Saiba como estruturar uma equipe de tecnologia eficiente

0
Share

Saiba quais profissionais contratar para estruturar uma equipe de tecnologia eficiente e confira 5 razões para ter uma equipe de tecnologia interna.

Cada vez mais empresas precisam estruturar sua própria equipe de tecnologia para promover a transformação digital e seu crescimento no mercado.

A primeira etapa é avaliar quais produtos tecnológicos a empresa está desenvolvendo e entender quais profissionais será preciso contratar para atender a todas as demandas.

O segredo é planejar uma estrutura de equipe que permita que a empresa seja ágil e execute as tarefas com rapidez, ao mesmo tempo, garanta que as plataformas digitais e as operações funcionem plenamente.

Confira a seguir algumas recomendações para estruturar uma equipe de tecnologia eficiente e também como atrair os talentos ideais para a empresa.

Saiba quais profissionais priorizar na contratação

Nas empresas de tecnologia, o CTO (Diretor de Tecnologia), costuma ser o responsável por toda área técnica e, geralmente, é um dos sócios da empresa. Portanto, é dele a tarefa de estruturar e equipe de tecnologia e conhecer as tendências de mercado.

Por exemplo, em empresas de tecnologia o modelo de negócio é centrado em um produto digital importante, como um aplicativo, plataforma ou serviço. Neste caso, a estrutura da equipe de tecnologia é construída em torno desse produto digital.

Nesse contexto, contratar em média cinco colaboradores é um bom número de profissionais para começar a estruturar uma equipe de tecnologia e promover uma comunicação eficaz.

Inicialmente, é recomendado contratar desenvolvedores generalistas e também especialistas na tecnologia utilizada nos projetos da empresa.

Por exemplo, para fazer um site é preciso contratar um desenvolvedor full-stack ou front-end. Já para criar aplicativos, é preciso contratar um desenvolvedor de apps com experiência de desenvolvimento nessas plataformas e em entregas na App Store.  

Nesse início de equipe também é importante contratar um desenvolvedor back-end. Neste caso, para selecionar o profissional ideal depende muito da tecnologia utilizada na empresa, por exemplo, as linguagens Java ou Python.

É muito comum também a contratação de desenvolvedores de nível júnior ou também estagiários, para em seguida, realizar treinamentos nas tecnologias da empresa.

Além disso, mesmo com a supervisão do CTO nos projetos de tecnologia, com o crescimento da equipe é recomendado contratar um coordenador ou líder de tecnologia para fazer a gestão de pessoas e projetos.

O gestor ideal precisa ter um perfil generalista, mas com especialização em alguma área, por exemplo, back-end. No entanto, ele também precisará entender de forma geral sobre devops, front-end, além de liderança de pessoas e projetos.

A contratação de um designer também é recomendada para deixar o visual do produto mais bonito e usável. Porém, caso não seja possível logo no início, o desenvolvedor front-end poderá cuidar do visual da interface da primeira versão ou de protótipos. 

Avalie qual perfil de desenvolvedor é ideal

Sem dúvida, nesse início de equipe é recomendado contratar um desenvolvedor com perfil generalista. Sua principal habilidade será resolver problemas, independente da tecnologia ou linguagem utilizada. 

Acima de tudo, esse desenvolvedor precisa ter desenvoltura, pois em uma equipe de tecnologia que está começando a vontade de aprender sobre a empresa é fundamental.

Além disso, precisa ter vontade de aprender tudo sobre software, disponibilidade para fazer tarefas variadas, como desenvolvimento, designer, práticas de SRE, devops, além de conversar com clientes e outras equipes. 

Por fim, as habilidades comportamentais relevantes são: vontade de aprender, boa comunicação, flexibilidade, agilidade, e facilidade para trabalhar em equipe. 

Procure equilibrar o nível dos profissionais

O nível dos profissionais em uma equipe de tecnologia que está começando precisa ser equilibrado. Inicialmente, é recomendado contratar um profissional muito experiente, preferencialmente um desenvolvedor full-stack.

Se possível, é recomendado contratar dois desenvolvedores de nível intermediário, com 3 a 5 anos de experiência, além de dois desenvolvedores iniciantes ou estagiários.

Avalie quando contratar especialistas 

Para entender a necessidade de contratar um profissional especialista, é preciso avaliar se o negócio está demandando muito de uma determinada tecnologia. Afinal, o especialista entende profundamente de todos os conceitos daquela área.

Se a empresa tiver foco em aplicativos, é preciso contratar um especialista em Apps, mesmo ainda em uma equipe pequena.

Já em empresas de softwares com soluções que usam a inteligência artificial ou análise de dados, é preciso contratar um analista de BI. 

Caso a empresa tenha muitos requisitos de segurança, volume de dados e infraestrutura, é preciso contratar um especialista em SRE.

Outro especialista muito requisitado é o de Banco de Dados, principalmente em empresas que possuem altos volumes de dados como no mercado financeiro.

Invista no treinamento da equipe

Após estruturar a equipe de tecnologia, treinar os novos profissionais é fundamental e essa é umas das tarefas do gestor de tecnologia.

Além disso, cursos e treinamentos aceleram muito o processo de onboarding dos novos colaboradores para a padronização em relação às demandas da empresa.

Planeje como atrair novos talentos

Para atrair talentos para uma equipe nova é preciso demonstrar que a empresa está buscando um desenvolvedor com perfil aventureiro para construir algo novo.

Esse é um fator importante na seleção e também na descrição da vaga. Além disso, o candidato ideal precisa ter um perfil empreendedor, pois terá espaço para criar e ver o impacto do seu trabalho na vida das pessoas.

Outro atrativo é a proximidade com os líderes, como CTO da empresa ou o gestor de tecnologia. Pois, será possível para os colaboradores aprender mais sobre as tecnologias utilizadas na empresa e também sobre o negócio.

Além disso, a possibilidade de trabalhar com novas tecnologias também pode ser um atrativo para alguns desenvolvedores. Por exemplo, tecnologias ascendentes ainda pouco convencionais podem despertar o interesse de novos talentos.

Outro atrativo são os ganhos relativos à participação nos lucros ou a possibilidade de tornar-se sócio da empresa ou startup.

Leia também:
Contratar Desenvolvedor: Guia Completo para empresas

5 Razões para estruturar uma equipe de tecnologia interna

  1. É sempre mais produtivo ter uma equipe de tecnologia interna para as soluções da empresa. Afinal, ao contratar uma consultoria, não existe muito senso de compromisso e urgência com as demandas e projetos..

  2. Ao estruturar uma equipe interna, a empresa ganha muita agilidade, pois os colaboradores estão presentes na rotina da empresa e entendem as necessidades dos projetos.

  3. Quando o contrato com uma consultoria finaliza, a empresa poderá ficar por algum período sem uma equipe para atender as demandas da área de tecnologia, o que poderá atrasar projetos em andamento.

  4. No momento de trocar de consultoria, o processo de onboarding é muito demorado, pois a equipe toda será trocada simultaneamente.

  5. Ao contratar uma consultoria, por mais que as empresas tenham uma cultura parecida, não é comum escolher os profissionais que irão trabalhar nos projetos da empresa.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

recrutamento de profissionais de tecnologia

Na Revelo você contrata profissionais qualificados de acordo com as habilidades desejadas.

Além disso, com o Revelo Remoto, o processo seletivo de profissionais de tecnologia pode ser feito 100% online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. 

Confira os benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa

Related Posts