca de 15 dólares, em comparação com o recrutamento interno, equivalente a apenas 8,67 dólares.
E essa diferença não tem impacto somente na hora da contratação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Matthew Bidwell, da Wharton School, profissionais contratados por meio de recrutamento externo são pagos, inicialmente, entre 18% e 20% a mais do que colaboradores promovidos dentro da própria organização.
Além disso, é preciso considerar que, ao promover um talento, a empresa descarta custos com seleção de profissionais, entrevistas de emprego e treinamentos.
Fit cultural do colaborador
Ao promover funcionários internamente em vez de contratar candidatos para preencher uma vaga, as organizações podem promover uma cultura de progressão.
Além disso, se alguém já trabalha para a empresa, provavelmente já se sabe se ele tem um fit cultural ou não. Ou seja, a empresa pode escolher aquele que melhor está alinhado com valores e cultura do seu negócio.
Valorização dos colaboradores
Quando a empresa enxerga o potencial de seu capital humano, os talentos internos sentem-se mais valorizados.
Recrutar colaboradores que já fazem parte do quadro de profissionais serve como fonte de motivação para eles.
Desse modo, os colaboradores têm em mente que o trabalho eficiente torna-se uma escada até posições mais relevantes na empresa.
Por isso, quanto mais você investir na capacitação dos profissionais, oferecendo a eles oportunidades de crescimento, mais reconhecidos e incentivados eles vão se sentir. Para a empresa, o principal benefício é o ganho de produtividade.
Atração de talentos
Além de reter talentos, o recrutamento interno também leva a vantagem de atraí-los. Uma das principais dificuldades entre as empresas hoje em dia é encontrar profissionais qualificados, que atuem de forma ativa e comprometida com o negócio.
A boa notícia é que apostar no recrutamento interno é uma maneira eficaz de driblar esse desafio. Afinal, bons profissionais sentem-se atraídos por empresas que oferecem valorização e oportunidades de crescimento, porque sabem que o seu esforço será reconhecido.
Assim, ficam mais confortáveis e seguros para investir todo o seu potencial na construção de uma carreira dentro da própria empresa.
Redução da rotatividade
Ao valorizar o colaborador, o recrutamento interno reduz as taxas de rotatividade da empresa.
Oferecer aos profissionais chances reais de avançarem em suas carreiras por meio de promoções significa reduzir o índice de frustração entre eles. Consequentemente, ficam na corporação por períodos mais longos.
Ao mesmo tempo em que o profissional permanece motivado, a empresa recebe diversos benefícios, incluindo o aumento da produtividade, a retenção do conhecimento e o alinhamento entre os colaboradores e a cultura da empresa.
Além disso, a redução da rotatividade tem impacto positivo no orçamento, devido aos cortes de gastos com processos de seleção e treinamentos de profissionais de fora.
Recrutamento interno ou externo?
O recrutamento interno é um processo muito interessante para a empresa, mas ele não é sempre o melhor caminho.
Por isso, é essencial fazer uma avaliação das demandas e objetivos da empresa antes de escolher o método utilizado.
Veja abaixo algumas considerações sobre os tipos de recrutamento:
Recrutamento interno
De uma maneira geral, o recrutamento interno é adequado quando já existe um talento na empresa que seja adequado para a vaga em aberto. Com isso, é possível adquirir todas as vantagens desse tipo de contratação, garantindo a atuação de um profissional que conheça o ecossistema da corporação de antemão.
No entanto, para que o recrutamento interno seja eficiente, o ideal é que a empresa tenha, de fato, o compromisso de ajudar na construção de profissionais qualificados.
Recrutamento externo
Como você viu, o recrutamento externo é pertinente quando o talento não se encontra na empresa. É preciso, então, contratar profissionais que já tenham as habilidades necessárias para o cargo.
Uma das principais vantagens do recrutamento externo é inserir na empresa novas qualificações e métodos de trabalho.
Isso pode ser vantajoso especialmente quando você está buscando modificar a cultura ou os processos do negócio para atingir os objetivos definidos. Afinal, profissionais com experiência em outros espaços geralmente têm visões e conhecimentos diversos, podendo contribuir de maneira efetiva na empresa.
Saiba como escolher entre os dois
Como dito, geralmente, o mais adequado é investir no recrutamento interno quando a organização já possui um plano de carreira para os colaboradores.
Mas e quando a empresa não possui o talento do qual precisa? Nesse caso, é hora de buscar profissionais no mercado.
Além disso, o tempo disponível para preencher a vaga também é essencial para descobrir o melhor tipo de contratação.
Embora o recrutamento externo seja um processo mais lento, ele será mais rápido quando não houver um profissional adequado ao cargo na empresa, pois, nesse caso, ele precisará passar por uma capacitação. Por isso, sempre considere o tipo da vaga e a situação interna da empresa antes de escolher entre a seleção interna ou externa.
Tipos de recrutamento interno
Para você se ambientar melhor, os tipos de seleção e recrutamento interno são:
- Recrutamento informal;
- Promoções;
- Abertura de vaga;
- Transferências.
Entenda melhor cada um deles a seguir:
Recrutamento informal
Recrutamento informal é quando a empresa acaba não abrindo um processo de seleção formalmente, como o próprio nome sugere. Ou seja, a decisão pode acontecer em uma reunião, indicação ou bate papos.
Promoções
Esse tipo é quando um funcionário é promovido a um cargo superior, crescendo na hierarquia. Ou seja, ao invés de contratar um líder técnico fora, ele promove um analista sênior para exercer essa função, por exemplo.
Abertura de vaga
É quando a empresa abre uma vaga e comunica os setores, permitindo que qualquer funcionário concorra a posição.
Transferências
Esse tipo de recrutamento interno é quando o funcionário muda de departamento e começa a trabalhar em outra função, que pode ser de nível equivalente ao seu atual.;
Existem desvantagens em fazer o recrutamento interno?
Sim, embora a escolha de recrutar internamente possa ser vantajosa para uma empresa, existem algumas desvantagens. Veja algumas das mais comuns:
Impacto negativo em outros funcionários
O recrutamento interno pode ter um efeito negativo em outros funcionários, principalmente naqueles que se candidataram à função e não foram escolhidos. Além disso, se um funcionário for promovido acima de seus pares, pode causar ressentimento ou falta de respeito em relação a eles.
Conjunto de talentos reduzido
Como falamos, em alguns casos, um funcionário atual ser escolhido em um recrutamento pode ser melhor, no entanto, alguém externo pode levar habilidades inovadoras e ideias que beneficiem a empresa com um todo. Por isso, depender exclusivamente do recrutamento interno pode levar à estagnação da cultura da empresa.
Lacunas
Embora seja ótimo preencher uma vaga com algum funcionário interno, isso pode resultar em outras lacunas, e a empresa terá que recorrer à contratação externa para assumir o papel de funcionário anterior.
Passo a passo para recrutar candidatos internamente
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e quando ele é a melhor opção para a empresa, veja como fazer esse processo.
Anuncie a oportunidade
Se o recrutamento não for informal, é indicado anunciar a oportunidade no canal interno de comunicação da empresa. Nesse anúncio, o perfil e habilidades buscadas precisam estar descritas da forma mais clara possível, assim como a descrição do cargo.
Faça uma triagem dos candidatos
O processo de triagem consiste na avaliação de alguns pontos, como a avaliação das habilidades técnicas e comportamentais para que o melhor candidato seja escolhido. Nesse processo também precisa ser feito a organização dos arquivos, descarte de candidaturas e até mesmo relatórios que possam vir a ajudar os recrutamentos internos futuros.
Convoque os candidatos
Após a divulgação da vaga, convoque os candidatos que mais se encaixam no perfil desejado e, se necessário, esclareça todas as dúvidas referentes a vaga, como carga horária, job description, salário etc.
Crie um calendário de entrevistas
Quando a triagem estiver concluída, é preciso agendar entrevistas para os candidatos pré-selecionados. Nessa etapa, além do RH, gerentes, líderes e coordenadores podem estar envolvidos na escolha daqueles que serão entrevistados e até mesmo participarem da entrevista.
Defina as características procuradas
Em qualquer processo de recrutamento e seleção a definição das características procuradas é uma etapa essencial. Para ajudar, o departamento de RH pode consultar gestores e líderes e definir, em conjunto, quais são esses pontos fundamentais para o candidato preencher a vaga.
Aplique testes práticos (se necessário)
Você pode aplicar testes práticos e técnicos que irão avaliar se o candidato realmente tem o que é necessário para a vaga. Outra alternativa é também o teste psicológico, que pode auxiliar na escolha daqueles que têm a melhor personalidade e soft skills exigidas.
Escolha o candidato ideal
Com todas as informações colhidas, testes e entrevistas realizadas, é preciso escolher o candidato ideal. Se a escolha for muito desafiadora é indicado optar por aquele que possui maior tempo de casa, está mais alinhado com a cultura da empresa e também com os processos internos.
Dê feedbacks honestos
Por fim, o retorno após um processo seletivo é importante em um recrutamento seja interno ou externo. Então dê feedbacks para aqueles que não foram aprovados e seja o mais sincero possível.
Quanto mais detalhado for o feedback, mais o candidato saberá quais pontos precisa desenvolver para preencher uma vaga futura.
Recrutamento com campanhas de atração
Uma medida interessante para levar em consideração é criar uma campanha de interesse pela sua empresa.
Esse tipo de ação tem o objetivo de apresentar a sua organização e o seu ambiente de trabalho a profissionais que se encaixam no perfil desejado de competências e habilidades.
No entanto, isso deve ser feito de maneira clara e objetiva.
O mais importante é encontrar uma maneira de engajar os profissionais em uma ação específica.
Desse modo, é possível alcançar talentos que estão em busca de emprego e até mesmo aqueles que não estão procurando por uma vaga, mas enxergam uma oportunidade na sua empresa.
Em um artigo para a Harvard Business Review, Bastian Bergmann, CEO do laboratório de inovação WATTx, cita algumas maneiras de fazer uma campanha atrativa.
Entre as recomendações, duas merecem destaque:
Encontre os melhores canais
Segundo Bergmann, nem todos os canais são capazes de alcançar a sua audiência específica.
Por isso, é preciso encontrar os canais em que realmente há chances de você chegar até o seu alvo, e não utilizá-los só porque outras empresas o fazem.
Domine o storytelling
O autor lembra que dominar a arte de contar uma história é essencial, já que a empresa está tentando vender uma ideia a estranhos com o intuito de que eles troquem seus empregos pelo desconhecido.
Por isso, é importante fazer com que esses profissionais percebam que você próprio está cativado pela oportunidade que apresenta.
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