Saiba como contratar desenvolvedores experientes em 2021

desenvolvedor

Confira algumas dicas de recrutamento da Revelo para contratar desenvolvedores experientes e formar a equipe de Ti ideal para conquistar todas as metas de 2021.

Se você está buscando formas mais eficientes de contratar desenvolvedores experientes, não está sozinho. Afinal, o mercado de trabalho de TI cresce a cada dia no Brasil e a perspectiva é que continue com alta demanda de profissionais nos próximos anos.

De fato, tornou-se cada vez mais desafiador contratar desenvolvedores experientes. Por isso, em 2021 as empresas precisam utilizar estratégias de RH avançadas, aliadas as plataformas de recrutamento online para contratar desenvolvedores experientes.

Para te ajudar a contratar desenvolvedores experientes, selecionamos os principais fatores que devem ser considerados. Confira o conteúdo que preparamos!

  1. Entenda as qualificações dos desenvolvedores;
  2. Saiba qual nível de desenvolvedor contratar;
  3. Soft skills são essenciais ao contratar desenvolvedores;
  4. Saiba como contratar o desenvolvedor ideal na Revelo.

Entenda as qualificações dos desenvolvedores

Em primeiro lugar, é preciso entender qual é o conjunto de tecnologias utilizadas na empresa e quais são as necessidades dos projetos atuais. Afinal, os desenvolvedores podem dominar linguagens e tecnologias em níveis de experiência diferentes.

Em seguida, avalie qual desenvolvedor está precisando, Front-End, Back-End e Full-Stack e qual nível de experiência é necessário para a vaga.

Desenvolvedor Back-End:

É o profissional focado no funcionamento interno do software, com a missão de garantir que os dados da interface gráfica estejam sempre disponíveis. Para isso, o desenvolvedor back-end atua nas operações do servidor, como as atualizações, segurança, gerenciamento, etc.

Conhecimentos técnicos:

  • Linguagens de Desenvolvimento: PHP, Ruby, Python, JavaScript, C, C#, C++ e Java.
  • Banco de dados (MySQL, MongoDB, Oracle, SQLServer) e cache;
  • Servidores (Apache, Nginx, IIS, Microsoft IIS);
  • API´s (REST e SOAP).
  • Frameworks como Django para Python e Larval para PHP.

Desenvolvedor Front-End:

O desenvolvedor Front-End é o profissional responsável pela parte do site ou aplicativo visível aos usuários, sua missão é entender o objetivo do projeto e criar ideias e soluções para esta interface. 

Conhecimentos técnicos:

  • HTML: para criar a estrutura e conteúdo;
  • CSS: para fornecer páginas em cores, fontes e imagens de plano de fundo;
  • JavaScript: para trazer dinamismo e melhor interação às páginas;
  • Frameworks e bibliotecas: AngularJS, EmberJS, Foundation, Bootstrap, JQuery, React, Vue.js, Backbone.

Desenvolvedor Full-Stack:

As habilidades e a experiência profissional do Desenvolvedor Full-Stack são importantes em todas as etapas do projeto. Desde o planejamento, gerenciamento de bancos de dados, controle do servidor, até a criação de interfaces de usuário.

Em geral, possui conhecimento de linguagens back-end como, C#, Java, Python e estruturas JavaScript, Angular, React, Node.js. Além de conhecimento de linguagens de front-end e bibliotecas, por exemplo, HTML, CSS, JavaScript, XML e jQuery.

Saiba qual nível de desenvolvedor contratar

No recrutamento para uma vaga de desenvolvedor também é fundamental entender as diferenças entre os níveis júnior, pleno e sênior antes de contratar.

Desenvolvedor Júnior: perfil entusiasta

Em geral, o desenvolvedor júnior está começando a carreira e possui ainda pouca experiência. Além disso, é um profissional em constante aprendizado e que necessita de apoio técnico dos desenvolvedores mais experientes.

Confira algumas características:

  • Domínio dos recursos básicos da linguagem de programação;
  • Capacidade de encontrar soluções para problemas simples;
  • Possui conhecimento básico em alguma estrutura de framework;
  • Auxilia na coleta e documentação dos requisitos do usuário;
  • Contribui com as revisões de projetos e de códigos.

Desenvolvedor Pleno: perfil independente

Em geral, o desenvolvedor pleno possui um perfil independente e participa de quase todos os estágios do projeto, além de trabalhar muito bem em equipe.

Confira algumas características:

  • Possui independência no trabalho;
  • Domina as principais tecnologias da empresa;
  • Trabalha em várias etapas do projeto simultaneamente;
  • Capaz de implementar soluções do início ao fim;
  • Domina metodologias ágeis variadas.

Desenvolvedor Sênior: perfil de liderança

Em geral, o desenvolvedor sênior é um profissional mais experiente e com um alto nível de responsabilidade. Este profissional deve ter o domínio do conjunto de tecnologias da empresa e proficiência em buscar soluções para problemas críticos.

Neste nível é esperado do profissional o perfil de liderança, pois ele é responsável em trazer para sua equipe o direcionamento sobre o desenvolvimento do projeto.

Confira algumas características:

  • Alto nível de conhecimento das tecnologias da empresa;
  • Conhecimento em todos os aspectos do projeto;
  • Capacidade de liderança para delegar tarefas e acompanhar as entregas;
  • Ter uma compreensão profunda do negócio;
  • Mentoria da equipe e suporte para desenvolvimento de novos talentos.

Soft skills são essenciais ao contratar desenvolvedores

Apesar do trabalho altamente técnico dos desenvolvedores, é essencial avaliar as soft skills dos candidatos. Afinal, essa profissão requer habilidades interpessoais e emocionais para lidar com os projetos, prazos e pessoas.

Principalmente, o desenvolvedor precisa ter boas habilidades de comunicação e de relacionamentos interpessoais. Além disso, precisa ter boa organização, visão para negócios e facilidade em manter um bom relacionamento com o cliente.

Em 2020, algumas das soft skills mais procuradas pelas empresas, foram influenciadas pelos desafios que surgiram devido à adaptação ao trabalho à distância. Por exemplo, a habilidade de rápida adaptação ao trabalho remoto e de autogerenciamento.

Saiba como contratar desenvolvedor experiente na Revelo

Agora que você já sabe mais sobre como realizar o recrutamento de desenvolvedores experientes e como avaliar as habilidades desses profissionais.

Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar os candidatos para compor a equipe de TI ideal para o sucesso da sua empresa.

No marketplace de talentos Revelo, você encontra desenvolvedores experientes com diversas habilidades e variados níveis de experiência.

Além disso, você pode contratar o Revelo Network, uma consultoria exclusiva realizada por nossos recrutadores e em até 10 dias indicamos os candidatos ideais. Experimente!

Confira os benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top