Como liderar uma equipe na era digital: passo a passo

0
Share

Aprender como liderar uma equipe na era digital é um passo essencial para avançar na carreira, isso porque a nova liderança é muito mais ágil, flexível e inovadora do que nos tempos analógicos.

Afinal, sua missão é inspirar pessoas em um cenário de mudanças rápidas, tecnologias avançadas e incertezas constantes.

De acordo com uma pesquisa de 2018, conduzida pelo MIT Sloan Management Review, 68% dos executivos globais entrevistados afirmam que sua empresa precisa de novos líderes para vencer na era digital.

Então, se você quer ser um desses líderes inovadores, este texto é um ótimo começo.

Siga a leitura e anote nossas dicas. 

Obstáculos ao liderar uma equipe na era digital

Ao pensar em como liderar uma equipe na era digital, você vai se deparar com várias barreiras no caminho.

Isso porque o mundo digital é repleto de mudanças em alta velocidade, que refletem diretamente na cultura e rotina das empresas.

Veja quais são os principais desafios à frente.

Transformação cultural

O líder da era digital deve estar preparado para enfrentar as profundas transformações culturais que afetam as empresas.

Com o avanço da tecnologia, a forma de se comunicar e consumir informação mudou completamente, modificando também o comportamento humano no ambiente de trabalho.

Não à toa, as empresas com cultura digital saem na frente, e seus líderes são capazes de se adaptar ao ritmo acelerado, comunicação aberta e equipes colaborativas.

Novas gerações

A chegada das novas gerações às empresas também representa um desafio e tanto para os líderes.

Na verdade, muitos Millennials (nascidos a partir de 1980) já estão em posições de liderança, e os recém-chegados são os nativos digitais da Geração Z (nascidos a partir de 1995).

Essa nova geração representa hoje 20% da população brasileira, conforme pesquisa da consultoria Mckinsey & Company, de 2018.

E para quem quer liderar essa turma, vale prestar atenção às suas quatro principais características, que foram identificadas no estudo:

  • Valorização da expressão individual e rejeição a rótulos
  • Capacidade de mobilização em diferentes causas sociais
  • Tendência a buscar o diálogo para resolver conflitos
  • Tomada de decisão de forma analítica e pragmática.

Gestão online

A tendência é que a gestão migre para o ambiente online, desde o gerenciamento de projetos até o trabalho em equipe.

Por isso, o novo líder deve estar familiarizado com as ferramentas e sistemas digitais, além de ser capaz de integrar os colaboradores nessas plataformas.

Oportunidades tecnológicas para a liderança da equipe

Se você quer entender como liderar uma equipe no mundo digital, também precisa estar atento às oportunidades que a tecnologia traz. 

Confira algumas das mais promissoras. 

Abertura à inovação

Se antes os líderes eram encarregados de manter regras e processos, hoje há muito mais espaço para a inovação e experimentação nas empresas.

Como líder, você pode criar condições para que os colaboradores compartilhem ideias e conduzam seus próprios projetos, por exemplo.

É uma ótima chance de incentivar o espírito empreendedor nas equipes e usar a tecnologia para inovar no mercado. 

Cultura colaborativa 

A tecnologia também é uma poderosa ferramenta de colaboração nas empresas, que pode ser utilizada pelos líderes para inspirar e integrar pessoas.

Uma rede social corporativa e uma plataforma online de gestão de projetos são exemplos de ferramentas que sustentam a cultura colaborativa.

Como um líder digital, você deverá aproveitar esses recursos ao máximo para estimular o trabalho em equipe e extrair o melhor de cada profissional.  

Liderança inteligente

Tecnologias como a inteligência artificial, Big Data e machine learning são o presente e futuro dos negócios — e podem contribuir para uma liderança mais estratégica.

Cabe a você utilizar o poder dos dados para gerir melhor seus talentos e tomar decisões certeiras. 

As possibilidades vão desde o uso do people analytics para planejar carreiras até a definição de estratégias de negócios com base em dados. 

Como liderar uma equipe na era digital: 6 passos

Agora, sim, você está pronto para aprender como liderar uma equipe na era digital.

Siga estes passos e inspire seu time

1. Ofereça visão e propósito

Segundo a pesquisa da MIT SMR, a competência mais desejada nos líderes digitais é a capacidade de oferecer visão e propósito às equipes.

Isso porque as culturas digitais são muito mais dinâmicas e exigem que o líder engaje seus colaboradores para tomarem decisões por conta própria.

Para isso, você terá que incutir um propósito inspirador na mente de cada um e mostrar um horizonte estratégico que estimule a equipe a dar o seu melhor. 

2. Abrace a transparência

Se você quer ser um líder digital, terá que adotar a transparência como princípio.

Afinal, o novo ambiente de trabalho é hiperconectado, e as pessoas sabem exatamente qual o impacto de suas funções e quais objetivos estão perseguindo. 

Na sua posição, você deverá facilitar o acesso às informações e propiciar o livre fluxo de ideias entre as áreas e pessoas. 

3. Flexibilize a hierarquia

Esqueça a hierarquia rígida e adote um estilo mais horizontal na sua gestão.

Assim, você incentiva a autonomia dos colaboradores e consegue despertar o potencial de cada um, além de ter mais confiança para delegar funções. 

4. Empodere e inspire pessoas

Empoderar e inspirar pessoas são as principais missões do líder digital, que deve se adaptar a um cenário de constantes mudanças e desafios.

O mundo digital traz muitos riscos e incertezas, e você terá que encorajar seu time a experimentar e evoluir, encarando os erros como um aprendizado necessário.

Sem essa inspiração, dificilmente sua equipe conseguirá inovar para criar vantagem competitiva. 

5. Elimine as barreiras

Também é papel do líder eliminar as barreiras entre pessoas, equipes e áreas. 

Novamente, é a cultura colaborativa que traz os melhores resultados nas empresas digitais, pois elimina os famosos “silos” organizacionais e une todas as áreas em prol dos objetivos do negócio.

Como líder, você estará à frente dessa transformação e terá que garantir a colaboração entre todos. 

6. Domine o digital

Por fim, é claro que o líder digital é um heavy user de internet e está sempre atualizado sobre as últimas tecnologias.

Você não precisa ser um especialista, mas terá que conhecer o suficiente das plataformas e soluções digitais para capacitar seu time e criar uma cultura data-driven (orientada por dados). 

Então, a dica é estar sempre ligado nas tendências tecnológicas da sua área, focando nas ferramentas que ajudam você a liderar e gerenciar melhor. 

Assim, você estará pronto para guiar profissionais ao sucesso no mundo digital — e será promovido muito mais rápido do que imagina.

Ficou inspirado para liderar equipes na era digital?

Deixe um comentário e compartilhe este post nas suas redes sociais.

Related Posts